Palestrantes

Dra. Renata Carvalho Silva
Graduada em Medicina Veterinária, Mestre e Doutora em Biologia Animal pela Universidade de Brasília. Atualmente pertence ao quadro de servidores públicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no cargo de Pesquisadora-Tecnologista em Metrologia e Qualidade, área Microscopia Eletrônica. É interlocutora do Inmetro no acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coordenadora do plano de trabalho do termo de cooperação técnico-científica com a Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL-RJ) e membro da equipe executora do Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Polícia Federal (DPF). Atua em três frentes: Uso da Microscopia eletrônica aplicada à nanobiotecnologia, à morfologia celular e à balística interna. É membro do Grupo de Trabalho de Metrologia por Imagens no Inmetro, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PPGM) do Inmetro, coordenadora substituta do Curso Técnico de Biotecnologia/Inmetro e chefe substituta do Laboratório de Biologia de Células Eucariontes (Labio) da Divisão de Biologia (Dibio)da Dimci/Inmetro. 
 
Dr. Victor Midlej
Pesquisador em Saúde Pública no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências Morfológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas/UFRJ com período sanduíche na University of California at San Diego (Department of pathology, Division of Infectious Diseases). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Ultraestrutura Celular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Atualmente é chefe do laboratório de Biologia Estrutural (LBE) e docente colaborador dos Programas de Pós-graduação em Biologia Parasitária e de Biologia Celular e Molecular. Tem grande experiência na área de microscopia eletrônica e microscopia óptica, é coordenador da Plataforma de Microscopia Eletrônica Rudolph Barth do IOC e membro da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Atua como coordenador pedagógico e professor na Universidade Santa Úrsula (USU), compondo a grade de docentes dos cursos ligados a saúde.
 
Msc. Marcos Antonio Contel Secco
É Perito Oficial Criminal, desde 2008, na Perícia Oficial e Identificação Técnica – POLITEC, órgão de perícia oficial do Estado de Mato Grosso. É graduado em Física. Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), possui Mestrado em ciências de materiais (2007) atuando principalmente nos seguintes temas: Perícia Criminal; Segurança Pública. Como perito oficial exerceu atividades em perícias externas (perícia de delitos de trânsito, morte violenta, patrimônio e incêndio) e internas (preliminares de droga e documentoscópicos). Foi gestor exercendo os cargos de Gerente de Criminalística, Coordenador Regional e Diretor do Interior. Esteve mobilizado no Ministério de Justiça e Segurança Pública desenvolvendo atividades nos projetos SINAB e Pró-Segurança, auxiliando no Projeto Cadeia de Custódia. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Criminalística – ABC, entidade que representa os Peritos Oficiais de Natureza Criminal dos Estados e do Distrito Federal.
 
Msc. Diego Rissi Carvalhosa
Farmacêutico, Mestre em Metrologia e Qualidade pelo Inmetro, Perito Legista Toxicologista na Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Forenses.
 
Dra. Priscila Mululo Madela
Química pela UFRJ, mestre e doutora em Engenharia Química pela COPPE-UFRJ e perita criminal da PCERJ desde 2011, atuando no Setor de Balística do ICCE há 10 anos.
 
Dra. Carolina Bottino Gruszkowski Fratani
Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) e Doutorado em Biotecnologia pelo Inmetro. Atualmente é Perita Legista (Bioquímica) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (SEPOL), atuando desde 2013 no Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense (IPPGF). Também é membro da Sociedade Internacional de Genética Forense (ISFG), professora de cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos de Perito Criminal e Legista.
 
Claudiane Costa Canuto
Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal Fluminense (UFF). Apresenta Bacharelado com através tecnológica e Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense. Técnica em Química pela antiga ETFQ (atual IFRJ campus Rio de Janeiro). Docente substituta no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira — CAp-UERJ e Colégio Universitário da UFF – COLUNI-UFF. Atuo como Perito Criminal, vinculada à Secretaria de Estado de Polícia Civil (antiga PCERJ) lotada no Centro de Estudos e Pesquisas Forenses (CEPF), porém já atuei como Perito em Locais de Crimes (Posto Regional de Polícia Técnico-Científica São Gonçalo e Niterói) e no Serviço de Perícias de Química do Instituto de Criminalística (ICCE).
 
Msc. Denilson Soares de Siqueira
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é perito criminal - Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ciências Forense, com ênfase em Locais de Crime contra à vida e Química Forense.
 
Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
Pesquisadora Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1988), mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias (Parasitologia Médica-Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Fevereiro de 1991 e Março de 1995, respectivamente). Foi pesquisadora recém doutora e visitante do Instituto Oswaldo Cruz (convênio FIOCRUZ - CNPq), no período de 01/04/1995 a 04/05/1998. Possui Pós-Doutorado em Entomologia Médica e Forense na Universidade de Brasília - UnB (2013 -2014), com bolsa de Pós-Doc Sênior do CNPq. Tem experiência na área de Parasitologia Médica e Veterinária; Entomologia Médica-Veterinária e Forense; Zoologia Aplicada; Microbiologia; Saúde Pública e Ciências Ambientais (Educação, Gestão Ambiental e Sustentabilidade), atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade e saúde; bioecologia; morfologia; taxonomia integrada de Diptera e controle alternativo de vetores de importância em saúde pública (dípteros muscoides, mosquitos, triatomíneos, simulídeos etc.); educação, gestão ambiental e sustentabilidade. Chefe do Laboratório Integrado: Simulídeos e Oncocercose Entomologia Médica e Forense (LSOEMF) do IOC/FIOCRUZ (2023-2028). Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Biodiversidade e Saúde do IOC/FIOCRUZ. Atua como consultora de diversas Revistas Científicas e Órgãos de Fomento Nacionais e Internacionais. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C e Bolsista da FAPERJ - Cientista do Nosso Estado (CNE).
 
Dr. Francisco Inacio Pinkusfeld Monteiro Bastos
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1995), com estágios de pós-doutorado/pesquisador visitante na Alemanha (1995), Canadá (1998), Reino Unido (2003), EUA (2010) e Reino Unido (2013, 2015). É pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e foi pesquisador visitante honorário do Imperial College, Londres, Reino Unido. Desenvolve pesquisas voltadas especialmente para a epidemiologia e prevenção do abuso de drogas e do HIV/AIDS. Autor/coautor de mais de 350 publicações em revistas indexadas e 110 capítulos de livros/livros, publicados no Brasil e em diversos países, como EUA, Reino Unido, Alemanha e Canadá, por editoras como Oxford University Press, Springer e Routledge. Em paralelo à carreira médica/pesquisa biomédica, trabalha há longos anos como tradutor e editor (e, mais recentemente, como membro do corpo editorial de diversas revistas), carreira iniciada com a premiação, aos 20 anos, como tradutor do poeta anglo-americano T.S. Eliot. Mais recentemente, passou a publicar nas áreas de filosofia e história da biologia e das ciências da saúde.
 
Dra. Janyra Oliveira da Costa
Possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Perito Criminal lotada no laboratório de entomologia do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto. Professora e coordenadora do curso de pós-graduação em análise pericial da Uniredentor. Professora colaboradora e coorientadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Academia de Polícia Silvio Terra - Acadepol. Professora da Escola de Formação de Oficiais da PMERJ. Professora do Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro. Autora do livro Entomologia Forense - quando insetos são vestígios e do livro Insetos peritos. Autora de diversos capítulos de livro, dentre os quais, Biologia Forense do Atlas de Medicina Legal do Dr. Hygino Hércules. Responsável pedagógica pela Bioforense Projetos Educacionais Ltda. Autores de diversos artigos científicos. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia Forense Médico Legal, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia forense médico legal, entomologia forense geral, banco de dados, perícia, biologia forense e cadáver.
 
Msc. Rachel de Pinho Rachid
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (2009), e mestrado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Possui oito anos de experiência com atendimento em centro multiusuário de Microscopia Avançada. Foi responsável pela Microscopia eletrônica de transmissão do Centro de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência no preparo de amostras biológicas, na operação e manutenção básica de microscópios eletrônicos de Transmissão e Varredura. Atualmente é especialista de aplicações de microscópios Hitachi em dpUNION Instrumentação Analítica e Científica.

Dra. Ananda da Silva Antonio
Doutora em Química (2020) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente está realizando estágio de Pós-Doutorado junto ao Núcleo de Análises Forenses no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADETEC/IQ-UFRJ). Atuou como aluna pesquisadora de 2010 a 2020, participando de diversos projetos de pesquisa e extensão, envolvendo parcerias com o Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas, Instituto Militar de Engenharia (IME), Centro Tecnológico do Exército (CTEx), e LADETEC. Durante o doutorado (2016-2020) realizou treinamentos laboratoriais no IME, CTEx e LADETEC. Possui experiência com desenvolvimento e otimização de métodos analíticos; validação de métodos químicos; métodos de delineamento experimental; técnicas cromatográficas (UHPLC, GC e HPTLC); quimiometria; métodos espectroscópicos (espectrometria de massas) e espectrofotométricos; química forense; fitoquímica e estudos ambientais.

Gabriela Graça Suares Pinto
Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1998), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (RQE 22061) pelo Hospital Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro (2002) e pós-graduação em Antropologia Forense e Direitos Humanos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É especialista em Ortopedia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), além de ser membro associado, e especialista em Medicina Legal e Perícias Medicas (RQE 31368) pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM). Atualmente é Perita Legista da Secretarial Estadual de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e Médica ortopedista do Ministério da Saúde. Foi diretora do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IMLAP) no período 2018-2021 e chefe do Serviço de Antropologia Forense do IMLAP no período 2021-2023. Atualmente, é diretora do Serviço de Clínica Médica e Necropsia do IMLAP (2023). Atua no serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Geral de Bonsucesso. Atua também como Perita Judicial no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (2012-), Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (2010-) e Tribunal de Justiça Federal (2017-). Atual membro da diretoria da ABMLPM e da Comissão de Defesa Profissional. Foi membro da ABMLPM - Diretoria RJ (2017-2022), da Diretoria Nacional (2019-2022) e, atualmente, é Presidente da ABMLPM Regional RJ (2023-2025). É Coordenadora da Pós-graduação em Medicina Legal e Perícias Medicas (FMP-FASE), Professora de Medicina Legal Academia de Policia Sylvio Terra - Acadepol (PCERJ), Professora de Medicina Legal da Pós-graduação em Advocacia Criminal CEPED-UERJ, Professora de Medicina Legal do Curso de Pericia Criminal Militar ESIE -(EB), Professora do Curso e Faculdade Supremo, Membro da Câmara Técnica de Medicina Legal e Pericias Médicas- CREMERJ, Aluna da Turma de Valoração de Dano Corporal (Universidade de Madri -2021) e da Turma de Valoração de Dano Corporal (Universidade de Coimbra -2022).