Ementa
Promover o diálogo dos alunos com agenda emergente da história da saúde, da tecnologia e da medicina e inseri-los em conexões e grupos de pesquisa internacionais.
Objetivo Geral: Apresentar e discutir as intersecções, tensões e incorporações entre medicina, tecnologia e ambiente a partir de perspectivas inovadoras da história e das ciências sociais. Temas de crescente relevância nas agendas acadêmica, política e social, o desenvolvimento e incorporação de tecnologias à prática médica, as interações entre saúde e meio ambiente e as novas espacialidades da doença têm sido discutidos de forma crescente pela historiografia, em movimentos que situam fenômenos contemporâneos em processos históricos mais amplos e longevos e indicam novas chaves analíticas. O curso discutirá o tensionamento entre as concepções médicas orientadas pelo desenvolvimento tecnológico e as perspectivas que ressaltam as interações ecológicas e a dimensão ambiental dos adoecimentos e dos cuidados, além de suas intersecções com a saúde global. O objetivo da Escola é, também, conectar os professores e alunos da Universidade de Johns Hopkins com os professores e alunos do PPGHCS e dos demais Programas da COC para um intercâmbio de agendas e experiências acadêmicas e planejar futuras colaborações.
Metodologia: As aulas serão divididas em partes iguais de 1 hora de duração cada. Nas duas primeiras horas haverá a exposição dos 2 professores responsáveis pelo tema seguido de discussão e conversa com os alunos. Para cada aula serão recomendadas 2 leituras e serão utilizados recursos audiovisuais. A avaliação será realizada na segunda parte da última aula. Haverá tradução simultânea
Estrutura:
Aula 1: Ecologias Insubmissas no Plantationoceno: Ciências e Saúde no Sul Global / Unruly Ecologies in the Plantationocene: Science and Health in the Global South
Objetivo Geral: Apresentar e discutir as intersecções, tensões e incorporações entre medicina, tecnologia e ambiente a partir de perspectivas inovadoras da história e das ciências sociais. Temas de crescente relevância nas agendas acadêmica, política e social, o desenvolvimento e incorporação de tecnologias à prática médica, as interações entre saúde e meio ambiente e as novas espacialidades da doença têm sido discutidos de forma crescente pela historiografia, em movimentos que situam fenômenos contemporâneos em processos históricos mais amplos e longevos e indicam novas chaves analíticas. O curso discutirá o tensionamento entre as concepções médicas orientadas pelo desenvolvimento tecnológico e as perspectivas que ressaltam as interações ecológicas e a dimensão ambiental dos adoecimentos e dos cuidados, além de suas intersecções com a saúde global. O objetivo da Escola é, também, conectar os professores e alunos da Universidade de Johns Hopkins com os professores e alunos do PPGHCS e dos demais Programas da COC para um intercâmbio de agendas e experiências acadêmicas e planejar futuras colaborações.
Metodologia: As aulas serão divididas em partes iguais de 1 hora de duração cada. Nas duas primeiras horas haverá a exposição dos 2 professores responsáveis pelo tema seguido de discussão e conversa com os alunos. Para cada aula serão recomendadas 2 leituras e serão utilizados recursos audiovisuais. A avaliação será realizada na segunda parte da última aula. Haverá tradução simultânea
Estrutura:
Aula 1: Ecologias Insubmissas no Plantationoceno: Ciências e Saúde no Sul Global / Unruly Ecologies in the Plantationocene: Science and Health in the Global South
Professores Nicole Labruto (JHU) e André Felipe Cândido da Silva (PPGHCS/COC)
Aula 2: Entre a inovação e a desigualdade: tecnologias médicas e cuidados de saúde no Brasil e nos Estados Unidos / Between innovation and inequity: medical technologies and health care in Brazil and the United States.
Professores: Jeremy Greene (JHU) e Luiz Alves (PPGHCS/COC)Aula 3: Regulando a Saúde Internacional: Desigualdades, Assimetrias e Respostas às Epidemias (séculos XIX e XX) / Regulating International Health: Inequalities, asymmetries and responses to epidemics (19th and 20th Centuries)
Professores Alexander White (JHU) e Gilberto Hochman (PPGHCS/COC)Aula 4: Urbanização e espacialidades da saúde no século XX/ Urbanization and health spatialities in the 20th century
Professores Graham Mooney (JHU) e Gabriel Lopes (PPGHCS/COC)Aula 5: Workshop Medicina, Tecnologia e Ambiente: perspectivas sócio-históricas e trabalho final em grupo – alunos e professores