Programação

Período de realização: novembro de 2020 a fevereiro 2021

Carga horária: 42 horas

Horário: 14hs - 18hs

Dia da semana: Quinta-feira

Público alvo: Docentes de todas as unidades da FICORUZ, Escolas e Centros Formadores das Redes de Formação em Saúde Pública (REDEscola), Rede de Escolas Técnicas do SUS, Escolas de Saúde Pública do CONASS, RENASF, Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, Rede Latino-americana de Escolas de Saúde Pública, professores universitários, estudantes de pós-graduação e profissionais de saúde envolvidos com o tema.
Serão realizados sete seminários no formato Webinário por meio do canal Vídeo Saúde na Fiocruz (https://www.youtube.com/c/videosaudedistribuidoradafiocruz).
Para integralizar a carga horaria total de 42 horas, serão recomendados textos e vídeos a serem disponibilizados em um repositório no Google drive.
Serão conferidos certificados de curso livre em nível de atualização aos que frequentarem 75% das sessões. Haverá um mecanismo de aferição de frequência. 
Inscrições gratuitas.



Seminários Interdisciplinares
 
19/11/2020 – Formação, Trabalho e Identidade Docente
Palestrantes: Tânia Celeste Matos Nunes (FIOCRUZ), Gustavo de Oliveira Figueiredo (Instituto NUTES/ UFRJ), Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes (UFBA).
Coordenação: Cristina Guillan (FIOCRUZ)
Debatedora: Yansy Delgado Orrillo (Instituto NUTES/ UFRJ)
 
Ementa
 A formação docente como prioridade institucional. Apresentação de resultados parciais do projeto com a análise dos grupos focais da pesquisa sobre identidade, trabalho e formação de docentes.  Relações entre formação, trabalho e identidade docente na área da saúde; Análise comparativa da revisão bibliográfica sobre o tema.
 
26/11/2020 - Contribuições das Ciências Sociais e Humanas para a Formação e o Trabalho Docente.  
Palestrantes: Carlos Roberto Jamil Cury (Professor Emérito UFMG), Marilia Gabriela de Menezes Guedes (Cátedra Paulo Freire UFPE) Marcia Angela da Silva Aguiar (CE/ UFPE).
Coordenação: Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes (UFBA)
Debatedor: Gustavo de Oliveira Figueiredo (Instituto NUTES/ UFRJ)
 
Ementa
Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. Os aportes de Paulo Freire com a pedagogia do oprimido e a pedagogia da esperança. Hegemonia, contra-hegemonia e conscientização de educadores/as nas políticas educacionais brasileiras.
 
03/12/2020 - O Caráter Interdisciplinar da Educação: Interseções entre Cultura, Psicologia e Artes.
Palestrantes: Álamo Pimentel (UFSB), Richarlls Martins (FIOCRUZ / UFRJ), Santiago Estaún Ferrer (Prof. Emérito Dept. Psicologia da Educação/ Universitat Autónoma de Barcelona).
 
Coordenação: Gustavo de Oliveira Figueiredo (Instituto NUTES/ UFRJ).
Debatedora: Valentina Carranza Weihmuller (Instituto NUTES/UFRJ).
 
Ementa
O caráter interdisciplinar da educação e a potência das interações entre a cultura, a psicologia e as artes. Arte e direitos humanos na educação. Sujeitos e subjetividades nos espaços/tempos contemporâneos. Liberdade, criatividade e imaginação na produção sócio-histórica da diversidade cultural.
 
10/12/2020 – Formação e Trabalho em Saúde no Brasil: Perspectiva Histórica e Interconexões com a Reforma Sanitária Brasileira
Palestrantes: Tânia Celeste Matos Nunes (FIOCRUZ), Márcia Teixeira (ENSP/FIOCRUZ), Jairnilson da Silva Paim (UFBA).
Coordenação: Vera Lucia Kodjaoglanian (UFRN)
Debatedor: Sebastian Tobar (FIOCRUZ/CRIS)
 
Ementa
Formação para o trabalho em saúde no Brasil. Aspectos históricos e projetos estruturantes da face pedagógica do Sus. Redes como espaço de organização e diálogo das práticas pedagógicas entre docentes e com os movimentos sociais.  Ciclos de transformações sócio econômicas e seus principais impactos no mundo do trabalho e nas atividades educativas. Reforma sanitária brasileira, com ênfase nos aspectos relacionados à educação em saúde.
 
17/12/2020 – Decolonialidade e o Cotidiano na Sala de Aula: Etnografia como Possibilidade nos Debates sobre Preconceito, Gênero e Raça.
Palestrantes: Álamo Pimentel (UFSB), Roberta Gondim (ENSP/FIOCRUZ), José Inácio Motta (ENSP/FIOCRUZ)
Coordenação: Carlos Henrique Paiva (COC/FIOCRUZ)
Debatedora: Ana Lúcia Nunes de Sousa (Instituto NUTES/UFRJ)
 
Ementa
 Atitude etnográfica na sala de aula. Decolonizando os processos de ensino. A alteridade nas condições de educadores e educandos; Interpretação dos cenários na pesquisa em educação. Decolonialidade e racismo: a produção de vidas vulnerabilizadas. Gênero e sexualidades ancoradas no feminismo e na Teoria Queer: uma análise da produção dos corpos que interessam. 
 
28/01/2021 – Educação Permanente em Saúde: Fundamentos, História, Atualizações e Perspectivas.
Palestrantes: Mario Rovere (Escola de Saúde Pública de Buenos Aires) José Inácio Jardim Motta (ENSP/FIOCRUZ), Isabela Cardoso (ISC/ UFBA).
Coordenação: Eliana Claudia Ribeiro (UFRJ)
Debatedor: Sebastian Tobar (FIOCRUZ/CRIS)
 
Ementa
 Aspectos históricos e bases conceituais. Experiência brasileira da educação permanente em saúde como política pública, avanços e dificuldades. A potência da Educação Permanente como ferramenta de transformação das práticas, políticas e gestão dos serviços públicos de saúde. As revisões e perspectivas da política e a proposta de construção de indicadores.
 
04/02/2021 – Educação e Desigualdades no Mundo Contemporâneo
Palestrantes: Naomar de Almeida Filho (UFBA/USP), Gustavo de Oliveira Figueiredo (Instituto NUTES/ UFRJ), Silke Weber (Professora Emérita da UFPE).
Coordenação: Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes (UFBA)
 
Ementa
Desigualdades sociais, econômicas e culturais: desafios para a educação. Críticas ao discurso neoliberal e a defesa da Democracia. Políticas públicas para o enfrentamento das iniquidades. Resistência e ação coletiva por justiça social e econômica. Educação transformadora, formação política e cidadania crítica.
Conferência – A contribuição da pesquisa para a docência
Conferencista: Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)
Coordenação: Tânia Celeste Matos Nunes (FIOCRUZ)