Apresentação
O curso visa sensibilizar os docentes, pesquisadores, servidores e discentes da Fiocruz Bahia sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, bem como dar-lhes ferramentas conceituais e práticas de como fazer Divulgação científica das suas pesquisas.
O público-alvo é composto por servidores, docentes/pesquisadores e estudantes de pós-graduação, iniciação científica e apoio técnico da Fiocruz Bahia.
Trata-se de um curso semipresencial, com carga horária total de 69 horas/aula, sendo 9 horas presenciais e 60 horas a distância, que podem ser completadas nos dias e horários preferidos pelos alunos e alunas, ao longo dos meses de agosto e outubro de 2019.
O curso será composto de dois módulos. O primeiro módulo visa despertar para questões gerais da Divulgação Científica. No módulo 2, serão oferecidos guias práticos que visam dar ferramentas para uma melhor comunicação entre pesquisadores e os diversos públicos, por meio de distintas ferramentas.
ESTRUTURA:
Módulo 1: Reflexões e provocações
Divulgação científica no Brasil
Divulgar ciência é um dever do cientista
Divulgação científica na era da informação
Divulgar faz bem ao cientista... e à própria ciência
Universidade das Crianças: uma iniciativa inspiradora
Módulo 2: Guias práticos
Como escrever um texto de divulgação científica
Como fazer um vídeo de divulgação científica
Como usar as mídias sociais para fazer divulgação científica
Como fazer uma apresentação de divulgação científica
Como fazer um evento de rua de divulgação científica
Como falar com jornalistas sobre sua pesquisa
Como fazer divulgação científica para adolescentes
Como fazer divulgação científica para crianças
Como falar com o público sobre temas polêmicos de ciência
Como interagir com o assessor de imprensa
Como avaliar seu projeto de divulgação científica
PRÉ-REQUISITOS: Ensino médio completo
APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS:
A carga horária poderá ser aproveitada pelos discentes da pós-graduação como atividade extracurricular nos programas de pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado, conforme regimento de cada programa.
Para os estudantes do PGBSMI, poderá ser aproveitado como curso com a duração mais de 40 horas, totalizando 2 créditos
Para os estudantes do PGPAT, serão aproveitadas 34 horas, relativas ao limite de 2 atividades de 17 horas para a realização de cursos de longa duração.
PÚBLICO-ALVO:
Estudantes do IGM: Pós-graduação, Apoio Técnico e Iniciação Científica
Docentes/Pesquisadores do IGM
Servidores do IGMLOCAL DE REALIZAÇÃO:
As atividades presenciais ocorrerão no Auditório do Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia.
JUSTIFICATIVA:
No cenário atual das fake news, da descrença no pensamento científico e nas evidências científicas e dos cortes de recursos públicos destinados à pesquisa científica em vários países do mundo, a ciência enfrenta o desafio de dar maior visibilidade, ao público geral e aos tomadores de decisão, a sua importância para o desenvolvimento. Além de ser uma responsabilidade social dos cientistas, a divulgação científica se tornou, também, uma questão de sobrevivência.
Com a preocupação de empoderar os cientistas, estudantes de pós-graduação e iniciação científica da Fiocruz Bahia, estará disponível o Curso de Introdução à Divulgação cientifica, resultado de uma iniciativa da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com o apoio do Campus Virtual Fiocruz. Visa facilitar o cumprimento da orientação da Câmara Técnica de Educação da instituição de promover a exposição de todos os alunos da Fiocruz a temas transversais da educação em Ciência e Tecnologia, entre os quais a comunicação pública da ciência.
OBJETIVO GERAL:
O curso visa sensibilizar os docentes, pesquisadores, servidores e discentes da Fiocruz Bahia sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, bem como dar-lhes ferramentas conceituais e práticas de como fazer Divulgação científica das suas pesquisas.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS:
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o percurso histórico da divulgação científica no mundo e no Brasil.
• Reconhecer a importância de manter um diálogo com a sociedade.
• Utilizar ferramentas conceituais e práticas para realizar ações de Divulgação científica.
Compreender a importância de manter um diálogo próximo com a sociedade;
Perceber a divulgação científica como parte integrante de suas atividades como pesquisador(a);
Planejar e executar atividades de divulgação científica em diferentes formatos e voltadas a públicos diversos.
METODOLOGIA:
Trata-se de um curso semipresencial, com carga horária total de 69 horas/aula, sendo 9 horas presenciais e 60 horas a distância, que podem ser completadas nos dias e horários preferidos pelos alunos e alunas, ao longo dos meses de agosto a outubro de 2019, conforme o seguinte cronograma:
CRONOGRAMA:
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 03 DE JULHO A 12 DE AGOSTO DE 2019
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: 16 DE AGOSTO DE 2019 – 09 às 12 horas (3 horas)
INÍCIO DA OFERTA: 26 DE AGOSTO DE 2019
FIM DA OFERTA: 26 DE OUTUBRO DE 2019
SEGUNDO PRESENCIAL: 28 DE OUTUBRO DE 2019 – 09 às 12 / 14 às 17 (6 horas)
TOTAL: 9 horas presenciais.
AVALIAÇÃO:
Avaliação: Avaliação Formativa ao longo de cada unidade.
Certificação: Certificado emitido após computo geral das avaliações formativas de cada módulo e nota superior a 70.
O público-alvo é composto por servidores, docentes/pesquisadores e estudantes de pós-graduação, iniciação científica e apoio técnico da Fiocruz Bahia.
Trata-se de um curso semipresencial, com carga horária total de 69 horas/aula, sendo 9 horas presenciais e 60 horas a distância, que podem ser completadas nos dias e horários preferidos pelos alunos e alunas, ao longo dos meses de agosto e outubro de 2019.
O curso será composto de dois módulos. O primeiro módulo visa despertar para questões gerais da Divulgação Científica. No módulo 2, serão oferecidos guias práticos que visam dar ferramentas para uma melhor comunicação entre pesquisadores e os diversos públicos, por meio de distintas ferramentas.
ESTRUTURA:
Módulo 1: Reflexões e provocações
Divulgação científica no Brasil
Divulgar ciência é um dever do cientista
Divulgação científica na era da informação
Divulgar faz bem ao cientista... e à própria ciência
Universidade das Crianças: uma iniciativa inspiradora
Módulo 2: Guias práticos
Como escrever um texto de divulgação científica
Como fazer um vídeo de divulgação científica
Como usar as mídias sociais para fazer divulgação científica
Como fazer uma apresentação de divulgação científica
Como fazer um evento de rua de divulgação científica
Como falar com jornalistas sobre sua pesquisa
Como fazer divulgação científica para adolescentes
Como fazer divulgação científica para crianças
Como falar com o público sobre temas polêmicos de ciência
Como interagir com o assessor de imprensa
Como avaliar seu projeto de divulgação científica
PRÉ-REQUISITOS: Ensino médio completo
APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS:
A carga horária poderá ser aproveitada pelos discentes da pós-graduação como atividade extracurricular nos programas de pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado, conforme regimento de cada programa.
Para os estudantes do PGBSMI, poderá ser aproveitado como curso com a duração mais de 40 horas, totalizando 2 créditos
Para os estudantes do PGPAT, serão aproveitadas 34 horas, relativas ao limite de 2 atividades de 17 horas para a realização de cursos de longa duração.
PÚBLICO-ALVO:
Estudantes do IGM: Pós-graduação, Apoio Técnico e Iniciação Científica
Docentes/Pesquisadores do IGM
Servidores do IGMLOCAL DE REALIZAÇÃO:
As atividades presenciais ocorrerão no Auditório do Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia.
JUSTIFICATIVA:
No cenário atual das fake news, da descrença no pensamento científico e nas evidências científicas e dos cortes de recursos públicos destinados à pesquisa científica em vários países do mundo, a ciência enfrenta o desafio de dar maior visibilidade, ao público geral e aos tomadores de decisão, a sua importância para o desenvolvimento. Além de ser uma responsabilidade social dos cientistas, a divulgação científica se tornou, também, uma questão de sobrevivência.
Com a preocupação de empoderar os cientistas, estudantes de pós-graduação e iniciação científica da Fiocruz Bahia, estará disponível o Curso de Introdução à Divulgação cientifica, resultado de uma iniciativa da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com o apoio do Campus Virtual Fiocruz. Visa facilitar o cumprimento da orientação da Câmara Técnica de Educação da instituição de promover a exposição de todos os alunos da Fiocruz a temas transversais da educação em Ciência e Tecnologia, entre os quais a comunicação pública da ciência.
OBJETIVO GERAL:
O curso visa sensibilizar os docentes, pesquisadores, servidores e discentes da Fiocruz Bahia sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, bem como dar-lhes ferramentas conceituais e práticas de como fazer Divulgação científica das suas pesquisas.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS:
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o percurso histórico da divulgação científica no mundo e no Brasil.
• Reconhecer a importância de manter um diálogo com a sociedade.
• Utilizar ferramentas conceituais e práticas para realizar ações de Divulgação científica.
Compreender a importância de manter um diálogo próximo com a sociedade;
Perceber a divulgação científica como parte integrante de suas atividades como pesquisador(a);
Planejar e executar atividades de divulgação científica em diferentes formatos e voltadas a públicos diversos.
METODOLOGIA:
Trata-se de um curso semipresencial, com carga horária total de 69 horas/aula, sendo 9 horas presenciais e 60 horas a distância, que podem ser completadas nos dias e horários preferidos pelos alunos e alunas, ao longo dos meses de agosto a outubro de 2019, conforme o seguinte cronograma:
CRONOGRAMA:
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 03 DE JULHO A 12 DE AGOSTO DE 2019
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: 16 DE AGOSTO DE 2019 – 09 às 12 horas (3 horas)
INÍCIO DA OFERTA: 26 DE AGOSTO DE 2019
FIM DA OFERTA: 26 DE OUTUBRO DE 2019
SEGUNDO PRESENCIAL: 28 DE OUTUBRO DE 2019 – 09 às 12 / 14 às 17 (6 horas)
TOTAL: 9 horas presenciais.
AVALIAÇÃO:
Avaliação: Avaliação Formativa ao longo de cada unidade.
Certificação: Certificado emitido após computo geral das avaliações formativas de cada módulo e nota superior a 70.