Apresentação

EDITAL DE SELEÇÃO
JORNADA JOVENS TALENTOS DO IOC/FIOCRUZ – 2025
 
Jornada Jovens Talentos do IOC/Fiocruz completa 10 anos e sua coordenação e comissão organizadora tem o prazer de convidar todos os pós-graduandos internos ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e externos oriundos de quaisquer institutos de pós-graduação vinculado a algum laboratório ou instituto da Fiocruz/Brasil para fazerem parte deste potencial rede acadêmica, que compõe a programação da 11ª edição da Semana da Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz, edição 2025.  

A iniciativa convida os discentes de mestrado e doutorado a apresentarem seus projetos de pesquisa em desenvolvimento, através de apresentações orais, com transmissão interna. Não é necessário que os resultados sejam exclusivos, ou seja, podem já ter sido divulgados como resumo ou artigos antes. Contudo, o trabalho deve ter sido realizado enquanto o pós-graduando possui sua matrícula ativa em seu programa de origem. 

A Comissão Organizadora e demais envolvidos acreditam firmemente que os pós-graduandos desempenham um papel crucial na pesquisa, ensino e extensão em benefício da Promoção de Saúde, fortalecimento do SUS e da Ciência brasileira.
 
OBJETO 
O presente Edital Jornada Jovens Talentos IOC/Fiocruz tem por objeto a seleção de trabalhos para apresentação acadêmica oral dos discentes internos (IOC/Fiocruz) e externos (Fiocruz/Brasil), agendada para os dias 11 e 12 de setembro de 2025, concorrendo à premiação que ocorre durante a programação da Semana da Pós-graduação IOC.
 
OBJETIVO 
A Jornada Jovens Talentos IOC/Fiocruz, atividade que compõe a programação da 11ª edição da Semana da Pós-graduação IOC/Fiocruz, visa promover a integração e o desenvolvimento acadêmico e científico, contribuindo para a saúde e suas perspectivas futuras em benefício da sociedade brasileira e mundial. 

Estruturado em etapas classificatórias, o edital abre espaço para discentes, que estão com a matrícula ativa na pós-graduação internos ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e externos oriundos de quaisquer institutos de pós-graduação vinculado a algum laboratório, Instituto ou pesquisador/docente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exibirem seus trabalhos que estão em desenvolvimento ou fase de conclusão, em uma agenda exclusiva, os dias 11 e 12 de setembro de 2025, para apresentação oral a uma banca formada pela comissão de pós-doutorandos (pós-docs.). 

Além de submeter, ser selecionado e apresentar o trabalho na Jornada Jovens Talentos IOC/Fiocruz, o discente precisa de inscrever-se na Semana da Pós-graduação IOC/Fiocruz, em razão de ser uma das condições para concorrer a premiação do evento. 

SEMANA DA PÓS-GRADUAÇÃO IOC/FIOCRUZ 
A Semana da Pós-graduação IOC/Fiocruz é um evento anual organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que reúne discentes de pós-graduação Stricto sensu do IOC, docentes, pesquisadores e profissionais para discutir e compartilhar conhecimentos científicos e acadêmicos, com ênfase em uma temática relevante para o ano letivo. 


A edição de 2025 ocorrerá entre os dias 15 e 19 de setembro, no Pavilhão Arthur Neiva (IOC/Fiocruz), marcando sua 11ª edição do evento. Este ano, o foco será na empregabilidade e no desenvolvimento de carreira dos discentes, proporcionando oportunidades para que possam aprimorar suas habilidades profissionais, expandir suas redes de contatos e explorar diversas trajetórias de carreira. Serão oferecidas palestras, mesas-redondas, mesas científicas e workshops, além da oportunidade de se aproximarem de potenciais empresas e instituições durante a semana do evento.