Jornada Jovens Talentos

 


Comissão científica
Barbara de Oliveira Baptista
Maria Carolina Barbosa da Silva
Nathalia Beatriz Ramos de Sá
Paula Finamore Araújo
Roberto Rodrigues Ferreira
Yago Sousa dos Santos Emiliano



Para baixar a versão do edital em PDF, clique AQUI
 
1. Apresentação
 
A comissão da Jornada de Jovens Talentos 2024 tem o prazer de convidar todos os pós-graduandos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) a enviarem seus trabalhos para a Semana da Pós-graduação IOC deste ano. Acreditamos firmemente que os estudantes desempenham um papel crucial na pesquisa, ensino e extensão em benefício da Saúde Única.
 
Os alunos de mestrado ou doutorado que se inscreverem no evento poderão submeter até dois resumos simples como autores principais, baseados nos resultados de seus projetos ou em outros trabalhos realizados por seus grupos de pesquisa. Neste ano, todos os trabalhos submetidos e aprovados serão publicados no 4º Anais da Semana da Pós-graduação do IOC.
 
 
2. Avaliação e seleção de trabalhos
 
A avaliação e seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão de pós-doutorandos (pós-docs) do IOC. A comissão poderá: I) reprovar o trabalho; II) aprovar o trabalho sem considerações; III) aprovar o trabalho com considerações. No último caso, os autores deverão fazer as correções e reenviar o trabalho dentro do prazo estipulado. Toda a comunicação será feita unicamente através do e-mail jornadajovenstalentos@gmail.com.
Por razões de ordem ética e prezando por avaliações sem conflito de interesses, os pós-docs da comissão científica não poderão avaliar trabalhos (escritos ou compor a banca) de colaboradores com quaisquer vínculos: I) mesmo laboratório, II) do mesmo grupo de pesquisa; III) parentesco etc.
 
3. Inscrição
 
Para se inscrever na Jornada Jovens Talentos você deve preencher o formulário disponível aqui. Também é obrigatória a inscrição no evento, clicando aqui.
 
Os trabalhos devem ser em formato .doc (word), renomeados com o nome do primeiro autor (completo com todos os sobrenomes sem abreviação) e área de atuação (exemplo: FernandaCampelloNogueiraRamos_Ensino).
Trabalhos nomeados fora deste padrão não serão recebidos. No ato de inscrição na Jornada Jovens Talentos os autores deverão indicar a qual das áreas abaixo pertence o trabalho submetido:
 
 
Arte e Ciência
Bacteriologia
Biociências
Biofísica
Bioinformática
Biologia estrutural
Biologia Geral
Biologia Celular e Molecular
Bioquímica
Divulgação Científica
Ecologia
Educação e Saúde
Ensino
Entomologia, vetores e doenças transmitidas por vetores
Epidemiologia e controle de doenças infecciosas
Farmacologia
Fisiologia
Genética
Genômica
Helmintologia
Imunologia
Inclusão
Interação parasito-hospedeiro
Malacologia
Medicina do viajante
Micologia
Morfologia
Neurociência
Oncologia
Políticas Públicas
Proteômica
Protozoologia
Saúde Pública
Sistemática
Taxonomia
Vacinologia
Vigilância
Virologia
Outras (especificar)
 
4. Datas
 
Submissão de resumos: 14/08/2024 à 23/08/2024
Divulgação das salas e horários das apresentações: 26/08/2024
Divulgação dos trabalhos aprovados e horários das apresentações: 02/09/2024
 
5. Instruções para elaboração dos resumos
 
5.1. Cada discente poderá submeter até dois trabalhos, dos quais deve ser o primeiro autor;
5.2. Os resumos devem ser escritos em português ou inglês, com fonte Times New Roman e espaçamento simples (1,0);
5.3. O título deve ser escrito em caixa alta, tamanho de fonte 12, negrito e centralizado;
5.4. Os nomes dos autores deverão ser redigidos com tamanho de fonte 12, centralizado e o último sobrenome apenas com a letra inicial maiúscula (conforme atual regra da ABNT), seguido dos primeiros nomes por extenso e separados por ponto e vírgula (e.g.: Ramos, Fernanda Campello Nogueira; Girão, Roberson Donola; Silva, Andreon Santos Machado da). Cada trabalho poderá ter no máximo oito autores;
5.5. O vínculo dos autores deverá ser identificado por número sobrescrito após o nome, seguindo ordem numérica, com a descrição escrita abaixo, centralizado e tamanho de fonte 10. Junto ao nome do primeiro autor deve ser colocado um asterisco sobrescrito e após os vínculos institucionais, colocar ao lado do símbolo (*), o e-mail de contato;
5.6. O resumo deverá conter até 2.200 caracteres sem espaços (as palavras contidas no título, autoria, palavras-chave ou suporte financeiro, não serão contabilizadas). Utilizar tamanho de fonte 12 e texto justificado. O corpo do resumo deve conter introdução, objetivo, metodologia, resultados/discussão e considerações finais. Não deverá constar figuras, tabelas, quadros e citações nos resumos;
5.7. Os trabalhos devem conter de três a cinco palavras-chave separadas por vírgula. Após a última colocar ponto. Escrever em fonte de tamanho 12 e alinhado à esquerda. O nome “palavras-chave” deve ser destacado em negrito;
5.8. Financiamento e agradecimentos – Tópico opcional. Caso este ocorra, indicar siglas ou nomes dos órgãos financiadores da pesquisa, ou pessoas e/ou instituições que vieram a contribuir para a realização do trabalho. Escrever em fonte de tamanho 12 e alinhado à esquerda. O nome, financiamento e agradecimentos deve ser destacado em negrito.
 
Disponibilizamos um modelo de resumo. Para ter acesso clique aqui.
 
6. Modalidades de apresentação
 
Nesta edição, a única modalidade de apresentação será oral
 
6.2 Apresentação oral: Discentes de Pós-graduação (mestrado e doutorado) são convidados a apresentar seus trabalhos na modalidade oral.  O material poderá ser preparado no programa de escolha dos autores (e.g.: PowerPoint, Canva, Prezi etc). Não há um modelo padrão, mas a apresentação deverá conter todos os tópicos do resumo: título, autores, vínculos institucionais, introdução, objetivo, metodologia, resultados/discussão e considerações finais.  Os apresentadores terão 10min para explanação dos seus trabalhos, em seguida haverá 10min de arguição. Os participantes inscritos devem se comprometer a chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência nas salas de apresentações e repassar suas apresentações à comissão organizadora.
 
Disponibilizamos um modelo de slide. Para ter acesso clique aqui.
 
7. Premiações
 
7.1. Será premiado, no mínimo, o melhor trabalho por eixo temático (e.g.: entomologia, virologia, genética, neurociência, educação em saúde etc.).
7.2. Os trabalhos serão avaliados por uma banca, composta por dois pesquisadores e a nota final será a média da avaliação destes. Os critérios de avaliação serão:
 
7.2.1. Apresentação do conteúdo (clareza e objetividade);
7.2.2. Adequação metodológica;
7.2.3. Resultados alcançados;
7.2.4. Material apresentado;
7.2.5. Domínio durante a argumentação.
 
8. Disposições finais
 
Caso tenha ficado com alguma dúvida, envie um e-mail para jornadajovenstalentos@gmail.com
 
 
Rio de Janeiro, 01 de julho de 2024
 
Andreon Santos Machado da Silva
Fernanda Campello Nogueira Ramos
Hugo Amorim dos Santos de Souza
Roberson Donola Girão
 Vinicius da Motta de Mello
 
Comissão Organizadora da Jornada de Jovens Talentos da Semana de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz 2024