Programação

Dois encontros online, com carga horária de aproximadamente 3:30h cada, totalizando 7h. No primeiro encontro serão apresentadas as etapas para a formação de uma biblioteca pessoal usando o Zotero (itens 1 ao 12 da ementa). No segundo encontro, o foco será na organização da biblioteca pessoal e o uso do Zotero na escrita acadêmica (itens 13 ao 20 da ementa).

PARTE I

1. O que são os gerenciadores de referências?

2. Para que serve o Zotero?

3. Criando uma conta no Zotero;

4. Baixando e instalando o Zotero no seu computador de trabalho;

5. Panorama geral de funcionamento programa;

6. Configurando o programa de acordo com suas preferências pessoais;

7. Instalar novos estilos/normas bibliográficas (ABNT, Vancouver, e outras.);

8. Como importar registros das bases de dados para o Zotero;

9. Como importar também registros de sites como Blogs, Portais, páginas institucionais dentre outros, para o Zotero;

10. Como anexar documentos em texto completo (PDF, DOC, imagem, vídeo ou áudio) nas referências que estão armazenadas em minha biblioteca pessoal Zotero;

11. Como usar a função “Varinha Mágica” para importar registros;

12. Como tentar incluir automaticamente no Zotero os PDFs de artigos e trabalhos que estão salvos em meu computador (ou pendrive) sem ter que localizá-los novamente na internet;

 

PARTE II

13. Catalogando referências de modo manual no Zotero (muito utilizado para documentos jurídicos);

14. Como organizar minhas referências em coleções (pastas);

15. Como mapear os itens que estão duplicados no Zotero;

16. Fazendo buscas na base de dados pessoal do Zotero;

17. Como gerar um relatório (“fichamento”) de modo automático;

18. Como gerar uma lista com uma bibliografia (ideal para quem deseja colocar uma lista de referências no final de um trabalho (como uma bibliografia para curso ou palestra, uma apresentação em slides ou pôster de congresso, por exemplo)

19. Trabalhando com editor de texto: como fazer as citações e listas de referências bibliográficas de modo automático;

20. Como usar o campo de ‘Notas’ pessoais do Zotero para ajudar a “organizar minhas ideias” de modo a facilitar a escrita do trabalho acadêmico: uma nova proposta de metodologia de trabalho para fazer a escrita de textos acadêmicos utilizando o Zotero.