Programação
Local: Sala 06 - Pavilhão Cardoso Fontes
IOC/ Fiocruz/ Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Período: 15 a 16 de abril de 2019
Horário: 09 às 17h
IOC/ Fiocruz/ Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Período: 15 a 16 de abril de 2019
Horário: 09 às 17h
Data | Unidade | Conteúdo |
15/04 | Unidade I: Apresentação |
Objetivos Metodologia Acordos de aprendizagem. Análise do resultado da consulta Controvérsias, aspectos críticos na avaliação de intervenções na saúde da população. |
15/04 | Unidade II: Escopo da Avaliação |
Propósito, objetivo e escopo da Avaliação Diferenças entre avaliação e pesquisa avaliativa. - Referente - Processo decisório: Avaliação ao serviço da tomada de decisão / gestão de programas - Referente: Evidências e associações causais: Avaliação a serviço da produção de evidências de efetividade e impacto. - A avaliação em processos de transformação social |
15/04 | Unidade III: Modelo de Avaliação |
Problema de saúde versus problema de pesquisa. Natureza da intervenção (teórica real, simples e complexa) Forças e restrições da complexidade na avaliação. Componentes da Avaliação: - Avaliação da Qualidade do desenho da intervenção: Teoria da mudança, fundamentação teórica da suficiência. - Valorização da Qualidade do processo de implementação (Contexto, mecanismos, resultados). - Coerência entre problema, intervenção, produtos e resultados. - Avaliação da credibilidade e utilidade das associações (intervenção, resultados e impacto). |
16/04 | Unidade IV: Enfoques Metodológicos |
Critérios para selecionar a abordagem metodológica mais apropriada de acordo com a questão. - Indicadores de acordo com a intencionalidade da avaliação (questão). - Indicadores para julgar desenho, processo e resultados. - Abordagens metodológicas e complexidade. |
16/04 | Unidade V: Uso de Resultados |
Articulação de resultados para tomada de decisão; Evolução, capacitação e capacitação para fortalecer e manter processos de mudança social. |
16/04 | Unidade VI A avaliação é viável? |
Para que serve? - Como e quando é feito? |