Programação

O curso terá carga horária de 40 horas presenciais de aulas teórico-práticas (segunda- feira à sexta-feira, das 08:00h às 17:00h), com duração de uma semana. O curso será oferecido para alunos dos cursos de pós-graduação da Fiocruz, com concessão de créditos equivalente a 40 horas-aula., como também para alunos de PPgs outras IES.

Momento 1: Bases das intervenções nutricionais do ponto de vista epidemiológico, económico e politico:
• Panorama geral da transição nutricional e das doenças não-transmissíveis relacionadas à nutrição - Obesidade, diabetes e cancer.
• Como intervenções de promoção da saúde /prevenção podem contribuir para melhorar os estilos de vida dos indivíduos (do ponto de vista individual e sobretudo coletivo) e os ambientes em que vivem.

Momento 2: Bases das intervenções nutricionais de um ponto de vista sociológico:
• O sagrado (mitos, ritos, tabus, obrigações) que caracteriza a relação dos povos tradicionais entre humanos e entre humanos e não humanos (incluindo atividades agrícolas e práticas alimentares) e a dessacralização da relação dos sujeitos modernos com a terra e a alimentação.
• Como as concepções de corpo, gênero e identidades em relação a saúde e a nutrição tem sido assumidas na modernidade.
• Debate sobre como a agroecologia integra as dimensões e concepções de saúde e nutrição como uma nova aliança entre
sociedade/natureza/agricultura

Momento 3: Desenvolvimento e descrição de intervenções complexas:
• Conceitos e definições de pesquisa Intervencional em Saúde das Populações (PISP)
• Definições de intervenções complexas
• Desenvolvimento de intervenções complexas (mobilização de teorias e de experiências de campo)
• Ferramentas para descrever intervenções complexas

Momento 4: Trabalho em grupos.

Momento 5: Avaliação de intervenções complexas:
• Avaliação dos processos (orientações do MRC)
• Avaliações embasadas na teoria e teorias de intervenção
- Desenhos de estudos na PISP: avaliação realista e a "theory of change"

Momento 6: Trabalho em grupos.

Momento 7: Transferabilidade de intervenções complexas:
• Definições da transferabilidade
• Importância de pensar sobre a transferibilidade de uma intervenção o mais cedo possível
• Metodologia e instrumentos associados à transferibilidade

Momento 8: Trabalho em grupos:

Momento 9: Exemplos de estudos de intervenções nutricionais para prevenção realizados pelo grupo de pesquisa "Cátedra de Prevenção" no ISPED Bordeaux, discussão e debate:
• EVA'POP: Estudo de implementação com perspectiva de transferibilidade de um programa destinado a criar ambientes favoráveis à prática de atividade física e ao acesso a uma dieta saudável entre estudantes do ensino médio da Guadalupe
• JAFA: Avaliação com uma perspectiva de transferibilidade do programa JAFA ("Jardins Familiaux" = hortas familiares) visando limitar a exposição da população de Guadalupe à clordecona.
• OCAPREV: Elaboração de um quadro de análise dos objetos conectados e aplicações em saúde com o objetivo de apoiar mudanças no comportamento nutricional
• EVASAN: Avaliação das condições de contribuição das aplicações em saúde na gestão nutricional de pacientes: estudo piloto de feasabilidade e viabilidade

Momento 10: Apresentação do estudo intervencional para manejo do diabetes na Estratégia Saúde da Família realizado pelo grupo de pesquisa LAM-Saúde (Fiocruz-PE).

Momento 11: Discussão e debate sobre pontos positivos e negativos do desenvolvimento e da avaliação do estudo intervencional.