Apresentação

O curso consiste numa série de aulas teóricas expositivas e práticas de campo em área endêmica de doenças associadas a diferentes artrópodes vetores. O curso é ministrado em inglês e visa a ampliação, aprofundamento e prática dos conhecimentos sobre os principais determinantes da variação espacial e temporal de doenças veiculadas por vetores, sejam eles biológicos, ecológicos, sociais ou ambientais. O curso conta com professores de instituições nacionais e internacionais, proporcionando sua internacionalização e colaboração entre todos os participantes. O curso é dividido em módulos:

DETERMINANTES BIOECOLÓGICOS E SOCIAIS – sessões onde serão abordados e discutidos os principais determinantes teóricos que modulam as doenças transmitidas por vetores, com ênfase nas principais doenças endêmicas do país, incluindo arboviroses, malária, leishmaniose, doença de chagas, dentre outras.

DELINEAMENTO DE ESTUDO, ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE DE DADOS – serão apresentados métodos básicos para delineamento de estudos de campo e análise exploratória de dados. Ademais, serão apresentados métodos e conceitos teóricos básicos para visualização de dados espaciais para estudar a distribuição das doenças e dos seus vetores no espaço.
USO DE COLETORES E PRESERVAÇÃO – os discentes serão apresentados às diversas técnicas de coleta dos artrópodes vetores e suas formas de preservação, para as diferentes finalidades.

PRÁTICA DE CAMPO EM ÁREA ENDÊMICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – os discentes serão divididos em grupos, a fim de aplicarem os instrumentos de coleta de dados, sejam questionários, levantamentos de características da paisagem ou captura de artrópodes vetores, com base nos conhecimentos compartilhados durante as aulas teóricas.

PRÁTICA LABORATORIAL PARA IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE VETORES – o material biológico coletado pelos grupos de trabalho será analisado em laboratório de campo, utilizando-se estereomicroscópios, microscópios e chaves taxonômicas para a determinação das espécies dos artrópodes vetores.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – os grupos de trabalho deverão elaborar um resumo nos moldes científicos, apresentando e discutindo os resultados obtidos pelo grupo. Ademais, cada grupo deverá apresentar um seminário para a turma e professores.