Descrição do Curso

A Socianálise é uma metodologia de pesquisa-ação, ministrada por Christiane Gilon e Patrice Ville, Socianalistas, Professores e Pesquisadores da Universidade Paris 8, com larga experiência em intervenções socianalíticas em vários países, os quais destacam a Metodologia de Socianálise com interface em diferentes áreas de conhecimento, visando contribuir para estabelecer o diálogo, a inclusão social dos atores e o consenso que permita o alcance das metas propostas em projetos multidisciplinares no campo da saúde. Neste curso, o campo de abrangência dessa metodologia, incluem-se as Epistemologias do Sul como grandes aliadas nas ações que exigem reflexão acerca das características de construções epistêmicas que contribuam para o alargamento dos horizontes de experiências, de práticas sociais e de políticas alternativas. Neste sentido, convidamos a Prof. Dra. Inês Barbosa de Oliveira, colaboradora da equipe do professor Boaventura de Sousa Santos da Universidade de Coimbra que se dedica a escrever obras, a dar palestras no Brasil e na França e a coordenar a linha de pesquisa sobre o tema na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, aliar essas áreas do conhecimento, nessa teia que envolve a Saúde no Brasil, possibilitará uma discussão sobre seus pressupostos básicos: hierarquização, equidade, regionalização, cuja fragilidade será discutida à luz da metodologia de Socianálise e das Epistemologias do Sul.

Objetivo Geral
Apresentar os princípios das Epistemologias do Sul e da Metodologia Socianalítica aplicados a projetos multidisciplinares da área da Saúde visando introduzir pressupostos teóricos na construção do conhecimento e no dispositivo metodológico de intervenção em campo.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se que a partir dessa experiência teórica e de campo a Metodologia Socianalítica permita a articulação de atores de diferentes áreas de conhecimento; que contribua para estabelecer o diálogo, a inclusão social e o consenso que permita o alcance das metas propostas em projetos multidisciplinares.

Metodologia
Aulas expositivas, dinâmicas de grupo; observação participante e exposição de pesquisação em roda de conversa sobre a definição de temas relevantes, apresentados pelo grupo e aplicados na Intervenção Socianalítica, serão unificados à discussão do Estudo de Caso.

Avaliação
É obrigatória a frequência (mínima de 75%) e ter participação efetiva nas metodologias de integração, observação participante e pesquisação. 

Certificação
Será enviado por e-mail um certificado aos alunos que atenderem aos critérios de avaliação

Programação

4/11 -  Palestras de abertura do Curso

10h às 13h – Abertura (Salão internacional da ENSP).
13h às 14h - Almoço.
14h às 17h – Fundamentação teórica das epistemologias do Sul no olhar da Saúde.

5/11 – Conceitos fundamentais em Socianálise
10h às 13h – Os três “i” formação profissional: intervenção, implicação, instituição.
13h às 14h – Almoço.
14h às 17h – Os analisadores em Socianálise.

6/11 -  Socianálise: método de intervenção em projetos multidisciplinares em Saúde
10h às 13h - Construção do dispositivo socianalítico em Saúde.
13h às 14h - Almoço.
14h às 17h - Dinâmica socianalítica para identificar o Estudo de Caso.

7/11 – Epistemologias do Sul
10h às 13h - Relações entre as Epistemologias do Sul e a Socianálise: contribuições e desafios para Saúde.
13h às 14h - Almoço.
14h às 17h - Relações entre as Epistemologias do Sul e a Socianálise: contribuições e desafios para Saúde.

8/11 – Epistemologias do Sul e Socianálise
10h às 13h -  Assembleia Socianalítica/Roda de conversa.
13h às 14h – Almoço.
14h às 17h – Assembleia Socianalítica.

Local de realização do Curso

Dia 04/11 (manhã) - Salão internacional da ENSP
Dia 04 (tarde) à 08/11 - Auditório Farmanguinhos

OBS: Durante a realização do curso haverá tradução Francês/Português.