Estrutura do Curso
Módulo 1
O primeiro módulo é composto de seis aulas que visam despertar os alunos e as alunas para questões gerais da Divulgação Científica.
Aula 1 - Divulgação científica no Brasil
Aula 2 - Divulgar ciência é um dever do cientista
Aula 3 - Divulgação científica na era da informação
Aula 4 - Divulgar faz bem ao cientista... e à própria ciência
Aula 5 - Universidade das Crianças: uma iniciativa inspiradora
Aula 6 - Leituras e vídeos complementares
Módulo 2
No módulo 2, serão oferecidos 11 aulas com guias práticos que visam dar ferramentas para uma melhor comunicação para os diversos públicos, por meio de distintas ferramentas.
Aula 1 - Como escrever um texto de divulgação científica
Aula 2 - Como fazer um vídeo de divulgação científica
Aula 3 - Como usar mídias sociais para fazer divulgação científica
Aula 4 - Como fazer uma apresentação de divulgação científica
Aula 5 - Como fazer um evento de rua para divulgar ciência
Aula 6 - Como falar com jornalistas
Aula 7 - Como fazer divulgação científica para crianças
Aula 8 - Como fazer divulgação científica para adolescentes
Aula 9 - Como falar com o público de temas polêmicos de ciência
Aula 10 - Como interagir com o assessor de imprensa
Aula 11 - Como avaliar seu projeto de divulgação científica
Avaliação:
A avaliação será realizada através da participação nos fóruns e trabalho final.
Responsável pelo curso:
Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, assessora da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz.
Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/2675160937325484
Bibliografia: Cinco referencias mais relevantes.
Durant, John. O que é alfabetização científica. In Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 13-26.
Fahnestock, Jeanne. Adaptação da ciência: a vida retórica dos fatos científicos. In: Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 139-160.
Peters, Hans. A interação entre cientistas e especialistas científicos: cooperação e conflito entre duas culturais profissionais. In: Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 139-160.
Epstein, Steven (1995) The construction of lay expertise: Aids activism and the forging of credibility in the reform of clinical trials. Science, Technology, & Human Values 20(4): 408-437
Wynne, Brian. Saberes em contexto. In Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 27-40.
O primeiro módulo é composto de seis aulas que visam despertar os alunos e as alunas para questões gerais da Divulgação Científica.
Aula 1 - Divulgação científica no Brasil
Aula 2 - Divulgar ciência é um dever do cientista
Aula 3 - Divulgação científica na era da informação
Aula 4 - Divulgar faz bem ao cientista... e à própria ciência
Aula 5 - Universidade das Crianças: uma iniciativa inspiradora
Aula 6 - Leituras e vídeos complementares
Módulo 2
No módulo 2, serão oferecidos 11 aulas com guias práticos que visam dar ferramentas para uma melhor comunicação para os diversos públicos, por meio de distintas ferramentas.
Aula 1 - Como escrever um texto de divulgação científica
Aula 2 - Como fazer um vídeo de divulgação científica
Aula 3 - Como usar mídias sociais para fazer divulgação científica
Aula 4 - Como fazer uma apresentação de divulgação científica
Aula 5 - Como fazer um evento de rua para divulgar ciência
Aula 6 - Como falar com jornalistas
Aula 7 - Como fazer divulgação científica para crianças
Aula 8 - Como fazer divulgação científica para adolescentes
Aula 9 - Como falar com o público de temas polêmicos de ciência
Aula 10 - Como interagir com o assessor de imprensa
Aula 11 - Como avaliar seu projeto de divulgação científica
Avaliação:
A avaliação será realizada através da participação nos fóruns e trabalho final.
Responsável pelo curso:
Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, assessora da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz.
Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/2675160937325484
Bibliografia: Cinco referencias mais relevantes.
Durant, John. O que é alfabetização científica. In Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 13-26.
Fahnestock, Jeanne. Adaptação da ciência: a vida retórica dos fatos científicos. In: Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 139-160.
Peters, Hans. A interação entre cientistas e especialistas científicos: cooperação e conflito entre duas culturais profissionais. In: Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 139-160.
Epstein, Steven (1995) The construction of lay expertise: Aids activism and the forging of credibility in the reform of clinical trials. Science, Technology, & Human Values 20(4): 408-437
Wynne, Brian. Saberes em contexto. In Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 27-40.