Apresentação

APRESENTAÇÃO
O Programa de Formação Técnica em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – PROFORTEC-Saúde - tem como objetivo principal contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de qualificação profissional em serviço para desenvolvimento de competências em atividades laboratoriais e de apoio à pesquisa científica em saúde.
A qualificação em serviço acontecerá ao longo de 21 meses, com início em setembro de 2021 e término em maio de 2023 com exigência de 40 horas semanais de dedicação ao programa.
 
1. OBJETIVOS DO PROGRAMA
1.1 Objetivo Geral
Formar profissionais para o SUS por meio da qualificação de indivíduos para atuação em atividades de apoio técnico a projetos de investigação científica. Essa qualificação em serviço vai permitir a ampliação da oferta de profissionais aptos a atuar em áreas técnicas de apoio ao desenvolvimento de pesquisa científica na área da saúde, por meio de aprendizagem inovadora.
 
1.2 Objetivos Específicos
Contribuir para a formação de profissionais para atuar em instituições de saúde;
Desenvolver habilidades em área técnica em laboratórios de pesquisa;
Proporcionar a realização de atividades técnicas supervisionadas nos laboratórios e ambientes de pesquisa do IGM. 

2. PÚBLICO ALVO
São pré-requisitos para se candidatar ao PROFORTEC-SAÚDE:
Ser maior de 18 anos;
Ter disponibilidade de 40 horas semanais.
 
1 - PERFIL LABORATÓRIOS E PLATAFORMAS:
Ser portador de diploma de ensino técnico profissionalizante nas áreas de ciências da saúde, ciências biológicas ou biomédicas, reconhecidos pelo MEC. 

3. REGIME 
A qualificação em serviço parte do princípio da centralidade do trabalho no processo educativo, considerando a indissociabilidade entre teoria e prática. Desse modo, o participante desenvolve competências a partir da prática supervisionada de trabalho e de atividades de reflexão, problematização e produção de conhecimento sobre a prática.  
A qualificação em serviço ocorrerá na modalidade presencial, e exigirá a dedicação do participante por 40 horas semanais ao longo de todo o processo formativo. O horário de participação deverá ser de segunda-feira a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas. A qualificação em serviço contará com uma carga horária total de aproximadamente 3.360 horas, distribuídas entre atividades práticas e teóricas, percebidas como indissociáveis, conforme Projeto Pedagógico do Programa.
Desse modo, além do acompanhamento de um supervisor que orientará e avaliará o desenvolvimento das habilidades e competências, serão realizadas diferentes ofertas pedagógicas para problematização e construção do conhecimento sobre a prática. As ofertas pedagógicas são programadas de acordo com os objetivos educacionais de desenvolvimento de competências e utilizarão de diferentes modalidades de metodologias ativas, tais como a Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Sala de Aula Invertida, Ensino por Investigação, dentre outras.
Apenas receberão certificados de conclusão da qualificação em serviço, os participantes que cumprirem com as atividades da qualificação durante todo o período e que obtenham desempenho satisfatório nas avaliações.
Além disso, a qualificação estará estruturada com etapas de terminalidade, incluindo saídas intermediárias que caracterizem uma qualificação para o trabalho, claramente definida e com identidade própria. Dessa forma, os participantes que se desligarem do programa antes do período de conclusão, poderão solicitar certificados das etapas de terminalidade que tenham concluído com desempenho satisfatório nas avaliações.

4. PERÍODO
A qualificação em serviço acontecerá ao longo de 21 meses (2 anos) no período de setembro/2021 a maio/2023