Regulamento
EDITAL JORNADA JOVENS TALENTOS DO IOC/FIOCRUZ – 2025
REGULAMENTO:
Seguem as condições e as orientações para inscrição no edital Jornada Jovens Talentos IOC/Fiocruz 2025:
1. Locais de inscrição:
- Formulário virtual de submissão de trabalho – no final desta página e disponível aqui.
- Formulário de inscrição presente no campus virtual do evento “Semana da Pós-graduação IOC/Fiocruz” – será aberto em agosto/2025 e amplamente divulgado no campus virtual da Fiocruz e no instagram do evento @ioc_posgraduacao.
2. Perfil dos Discentes que pode submeter:
- Mestrandos e Doutorandos de Programas de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz;
- Mestrandos e Doutorandos de quaisquer outros Institutos da Fundação Oswaldo Cruz distribuídos pelo Brasil;
- Mestrandos e Doutorandos de quaisquer outras Instituições brasileiras que possuam como um dos autores do trabalho um pesquisador, docente ou pós-doc de qualquer instituto/laboratório da Fundação Oswaldo Cruz.
3. Vínculo institucional:
- Estar com matrícula ativa no IOC/Fiocruz ou estar com matrícula ativa em uma instituição, que obrigatoriamente, em sua co-autoria tenha um docente ou pesquisador vinculado a algum laboratório ou instituto da Fiocruz. Podendo o mesmo ser o último autor ou não, mas com o discente como primeiro autor.
4. Trabalho:
- Cada discente poderá submeter apenas um trabalho autoral (primeiro autor);
- O trabalho deve ser apresentado conforme formato de resumo, conforme orientado no item 5 deste edital;
5. Formato dos arquivos do mesmo trabalho:
- Documento digital salvo na extensão aberta do Word (.doc).
6. Nomenclatura dos dois arquivos do mesmo trabalho:
- Com nomenclatura identificada: o arquivo do trabalho deve conter a autoria identificada no texto, conforme modelo, e identificar o nome do primeiro autor (completo com todos os sobrenomes sem abreviação) e a área de atuação, seguindo as áreas estipuladas pelo presente edital na titulação do arquivo (Exemplo: FernandaCampelloNogueira Ramos_Ensino.doc).
- Com nomenclatura não identificada: o mesmo trabalho deve conter o título do trabalho (exemplificado com xxxxxxx), seguido da expressão “naoidentificado”, conforme exemplo a seguir: “xxxxxxxx_naoidentificado.doc”
REGULAMENTO:
Seguem as condições e as orientações para inscrição no edital Jornada Jovens Talentos IOC/Fiocruz 2025:
1. Locais de inscrição:
- Formulário virtual de submissão de trabalho – no final desta página e disponível aqui.
- Formulário de inscrição presente no campus virtual do evento “Semana da Pós-graduação IOC/Fiocruz” – será aberto em agosto/2025 e amplamente divulgado no campus virtual da Fiocruz e no instagram do evento @ioc_posgraduacao.
2. Perfil dos Discentes que pode submeter:
- Mestrandos e Doutorandos de Programas de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz;
- Mestrandos e Doutorandos de quaisquer outros Institutos da Fundação Oswaldo Cruz distribuídos pelo Brasil;
- Mestrandos e Doutorandos de quaisquer outras Instituições brasileiras que possuam como um dos autores do trabalho um pesquisador, docente ou pós-doc de qualquer instituto/laboratório da Fundação Oswaldo Cruz.
3. Vínculo institucional:
- Estar com matrícula ativa no IOC/Fiocruz ou estar com matrícula ativa em uma instituição, que obrigatoriamente, em sua co-autoria tenha um docente ou pesquisador vinculado a algum laboratório ou instituto da Fiocruz. Podendo o mesmo ser o último autor ou não, mas com o discente como primeiro autor.
4. Trabalho:
- Cada discente poderá submeter apenas um trabalho autoral (primeiro autor);
- O trabalho deve ser apresentado conforme formato de resumo, conforme orientado no item 5 deste edital;
5. Formato dos arquivos do mesmo trabalho:
- Documento digital salvo na extensão aberta do Word (.doc).
6. Nomenclatura dos dois arquivos do mesmo trabalho:
- Com nomenclatura identificada: o arquivo do trabalho deve conter a autoria identificada no texto, conforme modelo, e identificar o nome do primeiro autor (completo com todos os sobrenomes sem abreviação) e a área de atuação, seguindo as áreas estipuladas pelo presente edital na titulação do arquivo (Exemplo: FernandaCampelloNogueira Ramos_Ensino.doc).
- Com nomenclatura não identificada: o mesmo trabalho deve conter o título do trabalho (exemplificado com xxxxxxx), seguido da expressão “naoidentificado”, conforme exemplo a seguir: “xxxxxxxx_naoidentificado.doc”
- Atenção: Os trabalhos submetidos que estejam fora dos padrões identificados acima serão prontamente recusados.
7. Área do trabalho
- No ato de inscrição na Jornada Jovens Talentos os autores deverão indicar a qual das áreas abaixo pertence o trabalho submetido:
Arte e Ciência | Ecologia | Imunologia | Proteômica |
Bacteriologia | Educação e Saúde | Inclusão | Protozoologia |
Biociências | Ensino | Interação parasito-hospedeiro | Saúde Pública |
Biofísica | Entomologia, vetores e doenças transmitidas por vetores | Malacologia | Sistemática |
Bioinformática | Epidemiologia e controle de doenças infecciosas | Medicina do viajante | Taxonomia |
Biologia estrutural | Farmacologia | Micologia | Vacinologia |
Biologia Geral | Fisiologia | Morfologia | Vigilância |
Biologia Celular e Molecular | Genética | Neurociência | Virologia |
Bioquímica | Genômica | Oncologia | Outras (especificar) |
Divulgação Científica | Helmintologia | Políticas Públicas |
8 Anexo ao formulário online: No ato de submissão do resumo, o discente proponente (primeiro autor) deverá anexar o documento de autoria devidamente preenchido e assinado por todos os autores. O documento de autoria está no “Anexo 1” deste edital.
Atenção:
- As assinaturas devem ser realizadas de maneira eletrônica, através do Gov.br ;
- No caso do não envio do documento de autoria o trabalho será automaticamente desclassificado e não será avaliado em nenhuma fase (análise do resumo escrito e apresentação oral).
9. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
9.1. O resumo deve ser escrito em português, com fonte Times New Roman e espaçamento simples (1,0);
9.2. O título deve ser escrito em caixa alta, tamanho de fonte 12, negrito e centralizado;
9.3. Os nomes dos autores deverão ser redigidos com tamanho de fonte 12, centralizado e o último sobrenome apenas com a letra inicial maiúscula (conforme atual regra da ABNT), seguido dos primeiros nomes por extenso e separados por ponto e vírgula (e.g.: Ramos, Fernanda Campello Nogueira; Girão, Roberson Donola; Silva, Andreon Santos Machado da). Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores (o discente concorrente como primeiro autor, seu orientador como último autor e com possibilidade de acrescentar até outros 3 autores);
9.4. O vínculo dos autores deverá ser identificado por número sobrescrito após o nome, seguindo ordem numérica, com a descrição escrita abaixo, centralizado e tamanho de fonte 10. Junto ao nome do primeiro autor deve ser colocado um asterisco sobrescrito e após os vínculos institucionais, colocar ao lado do símbolo (*), o e-mail de contato;
9.5. O resumo deverá conter até 2.200 caracteres sem espaços (as palavras contidas no título, autoria, palavras-chave ou suporte financeiro, não serão contabilizadas). Utilizar tamanho de fonte 12 e texto justificado. O corpo do resumo deve conter introdução, objetivo, metodologia, resultados/discussão e considerações finais. Não deverá constar figuras, tabelas, quadros e citações nos resumos;
9.6. Os trabalhos devem conter de três a cinco palavras-chave separadas por vírgula. Após a última colocar ponto. Escrever em fonte de tamanho 12 e alinhado à esquerda. O nome "palavras-chave” deve ser destacado em negrito;
9.7. Financiamento e agradecimentos - Tópico opcional. Caso este ocorra, indicar siglas ou nomes dos órgãos financiadores da pesquisa, ou pessoas e/ou instituições que vieram a contribuir para a realização do trabalho. Escrever em fonte de tamanho 12 e alinhado à esquerda. O nome, financiamento e agradecimentos deve ser destacado em negrito.
9.8. No ato de submissão do resumo, via formulário online, o discente proponente (primeiro autor) deverá anexar o documento de autoria devidamente preenchido e assinado por todos os autores. As assinaturas devem ser realizadas de maneira eletrônica, através do gov.br.
9.8.1. No caso do não envio do documento de autoria o trabalho será automaticamente desclassificado e não será avaliado em nenhuma fase (análise do resumo escrito e apresentação oral).
- Clique aqui para acessar o modelo de resumo.
10. CRONOGRAMA
Publicação do presente edital | 16 de junho de 2025 |
Inscrição de Pós-doutores para integrarem a comissão científica e bancas | 23 a 25 de junho de 2025 |
Submissão de resumos com envio de formulário de autoria | 01 a 20 de julho de 2025 |
Divulgação dos trabalhos aprovados para a apresentação oral | 20 de agosto de 2025 |
Divulgação das salas temáticas, horário e ordem de apresentação | 01 de setembro de 2025 |
Apresentação dos trabalhos | 11 e 12 de setembro de 2025 |
Premiações (último dia da Semana da Pós-graduação IOC) | 19 de setembro de 2025 |
11. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS
A avaliação e seleção dos trabalhos serão realizadas por uma comissão de pós-doutorandos (pós-docs) internos e externos ao IOC, de forma voluntária e não remunerada.
Todos os pós-docs avaliadores receberão um certificado de participação na banca após o término da Semana da Pós-graduação do IOC.
11.1. Critérios de avaliação: Os trabalhos serão avaliados por uma banca, composta por dois ou três pesquisadores pós-doc internos ao IOC ou externos, e a nota final será a média simples da avaliação destes. Os critérios de avaliação serão:
11.1.1. Apresentação do conteúdo (clareza e objetividade);
11.1.2. Adequação metodológica;
11.1.3. Resultados alcançados;
11.1.4. Material apresentado;
11.1.5. Domínio durante a apresentação e possíveis arguições;
11.2. Resumo submetido: A comissão avaliadora poderá: I) reprovar o trabalho; II) aprovar o trabalho sem considerações; III) aprovar o trabalho com considerações. No último caso, os autores deverão fazer as correções e reenviar o trabalho dentro do prazo estipulado. Toda a comunicação será feita unicamente através do e-mail jjt.ioc2025@gmail.com .
11.3. Apresentação oral: Serão avaliados com base em qualidade dos slides, apresentação do conteúdo (clareza, objetividade e síntese), adequação metodológica, resultados alcançados, domínio do assunto durante a fase de arguição da banca e impactos sociais do trabalho (possíveis ou já existentes). Cada avaliador receberá uma ficha de avaliação na qual deverá colocar a nota de cada quesito e, ao final, realizar o somatório das notas dadas para cada concorrente. A nota final do participante será o resultado de média simples calculada a partir do somatório das notas dos componentes da banca avaliadora. Ao discente concorrente que ficar com a maior nota da sala (ou bloco temático) será concedido o primeiro lugar e ao discente que ficar com a segunda maior nota será concedida uma menção honrosa.
11.4.Ética: Por razões de ordem ética e prezando por avaliações sem conflito de interesses, os pós-docs da comissão científica não poderão avaliar trabalhos (escritos ou compor a banca) de colaboradores com quaisquer vínculos: I) mesmo laboratório, II) do mesmo grupo de pesquisa; III) Ex-colegas de trabalho, laboratório ou similares; IV) parentesco ou quaisquer outros vínculos pessoais ou de trabalho que interfiram na avaliação. Neste caso, devem declarar-se impedidos durante o processo avaliativo, explicando na ficha avaliadora as razões de seu impedimento.
11.4.1. No caso do pós-doc se declarar impedido durante a fase de apresentações orais a nota final do discente concorrente será apurada da seguinte maneira: a nota concedida pelo avaliador não impedido será duplicada (no caso de a banca conter apenas dois avaliadores) ou será feita a média das notas dos outros dois avaliadores não impedidos e essa média será a terceira nota do concorrente (no caso de bancas compostas por três pós-doc). Casos omissos serão devidamente tratados pela coordenação da Jornada.
11.4.2. No caso de omissão, por parte do pós-doc avaliador, de relação que tenha conflito de interesses o mesmo será desconsiderado e igualmente suas avaliações dadas (sendo tratadas todas as avaliações como descrito no item 2.3.1 deste edital). Além do mesmo ficar impedido de participar novamente da Jornada Jovens Talentos como avaliador e não receber certificado;
11.5. Comunicação: os discentes selecionados serão informados da aprovação do trabalho, via página do evento e instagram, em data constante no cronograma deste edital e serão informados sobre a classificação final no ato da premiação, que ocorrerá na sexta-feira, dia 19 de setembro de 2025, durante o evento da Semana da Pós-graduação do IOC 2025. Posteriormente, os nomes e suas classificações serão divulgados no Instagram da Semana da Pós-graduação, disponível no @ioc_posgraduacao, e no site do IOC Fiocruz.
12. MODALIDADE DA APRESENTAÇÃO
12.1. Apresentação Oral: Os discentes de Pós-graduação (mestrado e doutorado) serão convidados a apresentar seus trabalhos na modalidade oral. O material poderá ser preparado no programa de escolha dos autores (e.g.: PowerPoint, Canva, Prezi etc). Não há um modelo padrão, mas a apresentação deverá conter todos os tópicos do resumo: título, autores, vínculos institucionais, introdução, objetivo, metodologia, resultados/discussão e considerações finais.
Os discentes participantes (apenas os primeiros autores) terão 10 minutos para a apresentação de seus trabalhos e deverão chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência nas salas de apresentações e repassar suas apresentações ao monitor.
12.2. Os discentes do programa de pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores (PPG VCV) e os discentes de turmas fora de sede (Dinter, Minter ou similares) dos programas do IOC irão apresentar no formato online. Todos os outros discentes internos e externos apresentarão, obrigatoriamente, no formato presencial, no Pavilhão Arthur Neiva.
12.2.1 Aqueles inseridos no formato online se responsabilizam por todos os insumos e meios para apresentação (computador, acesso à internet etc.). Em caso de problemas de acesso à internet que inviabilizam a apresentação do candidato, o discente será classificado como “não apresentado”, o que inviabiliza a concorrência ao prêmio.
12.3. Não haverá, em nenhum dos formatos previstos, segunda chamada de apresentação em caso de problemas dos discentes. Caso tenha alguma intercorrência, por parte do IOC e/ou Fiocruz, de força maior que inviabilize a apresentação de todos, a coordenação da Jornada Jovens Talentos dará os encaminhamentos e informações necessárias via campus virtual da Jornada Jovens Talentos, edição de 2025 e pelo Instagram @ioc_posgraduacao.
Disponibilizamos um modelo de slide (não obrigatório) para realizar download. Disponível aqui.
Atenção: o modelo é para ser baixado (download). Não é possível fazer alterações diretamente online no link.
13. APOIO DURANTE A APRESENTAÇÃO ORAL
13.1. Monitor
Os monitores desempenham um papel fundamental na organização e no bom funcionamento das apresentações da Jornada Jovens Talentos 2025. Eles são responsáveis por garantir que os recursos das salas estejam preparados, auxiliar os participantes e avaliadores, além de manter a comunicação com a Comissão Organizadora.
As atividades dos monitores variam conforme o formato do evento, podendo ser presencial ou online.
- FORMATO PRESENCIAL
- Retirar e devolver a chave de acesso da sala de apresentação designada.
- Verificar o funcionamento da energia, projetor, computador e iluminação da sala previamente.
- Imprimir a lista de apresentações e fixá-la na porta da sala.
- Imprimir a lista de presença de todos os participantes e garantir sua assinatura.
- Distribuir os formulários de avaliação para a banca avaliadora.
- Entregar as orientações impressas para a banca avaliadora e para o fiscal da sala.
- Fornecer ao fiscal os folhetos de alerta sobre o tempo restante de apresentação (5 minutos, 3 minutos, Finalize).
- Registrar fotograficamente a sala de apresentação, incluindo todos os participantes, a banca avaliadora e cada candidato individualmente.
- Acionar a Comissão Organizadora em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos.
- Entregar a lista de presença à Comissão Organizadora da Jornada Jovens Talentos ao final das apresentações do turno.
- FORMATO ONLINE
- Abrir e fechar a sala virtual das apresentações.
- Compartilhar no chat o link para registro de presença dos participantes.
- Capturar prints da tela com os participantes e candidatos.
- Auxiliar os participantes por meio do chat.
- Acionar a Comissão Organizadora em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos.
- Atenção: Os modelos de documentos de orientações, lista de avaliação e lista de presença serão concedidos pela coordenação do evento.
13.2. Fiscal
O Fiscal é o indivíduo devidamente apresentado à sala no início do turno das apresentações que possui as seguintes atribuições:
a. Fiscalizar o tempo de apresentação e arguição do candidato e banca respectivamente;
b. Resguardar a lisura do processo;
c. Comunicar aos coordenadores da Jornada, imediatamente, todo e qualquer caso de atitudes inadequadas (ou quaisquer outras questões a serem resolvidas) provinda da banca, candidatos ou ouvintes;
d. Promover um relatório descrevendo o andamento do turno de apresentações.
- No relatório do fiscal conterá as seguintes informações:
a. Possíveis candidatos desclassificados por conta do tempo;
b. Comportamento da banca com os candidatos, incluindo caso haja, comportamentos diferenciados com os candidatos. Ou, caso a banca haja com imparcialidade sobre os temas apresentados;
c. Horário de início e término do turno de apresentações;
d. Casos inesperados que possam acontecer.
b. Comportamento da banca com os candidatos, incluindo caso haja, comportamentos diferenciados com os candidatos. Ou, caso a banca haja com imparcialidade sobre os temas apresentados;
c. Horário de início e término do turno de apresentações;
d. Casos inesperados que possam acontecer.
- Atenção: Os modelos de documentos necessários à atuação dos fiscais serão concedidos pela coordenação do evento.
14. PREMIAÇÕES
14.1. Será premiado, no mínimo, o melhor trabalho apresentado por área temática ou por sala (eixos do item 7 deste edital), a depender da quantidade de trabalho por sala.
14.2. Para concorrer a premiação de sua sala/grupo temático, o discente precisa obrigatoriamente estar inscrito na Semana da Pós-graduação do IOC 2025 e ter presença registrada em, no mínimo, 75% da programação do evento;
14.3.1. No caso dos discentes do PPG VCV IOC e de turmas fora de sede de programas do IOC deverão também estar inscritos na Semana da Pós-graduação do IOC 2025 e devem ter presença virtual mínima de 75% na transmissão do evento com assinatura da lista de presença online a ser disponibilizada;
15. DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1. Será premiado, no mínimo, o melhor trabalho apresentado por área temática ou por sala (eixos do item 7 deste edital), a depender da quantidade de trabalho por sala.
14.2. Para concorrer a premiação de sua sala/grupo temático, o discente precisa obrigatoriamente estar inscrito na Semana da Pós-graduação do IOC 2025 e ter presença registrada em, no mínimo, 75% da programação do evento;
14.3.1. No caso dos discentes do PPG VCV IOC e de turmas fora de sede de programas do IOC deverão também estar inscritos na Semana da Pós-graduação do IOC 2025 e devem ter presença virtual mínima de 75% na transmissão do evento com assinatura da lista de presença online a ser disponibilizada;
15. DISPOSIÇÕES FINAIS
- O ato de inscrição implica em plena concordância com os termos aqui estabelecidos.
- Situações não previstas serão avaliadas pela Comissão e a VDEIC/IOC.
- Em caso de dúvidas, envie um e-mail para jjt.ioc2025@gmail.com