Palestrantes

Dra. Carla Freire Celedonio Fernandes. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Doutora em Ciências Naturais pela faculdade de Farmácia da Phillipps Universität Marburg, Alemanha (2007 - Convênio DAAD/CNPq/CAPES). Sua Tese, desenvolvida na área de proteínas carreadoras de medicamentos e xenobióticos, em parceria com o Instituto de Farmacologia e Toxicologia da Justus-Liebig Universität, Giessen, foi orientada pelo Prof. Dr. Ernst Petzinger, sob co-orientação dos Dr. Joachim Geyer e Joseph Krieglstein; Entre 2008 e 2012, exerceu atividades de docência do Ensino Superior nas áreas de Farmacologia e Toxicologia; Foi pesquisadora colaboradora do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro), quando integrou o grupo do Dr Rodrigo G Stabeli e Luiz Hildebrando Pereira da Silva e iniciou estudos voltados ao desenvolvimento de imunobiológicos para patologias tropicais (2009-2012); Ainda em 2009, foi contratada, para a realização de atividades de pesquisa, pelo Centro de Pesquisas em Medicina Tropical (Cepem). Entre os anos de 2010 e 2012, coordenou a Comissão de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Instituição; Entre 2011 e 2017, foi responsável pela coordenação das ações de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Rondônia. Como Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz, coordena atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Engenharia de Anticorpos da Fiocruz Rondônia e tem contribuído para a estruturação e implementação de atividades de pesquisa em biotecnologia na Fiocruz Ceará. Atua em projetos relacionados ao desenvolvimento de biofármacos e estratégias de diagnóstico aplicadas à patologias humanas. Na temática, utiliza, especialmente, nanocorpos de camelídeos como potenciais ferramentas. Ao longo dos últimos anos, tem contribuído para a formação de recursos humanos, tanto em nível de graduação, por meio da participação em Programas de Iniciação Científica (PIBIC - Ipepatro/CNPq, Fiocruz/CNPq e Fapero/CAPES), quanto na Pós-Graduação. Participou do Curso de Doutorado da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPGBionorte) e, atualmente, participa como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGbioexp) da Universidade Federal de Rondônia, Cursos de Mestrado e Doutorado, Renorbio e em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará.
Dra. Carla Freire Celedonio Fernandes
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Doutora em Ciências Naturais pela faculdade de Farmácia da Phillipps Universität Marburg, Alemanha (2007 - Convênio DAAD/CNPq/CAPES). Sua Tese, desenvolvida na área de proteínas carreadoras de medicamentos e xenobióticos, em parceria com o Instituto de Farmacologia e Toxicologia da Justus-Liebig Universität, Giessen, foi orientada pelo Prof. Dr. Ernst Petzinger, sob co-orientação dos Dr. Joachim Geyer e Joseph Krieglstein; Entre 2008 e 2012, exerceu atividades de docência do Ensino Superior nas áreas de Farmacologia e Toxicologia; Foi pesquisadora colaboradora do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro), quando integrou o grupo do Dr Rodrigo G Stabeli e Luiz Hildebrando Pereira da Silva e iniciou estudos voltados ao desenvolvimento de imunobiológicos para patologias tropicais (2009-2012); Ainda em 2009, foi contratada, para a realização de atividades de pesquisa, pelo Centro de Pesquisas em Medicina Tropical (Cepem). Entre os anos de 2010 e 2012, coordenou a Comissão de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Instituição; Entre 2011 e 2017, foi responsável pela coordenação das ações de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Rondônia. Como Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz, coordena atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Engenharia de Anticorpos da Fiocruz Rondônia e tem contribuído para a estruturação e implementação de atividades de pesquisa em biotecnologia na Fiocruz Ceará. Atua em projetos relacionados ao desenvolvimento de biofármacos e estratégias de diagnóstico aplicadas à patologias humanas. Na temática, utiliza, especialmente, nanocorpos de camelídeos como potenciais ferramentas. Ao longo dos últimos anos, tem contribuído para a formação de recursos humanos, tanto em nível de graduação, por meio da participação em Programas de Iniciação Científica (PIBIC - Ipepatro/CNPq, Fiocruz/CNPq e Fapero/CAPES), quanto na Pós-Graduação. Participou do Curso de Doutorado da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPGBionorte) e, atualmente, participa como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGbioexp) da Universidade Federal de Rondônia, Cursos de Mestrado e Doutorado, Renorbio e em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará.


Dr. Gustavo Batista de Menezes 
Cirurgião-Dentista formado pela UFMG em 2003. Mestre em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de MInas Gerais (2008). Possui Pós-doutorado em Patologia e Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Imunologia pela Universidade de Calgary, Canadá. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2015-2019). Diretor do Nikon Center of Excellence - Brazil e Diretor do Centro de Excelência BD Biosciences em Pesquisas Interdisciplinares. Diretor Científico da Maxillofacialtips e Investigador Principal do Center for Gastrointestinal Biology (ICB / UFMG). 


Dra. Juliana Pavan Zuliani 
Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (1997), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo/USP (2001) e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo/USP (2005) e especialização em Imagenologia-dento-maxilo-facial pela Universidade de Campinas/UNICAMP (2003). Ingressou em 2005 como Pesquisador do Instituto Butantan (PqC-I). Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública Adjunto I da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Rondônia) antigo Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (IPEPATRO) e Prof. Associado II do Dep. de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Além disso integra o quadro de docentes permanentes da Pós-graduação em Biotecnologia (PGBIONORTE) da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE BIONORTE), da Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia e da Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da FIOCRUZ-RJ. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo dos mecanismos pró-inflamatórios de venenos e toxinas isoladas de venenos animais e secreções de anuros e mecanismos anti-inflamatórios de produtos naturais. Líder do Diretório de grupos de pesquisa: Imunofarmacologia e Toxicologia de Componentes Bioativos Naturais e Inibidores.


Dra. Soraya dos Santos Pereira 
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Porto Velho (UNIPEC/RO), Mestrado e Doutorado em Biologia Experimental, com área de concentração em Biotecnologia aplicada a saúde, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, Unir. Pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz, Rondônia, onde integra o Laboratório de Engenharia de Anticorpos e desenvolve projetos de pesquisa voltados para produção de insumos biotecnológicos, a partir de nanocorpos de camelídeos, como estratégias para terapêutica e elaboração de metodologias alternativas para o diagnóstico, com ênfase às doenças virais e negligenciadas. Exerceu a docência no Ensino Superior (2007 -2015), com as disciplinas de biologia celular e molecular, e bioquímica. Integra o quadro de docentes da Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia e colabora com o programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PGBIONORTE) da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE BIONORTE). Participa ativamente na formação de recursos humanos, na região Norte, tanto em nível de graduação, por meio da participação em Programas de Iniciação Científica (CNPq, PIBIC e PIBITI Fiocruz/CNPq e Fapero/CAPES) e como co-orientadora de alunos de mestrado e doutorados do PGBIOEXP E PGBIONORTE. Tem experiência em biologia celular e molecular, produção de proteínas recombinantes, e, atua principalmente na produção de anticorpos policlonais, e monoclonais recombinantes, oriundos de camelídeos, para fins desenvolvimento de insumos aplicáveis no diagnóstico e elaboração de anti-venenos e anti-virais.