Dados Pedagógicos

Justificativa
O curso internacional de Determinantes Ecológicos da Dinâmica das Doenças Transmitidas por Vetores – DETVETORES apresenta relevância técnico-científica para a área de saúde pública e afins, visto que aborda de forma teórica e prática diferentes temáticas, incluindo a ecoepidemiologia, ecologia da paisagem, biologia de vetores e relação com patógenos, entomovirologia, métodos de amostragem em campo e de análises de dados, desenho experimental, métodos e armadilhas para a coleta de artrópodes vetores, taxonomia de vetores, ferramentas de análises de dados e espaciais aplicados à saúde pública, dentre outras.

Objetivo Geral
Compartilhar conhecimentos entre instituições, programas de pós-graduação, professores e alunos sobre os determinantes ecológicos das doenças transmitidas por vetores com relevância para a saúde pública, visando fortalecer a capacitação, a colaboração científica e a internacionalização.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
• Apresentar e discutir com estudantes de pós-graduação os principais determinantes ecológicos das doenças transmitidas por vetores e métodos para seu estudo;
• Ministrar aulas teóricas sobre biologia de vetores, ecologia de doenças infecciosas, ecologia da paisagem, interações ecológicas, métodos de amostragem em campo e de análises de dados, desenho experimental e outros temas relacionados às doenças de transmissão vetorial;
• Ministrar aulas práticas sobre métodos de coleta de vetores em campo e métodos de processamento em laboratório dos espécimes coletados, incluindo o delineamento e execução de pequenos projetos de pesquisa em campo;
• Aplicar os conhecimentos teóricos e práticos na elaboração e desenvolvimento de projetos científicos integradores;
• Oportunizar aos alunos de pós-graduação vivenciar um curso de imersão, durante seis dias integrais, que combina diferentes áreas do conhecimento aplicado à bioecologia da transmissão de doenças por vetores;
• Fortalecer a internacionalização nos cursos de pós-graduação;
• Avaliar o processo de aprendizagem dos alunos de pós-graduação através de apresentação de seminários e de elaboração de resumo científico.

Metodologia
O curso é no formato presencial, integral, durante um período de uma semana, com atividades teóricas, práticas de laboratório, práticas de campo, formação de grupos de trabalho, elaboração de projetos e delineamento de estudos, execução e apresentação dos resultados dos projetos, discussões científicas e avaliação da aprendizagem por meio de seminários, discussões em sala e no campo, além de resumos científicos.

Avaliação
Os alunos desenvolvem projetos de campo e são avaliados por meio de seminários e relatórios técnico-científicos.

Pré-requisitos
Mestrado em andamento ou concluído
Doutorado em andamento ou concluído
Conhecimento da língua inglesa.

Estrutura
O curso é dividido em módulos:

DETERMINANTES BIOECOLÓGICOS E SOCIAIS – sessões onde serão abordados e discutidos os principais determinantes teóricos que modulam as doenças transmitidas por vetores, com ênfase nas principais doenças endêmicas do país, incluindo arboviroses, malária, leishmaniose, doença de chagas, dentre outras.

DELINEAMENTO DE ESTUDO, ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE DE DADOS – serão apresentados métodos básicos para delineamento de estudos de campo e análise exploratória de dados. Ademais, serão apresentados métodos e conceitos teóricos básicos para visualização de dados espaciais para estudar a distribuição das doenças e dos seus vetores no espaço.
USO DE COLETORES E PRESERVAÇÃO – os discentes serão apresentados às diversas técnicas de coleta dos artrópodes vetores e suas formas de preservação, para as diferentes finalidades.

PRÁTICA DE CAMPO EM ÁREA ENDÊMICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – os discentes serão divididos em grupos, a fim de aplicarem os instrumentos de coleta de dados, sejam questionários, levantamentos de características da paisagem ou captura de artrópodes vetores, com base nos conhecimentos compartilhados durante as aulas teóricas.

PRÁTICA LABORATORIAL PARA IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE VETORES – o material biológico coletado pelos grupos de trabalho será analisado em laboratório de campo, utilizando-se estereomicroscópios, microscópios e chaves taxonômicas para a determinação das espécies dos artrópodes vetores.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – os grupos de trabalho deverão elaborar um resumo nos moldes científicos, apresentando e discutindo os resultados obtidos pelo grupo. Ademais, cada grupo deverá apresentar um seminário para a turma e professores.