Conteúdo Programático
Ementa:
Apresentação geral das diferentes formas de publicação científica. Tipos de artigo científico. Detalhamento da estrutura e conteúdo dos componentes do formato IMRaD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão). Contribuição dos autores. Escolha do periódico.
Conteúdo Programático:
Apresentação geral das diferentes formas de publicação científica. Tipos de artigo científico. Detalhamento da estrutura e conteúdo dos componentes do formato IMRaD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão). Contribuição dos autores. Escolha do periódico.
Conteúdo Programático:
- Formas de divulgação científica da pesquisa e os diferentes tipos de artigo
- Fases do processo de produção de artigos científicos
- Redação científica e o formato IMRaD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão)
- Papéis e responsabilidades dos autores
- Bases para consulta de periódicos
- Critérios para escolha do periódico para submissão do artigoProcesso e critérios de avaliação por pares
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT; 2003.
- Galvão TF, Silva MT, Garcia LP. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(2):427-36. Disponível em: .
- International Committee of Medical Journal Editors. Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals. Updated December 2017. Disponível em: .
- Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2011.
- Serra FAR, Ferreira MASPV, Cunha JAC. Escolha do Periódico para Submissão do seu Artigo. RIAE. 2017;16(1):1-7. Disponível em:
- Sollaci LB, Pereira MG. The introduction, methods, results, and discussion (IMRAD) structure: a fifty-year survey. J Med Libr Assoc. 2004;92(3):364-7. Disponível em: .
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
- Anderson C. Presenting and evaluating qualitative research. Am J Pharm Educ. 2010;74(8):1-7. Disponível em: . .
- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023: Informação e documentação – Referências bibliográficas – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT; 2002.
- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT; 2002.
- Consort – Transparent reporting of trials. Disponível em: .
- EQUATOR - Enhancing the Quality and Transparency of Health Research - network. Disponível em: .
- Guyatt GH, Brian Haynes R. Preparing reports for publication and responding to reviewers’ comments. Journal of Clinical Epidemiology. 2006;59(9):900-6. Disponível em: .
- Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097. Disponível em: .
- O'Brien BC, Harris IB, Beckman TJ, Reed DA, Cook DA. Standards for reporting qualitative research: a synthesis of recommendations. Acad Med. 2014;89(9):1245-51. Disponível em: .
- Pereira MG. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiol Serv Saude. 2017;26(3):661-4. Disponível em: .
- Pereira MG. Estrutura do artigo científico. Epidemiol Serv Saude. 2012;21(2):351-2. Disponível em: .
- Pereira MG. Preparo para a redação do artigo científico. Epidemiol Serv Saude. 2012;21(3):515-6. Disponível em: .
- Petroianu A. Autoria de um Trabalho Científico. Rev Assoc Med Bras. 2002; 48(1):60-5.
- Plataforma SUCUPIRA. Disponível em: .
- Portal de periódicos CAPES. Disponível em: .
- Rodrigues JG. Como referenciar e citar segundo o Estilo Vancouver. Rio de Janeiro: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, 2008. 52 f. Disponível em: .
- Strobe statement – strengthening the reporting of observational studies in epidemiology. Disponível em: : .
- Szklo M. Quality of scientific articles. Rev Saúde Públ. 2006;40(spe):30-5. Disponível em: .