Patrimônio Cultural Imaterial:

As aulas serão expositivas, com a ajuda de material audiovisual e power point, no sentido de iniciar uma reflexão sobre os temas propostos e conduzir para um debate sobre os casos apresentados.
Serão solicitadas leituras de textos norteadores para que possamos debater sobre os acasos apresentados, bem como ser uma referência bibliográfica para futuras pesquisas e aprofundamento neste campo temático.
Pequenos documentários sobre o patrimônio imaterial serão exibidos e farão parte da estratégia expositiva do curso. Os documentários etnográficos são parte constituinte do pedido de registro do patrimônio imaterial.
Busca-se uma reflexão sobre os processos de patrimonialização em curso e as ações de salvaguarda postas em prática. Este parece ser o caso do projeto da Casa de Memória da Rede Fitovida e de seu papel central na própria constituição de acervo para a Associação de Amigos da Rede Fitovida e lugar depositário de todo o processo de autoinventariamento. Nesse sentido, serão apresentados vídeos sobre os Encontros e Partilhas, momentos onde são debatidos os temas e apresentados os resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais dos Saberes e Práticas Tradicionais de Saúde da Rede Fitovida.