Envio de Resumos

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO
Prazo de envio: 22/09/23


- Cada trabalho poderá ser inscrito uma única vez, ainda que haja distinções na autoria e instituições de filiação informadas;
- O autor principal (primeiro nome na lista de autores) deverá estar inscrito no evento e apresentar o trabalho científico. Somente na impossibilidade da sua participação, um coautor, também inscrito no evento, poderá apresentar. Essa substituição deverá ser comunicada à comissão científica, com antecedência de até cinco dias úteis do início do evento;
- O resumo deverá ser redigido de acordo com as normas gramaticais da  língua portuguesa ou inglesa;
- O título do trabalho deverá ser centralizado, em caixa alta, em negrito (Título), e fonte Arial, tamanho 12;
- O nome do autor e coautores (se houver), deverão estar alinhados à  direita, devendo constar o primeiro nome e último sobrenome, no mínimo,  sem abreviações, com a primeira letra dos nomes e sobrenomes em  maiúsculo.
- Indicar a filiação institucional e cidade/país de todos os  autores. Também se deve indicar o e-mail principal Fonte Arial, tamanho  11, em itálico;
- O corpo do texto deverá estar em parágrafo único, Fonte Arial, tamanho  12, justificado, contendo no mínimo 1200 caracteres e máximo de 2200, com espaço, em espaçamento simples.
- A estruturação do trabalho deve compreender os seguintes tópicos: Introdução, Objetivo(s), Materiais e  Métodos, Resultados, Conclusão. Cada item deverá  ser grafado em letras maiúsculas;
- O título do Resumo, nomes dos autores, titulação  não contarão como caracteres;
- Caso necessário, gênero e espécie de seres vivos deverão ser grafados conforme as normas internacionais.
- O Resumo não deverá conter citações bibliográficas, nem lista de referências bibliográficas.
- Os resumos qualificados serão avaliados e selecionados pela Comissão Científica;
- A  elaboração da apresentação do pôster, ou oral é de responsabilidade do inscrito e deve  seguir as seguintes indicações:
 
Pôster:
- Os pôsteres deverão conter obrigatoriamente os seguintes itens:  Introdução; Objetivo (s); Material e Métodos; Resultados e Conclusões; Agências financiadoras;
- Tamanho 90 x 120 cm;
- Todos os pôsteres deverão conter o logo do evento.

​Clique aqui para baixar um modelo de pôster 

Clique aqui para baixar um modelo de e-poster

Apresentação oral: 
- Os participantes selecionados para apresentação oral deverão, obrigatoriamente, apresentar também o trabalho na forma de pôster;
- Os participantes remotos, cujo resumo seja selecionado para apresentação oral, poderão apresentar o seu trabalho de forma virtual;
- Cada participante disporá, impreterivelmente, de 8 minutos para a apresentação e mais 2 minutos destinados à arguição; 
- A data e horário das apresentações orais serão divulgadas posteriormente; 
- O apresentador deverá construir sua apresentação em slides digitais (PPT). - A apresentação de slides deverá ser feita na língua portuguesa ou inglesa;
- Somente o apresentador poderá esclarecer os questionamentos do público e da Comissão Científica.
 
Os autores dos trabalhos manifestam, assumindo todas as  responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, a  veracidade das informações disponibilizadas, bem como do conteúdo do trabalho inscrito. Havendo direitos autorais atribuídos a terceiros, a devida  autorização poderá ser solicitada para publicação do material em  questão, sob penalidade prevista no art. 184 do Código Penal.