Fundamentos teóricos e práticos

Justificativa:
O curso vem sendo aperfeiçoado desde 2009 quando surgiu para atender a demanda de profissionais que atuam com as áreas da cultura e da divulgação científica que necessitam complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático, fornecendo informações para elaboração e viabilização de programas e projetos, dos mecanismos de incentivo da esfera pública, e das estratégias de marketing e comunicação.
  
Objetivo Geral
Propõe a compreensão e reflexão sobre a elaboração de projetos e programas na interface dos temas de divulgação científica, artística e cultural. Visa complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático dos profissionais, fornecendo informações para elaboração e viabilização de programas e projetos, análise e compreensão do ambiente de mercado, dos mecanismos de incentivo, e das estratégias de marketing e comunicação.
 
Objetivos Educacionais/Aprendizagem 

Elaboração e viabilização de programas e projetos nos campos da divulgação científica, artística e cultural.
Estudo de viabilidade de projetos e identificação de cenários de risco
Planejamento, gestão, programação, produção, obtenção de financiamento através da análise e compreensão do ambiente de mercado, dos mecanismos de incentivo, das estratégias de marketing e comunicação e de editais de fomento.
 
Metodologia:
Conteúdo Programático
1- A elaboração do Projeto Cultural: da ideia à ação
2- Estudo de viabilidade de projetos culturais e de popularização da ciência
3- Captação de recursos: financiamento público e privado
4- Prestação de contas
 
Serão formados grupos de até 05 componentes que atuarão na escolha e elaboração de um projeto para apresentação ao final do curso.  Ao final de cada aula, os grupos se reúnem por 01 hora para discutir o projeto e elaborar as atividades para concluí-lo.

Avaliação: 
Será realizada a apresentação final dos trabalhos no dia 14 de agosto, atividade de avaliação final do curso. Todos os alunos devem participar do desenvolvimento e  apresentação do projeto. O interesse e contribuição ao longo das aulas e oficinas também serão critérios para avaliação dos alunos.