Apresentação

As equinococoses, conhecidas como hidatidoses, são doenças zoonóticas de distribuição mundial, causadas por tênias pertencentes ao gênero Echinococcus. Nas Américas do Sul e Central, ocorrem principalmente em comunidades rurais que desenvolvem atividades de agropecuária e de caça para subsistência. No Brasil, são consideradas zoonoses negligenciadas emergentes, sendo a Região Norte e a Região Sul as áreas com os maiores números de casos humanos. Dentre as espécies mais relatadas, o Echinococcus granulosus sensu lato (s.l.), causador da equinococose cística (EC), é considerado endêmico em partes da Região Sul e o Echinococcus vogeli, causador da equinococose neotropical (EN), na Região Norte. Por abordar doenças helmínticas muito importantes em termos de saúde humana e animal em todo o mundo, nossa jornada certamente inclui áreas multidisciplinares. Nesse contexto, temos o prazer em convidar a todos os mais variados especialistas interessados para participar conosco! #hidatidose2021
 
Acreditamos que este evento será uma troca de informações muito útil para enriquecimento das temáticas propostas, sobretudo frente ao cenário atual dessas doenças no Brasil e os desafios a serem superados!
 
O evento será realizado nos dias 08 e 09 de dezembro e será composto por conferências que visam fomentar discussões e participação de pesquisadores e estudantes. Em virtude da pandemia de Covid-19, o evento será realizado de forma remota, com transmissão pelo Canal IOC no Youtube.
 
Informações adicionais:
Início:14 horas, horário de Brasília – Brasil
Término: 17:15 horas, horário de Brasília – Brasil
Carga horária: 6 horas e 30 minutos (3 horas e 15 minutos por dia)
Hashtag da jornada: #hidatidose2021