Apresentação

O curso de Qualificação Participação e Controle Social em Saúde Indígena foi construído em parceria com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) a partir do diálogo entre pesquisadores, professores indígenas e não-indígenas de diferentes instituições de pesquisa e de ensino das cinco macrorregiões do país.

O objetivo do curso é fortalecer a participação social das lideranças e dos conselheiros indígenas nas instâncias formais do controle social do Subsistema de Saúde Indígena/SasiSUS e do Sistema Único de Saúde/SUS. 

A estrutura do curso foi desenhada a partir dos pontos críticos e das necessidades de aprendizado indicados pelos próprios indígenas durante as oficinas de trabalho realizadas com as organizações de base da APIB (APOINME, ARPIN SUDESTE, ARPINSUL, Comissão Guarani Yvyrupa, Conselho do Povo Terena, ATY GUASU e COIAB).

O curso é aberto a todos os públicos, mas foi pensado, principalmente, para apoiar os Povos Indígenas na sua atuação no controle social e no movimento indígena em defesa ao direito à saúde.

Estarão disponíveis textos, links de vídeos, podcasts e cards que poderão ser compartilhados nas redes sociais para difusão de informações e conhecimento. Essa formação está alinhada ao compromisso da Fiocruz com a democratização do conhecimento e do acesso aberto à informação, e neste guia apresentamos informações gerais e orientações para facilitar o seu aprendizado.

Nossos cursos estão hospedados na Plataforma de Aulas do Campus Virtual Fiocruz, uma rede descentralizada de pessoas e instituições que compartilham cursos, recursos, serviços e atividades de ensino na área de Saúde, fazendo uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação.

O Campus Virtual Fiocruz tem parcerias com diversas redes, reafirmando os princípios de ampliação de acesso ao conhecimento de sua Política de Acesso Aberto.