Organização

Regime de funcionamento

Modalidade semipresencial: dois encontros gerais de 20 horas, divididos em turnos de quatro horas presenciais e/ou remotas (atividades síncrona e assíncrona) com todos os docentes do programa, e 20 horas divididas em quatro encontros por nucleadoras com os seus docentes; mais 20 horas de encontros, por módulos com docentes envolvidos na temática. Carga horária total do Curso - 80h

Estrutura curricular

O currículo é compreendido como uma construção social desenvolvido em três movimentos grupais inter-relacionados, conforme objetivos expressos no item anterior.
Cada movimento mostrado na imagem acima compreende um agrupamento de temas que articulam fundamentos, saberes e práticas docentes de maneira dinâmica e reflexiva.

Momento geral - 40 horas - durante as quais serão articulados fundamentos, saberes e práticas docentes em um marco de referência, uma visão ampla de educação como ação social, a intencionalidade da proposta pedagógica do Programa, os aportes teóricos que subsidiam a matriz curricular, o método de ensino-aprendizagem e o processo de avaliação, sedimentando um referencial pedagógico comum, para o exercício da docência superior na área da saúde na RENASF.

Momento de cada nucleadora - 20 horas - para ser reafirmado, revisitado e sedimentado o referencial pedagógico comum, aprofundar os aportes teóricos que subsidiam a proposta curricular, o método de ensino-aprendizagem e o processo de avaliação do programa, a crítica do docente na e sobre a sua prática pedagógica na nucleadora, a busca de caminhos para constituir uma aprendizagem significativa, a interdisciplinaridade, a interprofissionalidade, as trocas de experiência e um ensino comprometido com a qualidade do Programa.

Momento dos docentes - por módulo - 20 horas - para aprofundamento dos aportes teóricos que subsidiam a proposta curricular, o método de ensino-aprendizagem e o processo de avaliação do Programa, sedimentando um referencial pedagógico comum, a reflexão crítica do docente na e sobre a sua prática pedagógica no módulo, caminhos para estabelecer uma aprendizagem significativa, análise e realinhamento conjuntos do material pedagógico dos módulos, considerando a articulação com o projeto do curso, a coerência e a clareza textuais e, sobretudo, a avaliação dos mestrandos da turma anterior, com vistas a um ensino comprometido com a qualidade do Programa.

Metodologia

As metodologias ativas serão prioritárias, porque são opções do próprio programa da RENASF e possibilitam atitudes interdisciplinares, planejamento conjunto, participação ativa e compartilhada entre professores, e professores e discentes, fazendo-os criadores e constituintes de suas formações. Os docentes nesta proposta são facilitadores da aprendizagem, em atividades individuais, pequenos grupos e momentos coletivos, exercitando o próprio pensamento crítico, na e sobre a prática docente, e colaborando para que os estudantes exercitem. Para que isto aconteça, as estratégias utilizadas vão privilegiar a problematização, a história de vida, a prática e o saber docente.

Sistema de Avaliação

A ideia de avaliação é compreendida como uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, resistências e dificuldades, bem assim possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. É o que norteará este curso, exigindo, assim, que se analisem todos os momentos vividos, a qualidade das ações desenvolvidas e o sentir das pessoas envolvidas. Para reorientar o processo formativo dos docentes, serão considerados todos os trabalhos individuais e em grupo realizados durante o curso; autoavaliação, avaliação grupal e uma avaliação no final de cada momento. Para efeito de certificação, serão considerados dois aspectos: participação mínima de 75% e uma produção escrita narrando a experiência formativa.