Programação

Carga horária presencial: 16 horas
Local: Salão Internacional - 4º andar da ENSP / FIOCRUZ


Detalhamento da carga horária 

21 de novembro – Prof.ª Dr.ª Stella Regina Taquette (UERJ)

09:00: Abertura
09:30: O método qualitativo e suas técnicas de coleta de dados
10:45: Intervalo
11:00: Análise de dados textuais
12:15: Intervalo
13:15: Exercício de elaboração de roteiro de entrevista
15:00: Intervalo
15:15: Exercício de análise de dados textuais
16:00: Lançamento do livro da Profa. Maria Cecília de Souza Minayo
 
Conteúdos programáticos:
- Reflexão sobre a natureza do conhecimento científico
- Relação entre o método e o objeto de conhecimento
- Confrontos e paralelos com os métodos quantitativos
- Correntes de pensamento que embasam a pesquisa qualitativa
- Técnicas e instrumentos de coleta de dados em pesquisa qualitativa
- Análises de dados qualitativos.
- Confiabilidade e triangulação de métodos.
 
Objetivos das atividades:
- Introdução à metodologia de pesquisa qualitativa e suas técnicas de coleta de dados associada à prática de pesquisa.
- Conhecimento dos principais conceitos sobre o método qualitativo e correntes de pensamento sociológico, próprio das ciências sociais e humanas e aplicável a todos os objetos de pesquisa que envolvem o estudo de significados, percepções, compreensões e aquilo que não é quantificável em números;
- Compreensão sobre a linguagem e técnicas em pesquisa qualitativa para que possa ser capaz de aprofundar, de acordo com seus interesses, o saber sobre a mesma.
 
 
Dia 22 novembro  –  Prof. Dr. Antonio Pedro Costa (Universidade de Aveiro - Portugal)
Importante! É necessário que os participantes tragam seu notebook.
 
09:00: Contextualização sobre a Análise de Dados Qualitativos através de Software. Análise de Dados com o webQDA. Sistema de Fontes: - Fontes Internas; - Fontes Externas; - Notas.
10:45: Intervalo
11:00: Sistema de Codificação: - Códigos Livres; - Códigos Árvore.
12:15: Intervalo
13:15: Sistema de Codificação: - Descritores; - Classificações. Sistema de Questionamento: - Palavras Frequentes; - Pesquisa de Texto.
15:00: Intervalo
15:15: Sistema de Questionamento: - Matrizes; - Pesquisa de Código.
Sistema de Gestão: - Utilizadores; - Diário de Bordo; - Fluxo de Trabalho.
16:30: Encerramento
 
Objetivos da atividade:
- Aprofundar conhecimentos no sentido de auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa;
- Capacitar para a utilização de software de análise qualitativa webQDA;
- Discutir como esta ferramenta (webQDA) pode ser usada em diversas metodologias de investigação e conjuntamente com outras ferramentas;
- Desenvolver um projeto que sirva de modelo e de base de aprendizagem das funções disponíveis no webQDA.
 
Conteúdos programáticos:
- Razões para a utilização de um software de análise qualitativa; expetativas positivas e que não são confirmáveis para o uso do webQDA; organização e potencialidades do webQDA; introdução das ações e comandos do webQDA; sistema de documentos (Fontes); casos e atributos; atividades práticas.
- Procedimentos de codificação; sistema de categorias (Códigos); como relacionar dados e Códigos para construir modelos; atividades práticas; introdução de atividades para a sessão seguinte.
- A importância de questionar para extrair do webQDA as informações de que se necessita (Questionamento). Qual é o significado das análises efetuadas e dos resultados obtidos? Qual a consistência da codificação ao longo da análise dos dados? Atividades práticas.
- Exploração de padrões em matrizes; elementos obtidos do webQDA que apoiam a escrita dos resultados da análise; discussão dos projetos individuais e/ou de grupo; atividades práticas.
Esperamos que os participantes sejam capazes, a curto ou a longo prazo de:
- Compreender as potencialidades dos programas de análise qualitativa;
- Compreender a estrutura funcional do webQDA;
- Introduzir dados e criar categorias no webQDA;
- Categorizar, agrupar, relacionar e questionar dados com o apoio do webQDA;
- Descrever as limitações e potencialidades do webQDA;
- Utilizar estes programas para responder às suas questões de investigação de forma criativa e metodologicamente fundamentada.