Apresentação

Inovação, comunicação e tradução de informações em saúde: o potencial criativo dos agentes comunitários de saúde em territórios vulneráveis.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá entre os dias 21 e 27 de outubro de 2019, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
Está relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas e tem relação direta com a saúde humana e melhoria da qualidade de vida em territórios de vulnerabilidade socioambiental.

Nesse contexto, acredita-se que o ACS e ACE pode contribuir de forma significativa com a tradução de informações relevantes do ponto de vista da saúde destes grupos, visto que já mora no território e tem capacidade de diálogo permanente com estas famílias. 
No Ceará, que tem uma significativa força de trabalho em saúde ancorada nos ACS, tem sido realizado estudos e cooperações técnicas da Fiocruz com os municípios de Eusébio, Fortaleza, Tauá, Caucaia, entre outros, que tem demonstrado dificuldades dos ACS em transitar em territórios vulneráveis por situações de violência urbana. 
Todavia, estes territórios são aqueles que mais o ACS poderia contribuir e que pelo o seu vínculo e aproximação com estas comunidades vulneráveis, tem mais capacidade de traduzir a linguagem técnica científica numa linguagem popular, acessível e compreensível para estas populações. Estes grupos populacionais vulneráveis, precisam de informações em saúde, para promover sua autonomia de cuidado em saúde, que não consegue chegar até eles. Assim, tem-se um processo em curso de piora de situações de saúde de idosos, que ficam isolados, por medo de se deslocarem até as igrejas, por exemplo, por conta da violência.

Nesse cenário é preciso instrumentalizar os ACS com outras formas de comunicação e interação virtual com as famílias vulneráveis, para que possa circular vídeos, mensagens, fotos, utilizando mídias, redes sociais, e, outras estratégias que possam servir como ações não só informativas, mas educativas realizadas pelos ACS na propagação de informações relevantes em saúde pública.