Edital

II ENCONTRO DE ALUNOS E EX-ALUNOS DO CURSO DE BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA BIOMÉDICA
 
1. OBJETIVO
O II Encontro de alunos e ex-alunos do Curso de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa Biomédica do Instituto Oswaldo Cruz tem como objetivo divulgar as atividades e/ou projetos de Biossegurança desenvolvidos pelos profissionais capacitados pelo curso quando do retorno ao trabalho, possibilitando dessa forma uma avaliação do impacto da formação.  Acreditamos que no evento surgirão propostas que poderão ser implementadas no Instituto, num processo contínuo de melhorias.
 
2. PÚBLICO-ALVO
2.1 – Com apresentação (oral ou pôster) apenas os alunos e ex-alunos do Curso de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa Biomédica organizado pela Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz.
2.2 – Como OUVINTES, profissionais e estudantes que não sejam alunos ou ex-alunos do curso, mas que tenham interesse nas temáticas do evento.
 
3. INFORMAÇÕES GERAIS
– O evento prevê a participação COM e SEM apresentação de trabalhos.
– Serão aceitos trabalhos para Comunicação Oral e Pôster.
-O primeiro autor poderá submeter até 2 (dois) resumos, com no máximo 03 (três) páginas (incluindo tabelas, figuras, quando for o caso, e referências).
– Os resumos serão avaliados pelo Comitê Técnico-científico do Encontro.
– Serão selecionados até 05 (cinco) trabalhos para a Comunicação Oral.
– Os resumos que não forem selecionados para Comunicação Oral, poderão ser indicados para Pôster, ficando a critério dos autores a sua aceitação. 

4. DATA E LOCAL DO EVENTO
O evento será realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, no Auditório Maria Deane, do Pavilhão Leônidas Deane.
 
5. PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
22/11/2018 – Quinta-feira

08:00-09:00h / Inscrições
09:00-09:30h / Cerimônia de Abertura
09:30-12:00h / 1ª Mesa Redonda (Novas Tecnologias e Biossegurança)
13:00-15:30h / 2ª Mesa Redonda (Sustentabilidade, Consumo Consciente e Responsabilidade Social)
15:30-16:30h / Apresentação de trabalhos Inscritos (Oral)

23/11/2018 – Sexta-Feira

09:00-11:00h / 3ª Mesa Redonda (Saúde do Trabalhador)
11:00-12:00h / Sessão de Pôster
13:30-15:30h / Palestra (A Biossegurança como Processo Educativo: O Indivíduo como Protagonista da Mudança)
15:30-16:00h / Atividade Lúdica (BioBingo) 
16:00-16:30h / Cerimônia de Encerramento
 
6. CONTATO:
6.1 – Qualquer dúvida, entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail: cibioioc@ioc.fiocruz.br 
 
 
7. TRABALHOS:
 
7.1 - Participação no Evento COM envio de trabalho:
 
7.1.1 – Os resumos deverão ser enviados para: cibioioc@ioc.fiocruz.br
7.1.2 – Cada primeiro autor poderá submeter até 2 (dois) trabalhos, com até 03 (três) páginas (Veja item 10 – Normas de apresentação de trabalhos).
7.1.3 – O Comitê-Técnico Científico avaliará os trabalhos para apresentação oral ou pôster.
7.1.4 – O prazo final para o Envio de Resumos é dia 28/SET/2018. "Prorrogado até dia 22/OUT/2018".
7.1.5 – Qualquer dúvida entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail: cibioioc@ioc.fiocruz.br
 
8. TEMÁTICAS
Os trabalhos submetidos deverão ser apresentados dentro das seguintes temáticas:
8.1 – Experimentação animal
8.2 – Animais Silvestres
8.3 – Boas Práticas de Laboratórios
8.4 – Gestão da Qualidade 
8.5 – Risco Biológico
8.6 – Risco Físico
8.7 – Risco Químico
8.8 – Biossegurança da educação
8.9 – Consumo consciente e responsabilidade social
8.10 – Organismos geneticamente modificados
 
9. SELEÇÃO DOS TRABALHOS

9.1 – Os critérios de seleção dos textos levarão em conta: (i) a fundamentação teórica, (ii) a argumentação, (iii) a relevância do tema e (iv) os resultados apresentados.
 
9.2 – Todos os trabalhos serão analisados por dois Pareceristas, sem identificação do(s) autor(es). Caso o trabalho seja aprovado por apenas um dos Pareceristas, este será submetido a um terceiro, para desempate.
 
9.3 – Os resultados serão divulgados na INTRANET do IOC e através de e-mail ao Primeiro Autor do trabalho até o dia 05/NOV/2018.
 
9.4 – Os recursos poderão ser encaminhados ao Comitê Técnico-Científico até 48 horas após a divulgação, através do e-mail: cibioioc@ioc.fiocruz.br
 
 
10. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
 
10.1 – Informações Gerais:
 
Os Trabalhos deverão ter no máximo 7000 (sete mil) caracteres (com os espaços), contendo: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão, com a seguinte estrutura:
 
Título em letra maiúscula e negrito, fonte tamanho 14, centralizado;
Nome do(s) autor(es), E-mails e instituição (sigla), centralizados.
Resumo (de até 200 palavras), introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão e referências bibliográficas;
Palavras-chave: de 3 a 5.
Papel tamanho A4;
Margem superior e inferior 2,5;
Margem esquerda e direita 2,5;
Fonte Times New Roman 12;
Espaço entre linhas 1,5;
Alinhamento justificado;
Páginas com numeração; 

OBS: Segue o link com os Anais do I Encontro (2011): https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=content/36384

ATENÇÃO: 1) Data da apresentação oral: 22/11/2018; 2) Os apresentadores dos trabalhos aprovados para Comunicações Orais (10 minutos) deverão entregar sua apresentação na multimídia desk até as 14:00 horas.
 
10.2 – Confecção de Pôster:
 
Medidas: 0,90 m de largura e 1,20 m de altura (com alça para pendurar).
Nome do(s) autor(es), E-mails e instituição (sigla), centralizados.
Palavras-chave: de 3 a 5.
Deverá conter introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão e referências bibliográficas.  
ATENÇÃO: 1) Os pôsteres deverão ser fixados às 8 horas e retirados às 17 horas no dia 23/11/2018; A fixação e retirada dos pôsteres são de responsabilidade do autor.  2) A Comissão Organizadora e Secretaria do Evento NÃO se responsabilizarão pela retirada e/ou pela guarda dos pôsteres após o término da exposição.
 
 
11. ENTREGA DOS CERTIFICADOS
 
Serão emitidos pela Fiocruz Campus Virtual
 
 
 
12. COMITÊ TÉCNICO-CIENTÍFICO
 
Ana Paula D'Alincourt Carvalho Assef - (IOC-FIOCRUZ)
Dalziza Victalina de Almeida - (IOC-FIOCRUZ)
Elba Regina Sampaio Lemos - (IOC-FIOCRUZ)
Flávio Rocha da Silva - (IOC-FIOCRUZ)
Geraldo Rodrigues Garcia Armoa - (IOC-FIOCRUZ)
Gisela Lara da Costa - (IOC-FIOCRUZ)
Harrison Magdinier Gomes - (IOC-FIOCRUZ)
Luiz Ney d’Escoffier - (IOC-FIOCRUZ)
Luzia Fátima Gonçalves Caputo - (IOC-FIOCRUZ)
Marcelo Alves Ferreira - (CDTS-FIOCRUZ)
Marcia Leite Baptista - (IOC-FIOCRUZ)
Maria de Nazaré Corrêa Soeiro - (IOC-FIOCRUZ)
Maria Eveline de Castro Pereira - (IOC-FIOCRUZ)
Monica Jandira dos Santos - (IOC-FIOCRUZ)
Patrícia Machado Pinto - (IOC-FIOCRUZ)
Paulo Cesár Moreira de Andrade - (IOC-FIOCRUZ)
Raquel Lima de Figueiredo Teixeira - (IOC-FIOCRUZ)
Ricardo Cunha Machado - (IOC-FIOCRUZ)
Sandra Regina Rodrigues Simonetti - (IOC-FIOCRUZ)
 
 
13. COMISSÃO ORGANIZADORA
 
Ana Paula D’Alincourt Carvalho Assef - (IOC-FIOCRUZ)
Dalziza Victalina de Almeida - (IOC-FIOCRUZ)
Flávio Rocha da Silva - (IOC-FIOCRUZ)
Harrison Magdinier Gomes - (IOC-FIOCRUZ)
Luiz Ney d’Escoffier - (IOC-FIOCRUZ)
Marcelo Alves Ferreira - (CDTS-FIOCRUZ)
Márcia Leite Baptista - (IOC-FIOCRUZ)
Marcos Vinícius Alves de Azevedo - (IOC-FIOCRUZ)
Maria Eveline de Castro Pereira - (IOC-FIOCRUZ)
Monica Jandira dos Santos - (IOC-FIOCRUZ)
Paulo Cesár Moreira de Andrade - (IOC-FIOCRUZ)
Ricardo Cunha Machado - (IOC-FIOCRUZ)
 
 
14. MAIS INFORMAÇÕES
 
Comissão Interna de Biossegurança - CIBio
Instituto Oswaldo Cruz - IOC
Pavilhão Gomes de Faria – Sala 210
Tel. 21- 2562-1430 ou 2562-1405
E-mail: cibioioc@ioc.fiocruz.br