Organização

Este curso está dividido em cinco (5) módulos, sendo que o último módulo possui três (3) subdivisões. Ao final de cada módulo e sub-módulos haverá um exercício de fixação no qual o aluno terá oportunidades ilimitadas para praticar e relembrar o conteúdo estudado e consequentemente se preparar para a Prova Final do curso. O aluno obterá o certificado de conclusão de curso da Fiocruz, caso obtenha uma nota mínima de 5 pontos na Prova Final e ao ter respondido o Formulário de Conclusão de Curso.
 
1) Primeiro Módulo - apresenta a evolução do pensamento, partindo dos fundamentos filosóficos, até culminar na ciência atual. Para tanto, abordaremos o trabalho de alguns dos autores que, em maior ou menor grau, influenciaram esta evolução do pensamento filosófico ocidental, chegando no que conhecemos hoje como prática científica. Os principais autores, bem como sua linha mestra, foram selecionados por terem desenvolvido, ou mesmo compilado, novas formas de abordar problemas que são comuns à humanidade.

2) Segundo Módulo - Este módulo apresenta conceitos teóricos e algumas dicas práticas sobre técnicas de aprendizagem e sobre o método científico. Para tanto, abordaremos questões como a introdução ao aprendizado humano, lógica do método científico e variáveis experimentais. Dentre os principais autores citados, destacam-se: Pedro Demo; Karl R Popper; Gilson Volpato.

3) Terceiro Módulo - Este módulo apresenta conceitos de Paul Otlet (Pai da Ciência da Informação) sobre a Organização da Documentação para o desenvolvimento da Ciência Mundial. Para tanto, abordaremos questões como a evolução dos suportes informacionais para a produção e transmissão da ciência, além de conceitos sobre racionalização, padronização, normalização; cooperação, colaboração; e divisão equânime dos esforços em prol da organização do conhecimento científico a partir das bases teóricas deste autor que produziu diversos ensaios sobre a forma de recolher e organizar o mundo do conhecimento, culminando em dois livros, o Traité de documentation (1934) e Monde: Essai d’universalisme (1935).

4) Quarto Módulo - Este módulo apresenta  aspectos teóricos e práticos sobre a pesquisa em fontes confiáveis de informação com foco no embasamento de produções científicas na área de saúde, além de oferecer uma lista com links de vocabulários controlados e bases de dados técnico-científicas. Para tanto, abordaremos questões sobre a confiabilidade de fontes de informações em saúde, vocabulários controlados e ferramentas para gerenciamento de referências, como por exemplo: Pubmed, Portal Scielo, Portal de Periódicos da Capes, ARCA - Repositório Institucional da Fiocruz; Vocabulários MESH e DECS; Gerenciador de referências gratuito Mendeley.  Dentre as principais ferramentas e autores citados, destacam-se: os Portais online sobre cada uma destas ferramentas e o brilhante estudo de  Maria Inês Tomaél et al. sobre a Avaliação de fontes de informação na Internet.

5) Quinto Módulo - Este módulo que se subdivide em mais três sub-módulos apresentam  aspectos gerais da normalização, a partir de estudo baseado em normas técnicas oficiais (ABNT) para padronização das tipologias documentais: artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa ou relatórios técnicos e/ou científicos. Para tanto, analisaremos de forma comparativa os principais elementos normativos estudados, subdivididos em pré-textuais, textuais, e pós-textuais comuns as diversas tipologias documentais. 

6) Formulário de Conclusão de Curso - E por último e não menos importante, deverá ser preenchido este formulário, que tem o objetivo de verificar a opinião dos alunos quanto aos aspectos metodológicos e funcionais do AVA e perfil de seus egressos, no intuito de possibilitar a melhoria contínua deste curso. Além disso, alguns dados poderão ser utilizados de forma anônima para fins de pesquisa acadêmica.