Inteligência de Futuro: Agenda 2030 e seus Objetiv

A dinâmica de aprendizagem é intensiva em interação coletiva possibilitando a construção de conhecimentos pela troca de saberes entre alunos e professores. A metodologia de Diálogos Prospectivos vem sendo utilizada como metodologia de aprendizagem ativa em atividades formadoras na pós-graduação stricto e lato sensu, na área da saúde. A metodologia utiliza ferramentais que possibilitam ao aluno abordar de forma sistêmica o objeto de aprendizagem, que torna a reflexão estratégica sobre o tema um processo participativo e de construção cooperativa.
A metodologia de Diálogos Prospectivos fundamenta-se na escola de planejamento de longo prazo com base em cenários de futuro, utilizando de forma intensiva, o arcabouço teórico-metodológico de Michel Godet. Para a análise de conjuntura, indispensável para a identificação dos fatos portadores de futuro, utilizam-se conceitos provenientes de Carlos Matus, com ênfase na sua Teoria do Jogo Social. A análise sistêmica, fundamental para o entendimento de sistemas com elevado grau de complexidade, foi utilizada para a definição das inter-relações entre os ODS da Agenda 2030, os determinantes sociais da saúde e políticas públicas visando a constituição de territórios saudáveis e sustentáveis.
Os alunos serão orientados por mentores em todas as etapas de construção do entendimento do sistema e a formulação de hipóteses de trajetória de desenvolvimento.   
Espera-se estimular a que o grupo realize discussões teóricas das perspectivas do ambiente de implantação da Agenda 2030 no Brasil e atividades práticas que proporcionem o pensamento sistêmico sobre as trajetórias prospectivas dos ODS orientado por visão de futuro.