Jornada Jovens Talentos

JORNADA JOVENS TALENTOS 2023 DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ

Consulte aqui o livro de resumo



Confira aqui a programação
 
1. Apresentação
 
A comissão da Jornada de Jovens Talentos 2023, com entusiasmo, convida todos os discentes de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) a submeterem seus trabalhos na Semana da Pós-graduação IOC deste ano, na certeza de que os discentes possuem um forte protagonismo na pesquisa, ensino e extensão em prol da saúde humana, animal e ambiental.
Os estudantes de mestrado ou doutorado, inscritos no evento, poderão submeter até dois resumos simples como primeiro autor, relacionados aos resultados dos seus projetos, bem como, fruto de outros trabalhos produzidos pelos seus grupos de pesquisas. Este ano, todos os trabalhos submetidos e aprovados irão compor o 2º Anais da Semana da Pós-graduação do IOC.
 
2. Avaliação e seleção de trabalhos
 
A avaliação e seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão de pós-doutorandos (pós-docs) do IOC. A comissão poderá: I) reprovar o trabalho; II) aprovar o trabalho sem considerações; III) aprovar o trabalho com considerações. No último caso, os autores deverão fazer as correções e reenviar o trabalho dentro do prazo estipulado. Toda a comunicação será feita unicamente através do e-mail jornadajovenstalentos@gmail.com.
Por razões de ordem ética e prezando por avaliações sem conflito de interesses, os pós-docs da comissão científica não poderão avaliar trabalhos (escritos ou compor a banca) de colaboradores com quaisquer vínculos: I) mesmo laboratório, II) do mesmo grupo de pesquisa; III) parentesco etc.
 
3. Inscrição
 
Para se inscrever na Jornada Jovens Talentos você deve preencher o formulário disponível aqui.

Os trabalhos devem ser em formato .doc (word), renomeados com o nome do primeiro autor e área de atuação (e.g.: Vasco-dos-Santos, Deyvison Rhuan_Protozoologia).
Trabalhos nomeados fora deste padrão não serão recebidos. No ato de inscrição na Jornada Jovens Talentos os autores deverão indicar a qual das áreas abaixo pertence o trabalho submetido:
 
 
Arte e Ciência
Bacteriologia
Biociências
Biofísica
Bioinformática
Biologia estrutural
Biologia Geral
Biologia Celular e Molecular
Bioquímica
Divulgação Científica
Ecologia
Educação e Saúde
Ensino
Entomologia, vetores e doenças transmitidas por vetores
Epidemiologia e controle de doenças infecciosas
Farmacologia
Fisiologia
Genética
Genômica
Helmintologia
Imunologia
Inclusão
Interação parasito-hospedeiro
Malacologia
Medicina do viajante
Micologia
Morfologia
Neurociência
Oncologia
Políticas Públicas
Proteômica
Protozoologia
Saúde Pública
Sistemática
Taxonomia
Vacinologia
Vigilância
Virologia
Outras (especificar)

 
4. Datas
 
Submissão de resumos: até dia 12/09/2023
Divulgação dos trabalhos aprovados: 19/09/2023
Divulgação das salas e horários das apresentações: 13/09/2023


5. Instruções para elaboração dos resumos

5.1. Cada discente poderá submeter até dois trabalhos, dos quais deve ser o primeiro autor;
5.2. Os resumos devem ser escritos em português ou inglês, com fonte Times New Roman e espaçamento simples (1,0);
5.3. O título deve ser escrito em caixa alta, tamanho de fonte 12, negrito e centralizado;
5.4. Os nomes dos autores deverão ser redigidos com tamanho de fonte 12, centralizado e o último sobrenome em letras maiúsculas, seguido dos primeiros nomes por extenso e separados por ponto e vírgula (e.g.: SILVA FILHO, Fernando Alves da; VASCO-DOS-SANTOS, Deyvison Rhuan; SOUZA, Hugo Amorim dos Santos de; LEMOS, Juliana Aline de Souza). Cada trabalho poderá ter no máximo oito autores;
5.5. O vínculo dos autores deverá ser identificado por número sobrescrito após o nome, seguindo ordem numérica, com a descrição escrita abaixo, centralizado e tamanho de fonte 10. Junto ao nome do primeiro autor deve ser colocado um asterisco sobrescrito e após os vínculos institucionais, colocar ao lado do símbolo (*), o e-mail de contato;
5.6. O resumo deverá conter até 2.200 caracteres sem espaços (as palavras contidas no título, autoria, palavras-chave ou suporte financeiro, não serão contabilizadas). Utilizar tamanho de fonte 12 e texto justificado. O corpo do resumo deve conter introdução, objetivo, metodologia, resultados/discussão e considerações finais. Não deverá constar figuras, tabelas, quadros e citações nos resumos;
5.7. Os trabalhos devem conter de três a cinco palavras-chave separadas por vírgula. Após a última colocar ponto. Escrever em fonte de tamanho 12 e alinhado à esquerda. O nome “palavras-chave” deve ser destacado em negrito;
5.8. Financiamento e agradecimentos – Tópico opcional. Caso este ocorra, indicar siglas ou nomes dos órgãos financiadores da pesquisa, ou pessoas e/ou instituições que vieram a contribuir para a realização do trabalho. Escrever em fonte de tamanho 12 e alinhado à esquerda. O nome, financiamento e agradecimentos deve ser destacado em negrito.
 
Disponibilizamos um modelo de resumo. Para ter acesso clique aqui.
 
6. Modalidades de apresentação
 
Nesta edição, a única modalidade de apresentação será oral
 
6.2 Apresentação oral: Discentes de Pós-graduação (mestrado e doutorado) são convidados a apresentar seus trabalhos na modalidade oral.  O material poderá ser preparado no programa de escolha dos autores (e.g.: PowerPoint, Canva, Prezi etc). Não há um modelo padrão, mas a apresentação deverá conter todos os tópicos do resumo: título, autores, vínculos institucionais, introdução, objetivo, metodologia, resultados/discussão e considerações finais.  Os apresentadores terão 10min para explanação dos seus trabalhos, em seguida haverá 10min de arguição. Os participantes inscritos devem se comprometer a chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência nas salas de apresentações e repassar suas apresentações à comissão organizadora.
 

Disponibilizamos um modelo de slide. Para ter acesso clique aqui.

7. Premiações
 
7.1. Será premiado, no mínimo, o melhor trabalho por eixo temático (e.g.: entomologia, virologia, genética, neurociência, educação em saúde etc.).
7.2. Os trabalhos serão avaliados por uma banca, composta por dois pesquisadores e a nota final será a média da avaliação destes. Os critérios de avaliação serão:
 
7.2.1. Apresentação do conteúdo (clareza e objetividade);
7.2.2. Adequação metodológica;
7.2.3. Resultados alcançados;
7.2.4. Material apresentado;
7.2.5. Domínio durante a argumentação.

 
8. Disposições finais
 
Caso tenha ficado com alguma dúvida, envie um e-mail para jornadajovenstalentos@gmail.com
 
  
Rio de Janeiro, 18 de julho de 2023
 
 
Aline Nefertiti Silva da Gama
Beatriz Matheus de Souza Gonzaga
Deyvison Rhuan Vasco dos Santos
Laura Lacerda Coelho
Ludmila Ferreira de Almeida Fiuza
Roberto Rodrigues Ferreira
 
Comissão Organizadora da Jornada de Jovens Talentos da Semana de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz 2023