Programação

Data: 18 e 19 de setembro de 2023
Local: Auditório Maria Deane > Pavilhão Leonidas Deane > Instituto Oswaldo Cruz > Fundação Oswaldo Cruz: Avenida Brasil, 4365- Manguinhos - Rio de Janeiro

 
Dia 18/09/23
-Auditório- -Área Externa-
8h Credenciamento (Hall)
08:30h Abertura solene
9h: O jogo de mesa e os paradigmas de aprendizagem para a saúde do século XXI  
Conferência de Arnaldo V. Carvalho
Pausa - 10h-10:30h
10:30h: Mesa temática: Da bancada para a divulgação científica com jogos de tabuleiro (Carolina Spiegel, Tania Zaverucha e Leonardo Abreu), Mediação Renata Maia
 
Almoço (12-13h)
 
15h: Mesa temática: Letramento lúdico e projetos em saúde e biologia Clever Pinto (IFAM-AM), Erich Mariano (Lapezc-UFCG)*, Leonardo Costa (IFRJ), Mediação Cynthia Dias
 
16:30h Encerramento do primeiro dia.
10-16:30h Jogos (protótipos/playtests e  repertórios
 
10H-11:50H, Tenda 1: Jogo: Cytosis
 
10H-11:50H, Tenda 2: Jogo: Lockdown: Todos contra o vírus
 
 
Pausa: 11:50-13H
 
13H-14:50H, Tenda 1
Jogo: Semeando o cuidado
 
13H-14:50H, Tenda 2
Jogos: Tetralogia da Arbovirose
 
15H-16:30H, Tenda 1
Jogo: PreventHIVo
 
15H-16:30H, Tenda 2
Jogos: Peptides + Virulence
*convidados sujeitos a confirmação


Dia 19/09/23
-Auditório- -Área Externa-
9h Mesa: O poder da ludicidade na educação e divulgação científica, com Sidcley Lira (Ciência Explica) e Thaís Sanches (Thaisplicando)*. Mediação Rafaela Bruno
 
 
Pausa - 10-10:30h
 
11:00h Mesa temática: Ludus Magisterium como rede de aprendizagem docente: experiências dos pesquisadores e docentes em saúde e biologia: com Suellen Oliveira (Espaço Ciência Viva),  Ralph Gomes (Rede Mun. Niterói). Mediação Pedro Vitiello (Joga Mitá)
 
12h-13h Almoço
15h: Mesa temática: Ensino lúdico nas escolas técnicas de saúde: perspectivas  (Silvanir Souza (IFBA)*, Simone Ribeiro (EPSJV/Fiocruz), Bárbara Oliveira (IFRJ/IOC Fiocruz), Mediação: Eduardo Caio
*convidada externa
16:30h: Atividade final / Encerramento
 
9H-16H Jogos (protótipos/playtests e  repertórios
 
9H-11H, Tenda 1:
Jogo: Ciclo do Poder
 
9H-11H, Tenda 2:
Jogo: Pandemic
 
 
 
Pausa - 11H-14H
 
14H-16H, Tenda 1
Projeto: Através das águas
 
14H-16H, Tenda 2
Jogo: De olhos bem abertos
 

Descrição das atividades
Auditório
Conferência de Abertura: O jogo de mesa e os paradigmas de aprendizagem para a saúde do século XXI
O educador Arnaldo V. Carvalho oferece um panorama do universo de jogos de tabuleiro, sua cultura lúdica e as perspectivas para a promoção da saúde no cenário brasileiro do século XXI
 
Da bancada para a divulgação científica com jogos de tabuleiro
Profissionais que atuam diretamente em pesquisa laboratorial conversam sobre suas trajetórias na direção de utilizarem jogos como ferramenta de formação promoção e divulgação científica
 
Letramento lúdico e projetos em saúde e biologia
Portadores de uma linguagem própria, a cultura dos jogos de tabuleiro e seu sucesso em educação dependem de letramento. Entenda mais sobre o que é o letramento lúdico e conheça iniciativas impactantes sobre o tema.
O poder da ludicidade na educação e divulgação científica
Dois renomados profissionais, dedicados à construção de metodologias lúdicas no ensino de ciências e divulgação científica, ilustram os conceitos, desafios e estratégias.
 
Mesa Temática: Ludus Magisterium como rede de aprendizagem docente: experiências dos pesquisadores e docentes em saúde e biologia
Desde 2019 uma rede interdisciplinar tem facilitado uma série de propostas em educação e divulgação científica, através da articulação de seus membros educadores. Conheça a Ludus e as experiências de alguns de seus membros a atuar na área de saúde e biologia
 
Mesa temática: Ensino lúdico nas escolas técnicas de saúde: perspectivas
Professores da área conversam sobre o futuro da educação em saúde e biologia com utilização de jogos de tabuleiro.
 

 
 
 
Área externa (Tendas): Práticas lúdicas!
Onde os jogos efetivamente acontecem, divertem e ensinam! O ambiente é produzido por meio de tendas equipadas com mesas e cadeiras. Serão oferecidas partidas de jogos comerciais e não comerciais temáticos, partidas de playtest e mostra de protótipos.
 
Os jogos e quem apresenta:
 
  1. PreventHIVo: um jogo sobre HIV/AIDS - criado pela Prof. Sylvia Teixeira, do Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular - IOC
 
  1. Ciclo do Poder: Em desenvolvimento por cientistas mulheres de áreas distintas da Fiocruz, o jogo diverte enquanto constrói diálogos sobre o ciclo hormonal feminino. Autoras: Renata Maia e Rafaela Bruno (LABIMI/IOC), Tania Zaverucha (LIMP/IOC), Carolina Spiegel (UFF/IOC), Cynthia Dias (EPSJV).
 
  1. Lockdown: Todos contra o Vírus: Criado pelo casal de biólogos Clever Pinto e Fernanda Leone em meio à Pandemia por COVID-19. O jogo, em estilo eurogame, utiliza mecanismos econômicos modernos para desafiar os jogadores a garantirem sua saúde individual e coletiva em um período de isolamento social por Pandemia.
 
  1. A Tetralogia da Arbovirose: Com a liderança do biólogo e game designer Ralph Gomes, em parceria com Renata Maia, Rafaela Bruno e Arnaldo V. Carvalho, quatro jogos em estilo “Print & Play” utilizam premissas de design contemporâneas para informar e sensibilizar os jogadores quanto ao ciclo do mosquito e à importância dos cuidados domésticos preventivos no combate à proliferação do Aedes egypti.
 
  1. Semeando o Cuidado: Jogo cooperativo, com o objetivo de disseminar a importância dos saberes populares sobre Plantas Medicinais. Elaborado dentro do projeto Educação Popular: Semeando o cuidado e fortalecendo o direito à saúde, desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fundação Oswaldo Cruz. Apresentado por Cynthia Dias e Simone RIbeiro, que fizeram parte da equipe desenvolvedora.
 
  1. Cytosis: apresentado por Leonardo Costa do IFRJ, é um jogo comercial lançado no exterior pela Genius Games, especializada em jogos com temática científica. Com mecanismo de alocação de trabalhadores que ocorre dentro de uma célula humana, ele utiliza design moderno para ensinar citologia de forma dinâmica e divertida.
 
  1. Projeto Lúdico de RPG: “Alice no País das Pandemias”, da Prof. Paula Abreu, é um projeto com diversos jogos, incluindo RPG de mesa, digital e livro-jogo, e se propõe através das narrativas atuar no campo de divulgação científica em saúde. O projeto faz parte do Grupo de pesquisa em Química Medicinal, Educação e Divulgação científica – GEQMED.
 
  1. Peptides e Virulence: Dois jogos rápidos da Genius Games para utilizar em sala de aula! Jogos apresentados por Clarice Braúna (UERJ) e Leonardo Ramos (Ludifique)
 
  1. “Colonizando” e “De olhos bem abertos”: Criações da Prof. Suellen Oliveira, está sendo desenvolvido e testado junto ao Espaço Ciência Viva.
 
  1. Pandemic: O aclamado jogo de tabuleiro Pandemic, apresentado como inspiração para jogos relacionados ao combate a endemias, epidemias e pandemias. Por
 
OBS:
A participação efetiva nas experiências com jogos está sujeita a ordem de chegada e ao comprometimento dos interessados em viver a experiência completa. A apreciação externa é livre.