Proposta Pedagógica

Justificativa
A
infecção pelo HTLV-1/2 é endêmica em nosso meio. Estima-se que haja no mundo 5 a 10 milhões de indivíduos infectados, sendo as áreas de maior prevalência as Caribe, Japão, Oriente Médio, África Central e Brasil (Gessain e Cassar 2012).
Um levantamento feito em bancos de sangue do Brasil mostrou que as maiores soroprevalências ocorrem no Norte e Nordeste do país, mas no Rio de Janeiro, a soroprevalência é de 0.46% (Catalão- Soares 2005).
A despeito desta frequência, poucos profissionais de saúde apresentam experiência na orientação preventiva e no atendimento destes indivíduos. No Rio de Janeiro, somente a Fundação Oswaldo Cruz e o Hospital Universitário Pedro Ernesto apresentam profissionais qualificados ao atendimento multidisciplinar. Daí a necessidade de disseminar esta experiência para que um maior número de indivíduos infectados sejam atendidos na rede pública e/ou privada de saúde.

Objetivo Geral:
- Capacitar profissionais de saúde que atuam na rede pública de saúde e/ou nas Unidades Básicas de saúde no atendimento ao indivíduo infectado pelo HTLV-1/2

Objetivos educacionais/aprendizagem:
Ao final do curso, esperamos proporcionar ao profissional egresso:
- Conhecimento a respeito da rotina de atendimento ao indivíduo infectado pelo HTLV-1/2;
- Conhecimento sobre manejo das complicações mais relevantes da infecção pelo HTLV-1/2;
- Capacidade de aconselhar os indivíduos infectados sobre as formas de prevenção, visto que não há cura para esta infecção;
- Capacidade de realizar o atendimento inicial e reconhecer o paciente com indicação clínica para ser encaminhado ao serviço especializado.

Estrutura:
Abertura do Curso
Conferência 1 (30 minutos)
Mesa Redonda 1 (5 palestras com intervalo para Coffee Break ao término da 3 apresentação)
Debate (10 minutos)
Intervalo para almoço (45 minutos)
Mesa Redonda 2 (4 palestras)
Coffee Break
Conferência 2 (30 minutos)