Apresentação
Os programas de pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT), da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; em Preservação de Acervos de Ciência & Tecnologia (PPACT), do Museu de Astronomia e Ciências Afins; em Memória e Acervos (PPGMA), da Fundação Casa de Rui Barbosa; em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; em Projeto e Patrimônio (PGPP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, lançam a chamada de trabalhos para a 3ª JORNADA FLUMINENSE DE PÓS-GRADUANDOS EM ACERVOS, PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA, que será realizada nos dias 25 a 28 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo principal da Jornada é promover o intercâmbio das pesquisas para dissertações ou teses que vêm sendo realizadas ou que foram recentemente defendidas (a partir de 01 de janeiro de 2023) pelos alunos dos programas de pós-graduação, mestrados e doutorados, com temáticas sobre acervos, preservação e memória, no estado do Rio de Janeiro.
As apresentações dos trabalhos contarão com a participação de professores e pesquisadores como debatedores. Esta edição do evento contará com sessões híbridas visando à apresentação de trabalhos de egressos(as) ou alunos(as) dos Programas responsáveis pela organização da jornada que se encontrem fora do Rio de Janeiro.
Chamada de trabalhos:
O objetivo principal da Jornada é promover o intercâmbio das pesquisas para dissertações ou teses que vêm sendo realizadas ou que foram recentemente defendidas (a partir de 01 de janeiro de 2023) pelos alunos dos programas de pós-graduação, mestrados e doutorados, com temáticas sobre acervos, preservação e memória, no estado do Rio de Janeiro.
As apresentações dos trabalhos contarão com a participação de professores e pesquisadores como debatedores. Esta edição do evento contará com sessões híbridas visando à apresentação de trabalhos de egressos(as) ou alunos(as) dos Programas responsáveis pela organização da jornada que se encontrem fora do Rio de Janeiro.
Chamada de trabalhos:
Comunicações para mesas temáticas – resumos expandidos de mestrandos que já tenham realizado a qualificação, doutorandos, mestres e doutores que defenderam suas dissertações e teses a partir de 01 de janeiro de 2023;
Relatos de pesquisa para discussão de projetos– resumos expandidos de alunos de mestrado que ainda não fizeram a qualificação de seus projetos.
Critérios para seleção dos trabalhos:
1 - O interessado deverá anexar, no ato da inscrição, um resumo expandido.
2 - Serão aceitos trabalhos individuais ou em coautoria com o(a) orientador(a) em uma das modalidades:
a) Comunicações para mesas temáticas – O resumo expandido deve conter de 2 a 4 mil caracteres (com espaço), não incluindo o título, as palavras-chave e a bibliografia com até 5 itens.
b) Relatos de pesquisa para discussão de projetos – O resumo expandido deve conter de mil a 2 mil caracteres (com espaço), não incluindo o título, as palavras-chave e a bibliografia com até 5 itens.
3 - Os resumos devem apresentar o tema, o problema, as questões de pesquisa, os objetivos, a fundamentação teórica, métodos/metodologia, resultados (parciais ou finais). O texto deve ser redigido em português; utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, justificado, margem esquerda e superior de 3cm, e direita e inferior de 2cm, e espaçamento de 1,5. O arquivo deve ser em formato .doc, .docx ou .rtf
4 - Os resumos que não estiverem rigorosamente de acordo com as normas serão automaticamente excluídos.
Trabalhos completos:
Serão selecionados até 20 trabalhos entre os que forem apresentados na Jornada para publicação na forma de e-book.
Os candidatos interessados em participar da seleção de artigos deverão enviar seus trabalhos completos até o dia 15 de janeiro de 2025. A seleção de trabalhos será feita pela comissão científica e o resultado será divulgado até o 10 de março de 2025.
Reserve essa data e participe!
Comissão organizadora
Relatos de pesquisa para discussão de projetos– resumos expandidos de alunos de mestrado que ainda não fizeram a qualificação de seus projetos.
Critérios para seleção dos trabalhos:
1 - O interessado deverá anexar, no ato da inscrição, um resumo expandido.
2 - Serão aceitos trabalhos individuais ou em coautoria com o(a) orientador(a) em uma das modalidades:
a) Comunicações para mesas temáticas – O resumo expandido deve conter de 2 a 4 mil caracteres (com espaço), não incluindo o título, as palavras-chave e a bibliografia com até 5 itens.
b) Relatos de pesquisa para discussão de projetos – O resumo expandido deve conter de mil a 2 mil caracteres (com espaço), não incluindo o título, as palavras-chave e a bibliografia com até 5 itens.
3 - Os resumos devem apresentar o tema, o problema, as questões de pesquisa, os objetivos, a fundamentação teórica, métodos/metodologia, resultados (parciais ou finais). O texto deve ser redigido em português; utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, justificado, margem esquerda e superior de 3cm, e direita e inferior de 2cm, e espaçamento de 1,5. O arquivo deve ser em formato .doc, .docx ou .rtf
4 - Os resumos que não estiverem rigorosamente de acordo com as normas serão automaticamente excluídos.
Trabalhos completos:
Serão selecionados até 20 trabalhos entre os que forem apresentados na Jornada para publicação na forma de e-book.
Os candidatos interessados em participar da seleção de artigos deverão enviar seus trabalhos completos até o dia 15 de janeiro de 2025. A seleção de trabalhos será feita pela comissão científica e o resultado será divulgado até o 10 de março de 2025.
Reserve essa data e participe!
Comissão organizadora