Ementa do Curso

Justificativa
O curso se propõe a refletir como ensinar e aprender com metodologias ativas, problemas e projetos, em um contexto de educação híbrida, com apoio de tecnologias digitais, combinando e integrando atividades presenciais e online.
O Curso Tecnologias e Metodologias para Docência em Saúde espera, deste modo, contribuir para os profissionais da Fiocruz que exercem docência ou gestão do Ensino, promovam projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias digitais. Ao atualizar sua forma de ensinar, com foco mais no envolvimento dos alunos, metodologias ativas, desenvolvimento de projetos individuais e grupais, com as tecnologias digitais mais adequadas para cada situação, o esperado é que cada participante aperfeiçoe seu projeto educacional e consiga, ao final, sentir-se mais confiante, realizar-se mais profissionalmente e que os alunos aprendam de forma mais eficiente.

Objetivo Geral
Oferecer um espaço de reflexão e de instrumentalização no uso das tecnologias digitais no contexto da educação no séc. XXI – a serviço da aprendizagem ativa.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Proporcionar ao aluno situações para que ele possa:
Compreender a importância da ação educativa na formação do sujeito e a Educação como processo emancipatório.
Identificar a importância das metodologias para uma aprendizagem ativa e do potencial das tecnologias digitais para a educação.
Auto analisar a própria prática docente e as possibilidades da adoção de uma metodologia para a aprendizagem ativa.
Contribuir para o desenvolvimento de competências específicas no uso das tecnologias digitais na prática docente.
Identificar o próprio papel e as formas de usar tecnologias digitais na área de atuação de forma a aumentar a confiança e facilitar o seu uso na prática docente.
Compreender a importância da relação entre tecnologias, proposta pedagógica e conteúdos.
Instrumentalizar para o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas na prática docente.
Identificar os limites e possibilidades das tecnologias educacionais digitais.

Metodologia
O curso será realizado num formato híbrido (b-Learning), onde engloba-se atividades na modalidade online e alguns encontros presenciais no Campus Fiocruz Manguinhos.

Terá um total de carga horária de 40h distribuídas em:

2 (dois) encontros presenciais de 8h  realizados "In Company” na Fiocruz; e
24 horas de atividades a distância através do ambiente virtual de aprendizagem do Campus Virtual da Fiocruz.


Pre-requisitos
Graduação concluída

1 - Possuir equipamentos e softwares com acesso à Internet e ter um endereço eletrônico válido e atualizado para contato.
2 - WhatsApp e Facebook