Proposta Pedagógica

Justificativa
Discussão e análise dos novos paradigmas da epidemiologia clínica e social e da determinação social da saúde, no âmbito da promoção da saúde comunitária, destacando o planejamento e as técnicas metodológicas para a operacionalização de projetos de pesquisa. Esta capacitação busca apresentar uma visão técnica e operacional do desenvolvimento de pesquisas direcionadas a promoção da saúde para/com comunidades. O profissional estará familiarizado com técnicas metodológicas de promoção da saúde e práticas educativas em saúde rotineiramente utilizadas no Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde/LAP-EPIDSS, bem como aprofundamento no tema a partir dos referenciais teóricos da literatura científica.

Objetivo Geral
Oferecer Conhecimento teórico e prático sobre as atividades desenvolvidas pelos projetos de pesquisa direcionados a ações de promoção da saúde para comunidades, bases da epidemiologia clínica e social e na determinação social da saúde.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
  • Discutir sobre aspectos teóricos de artigos científicos selecionados, juntamente com a equipe; 
  • Participar nas diferentes etapas/atividades dos projetos de pesquisa em andamento no LAPEPIDSS; 
  • Participar das reuniões da equipe do projeto presencialmente e/ou remotamente; 
  • Acompanhar aluno bolsista de graduação pertencente ao LAPEPIDSS;
  • Elaborar trabalhos científicos para ser submetido a um eventos científicos da área de atuação do LAPEPIDSS a partir da vivência das atividades desenvolvidas pelo LAPEPIDSS; 
  • Produzir relatório parcial descrevendo as atividades desenvolvidas pelo LAPEPIDSS durante o ano de 2024; 
  • Elaborar de artigo a ser submetido em revista científica indexada; 
  • Produzir relatório final descrevendo as atividades desenvolvidas pelo LAPEPIDSS no período da capacitação.

Metodologia
A capacitação será ofertada com a participação do aluno nas diferentes etapas de projetos de pesquisa em andamento no LAP-EPIDSS; participação em eventos científico-sociais; participação da elaboração da produção científica do LAP-EPIDSS, sob supervisão da coordenação.

Avaliação
O processo de avaliação será feito através de acompanhamento do candidato nas atividades desenvolvidas nos projetos, considerando-se a responsabilidade, assiduidade, interesse, motivação, organização, facilidade de comunicação e bom entrosamento com a equipe. Considera-se também como processo de avaliação a elaboração de uma produção científica (artigo) acerca dos conhecimentos e/ou experiências construídos e vivenciados no LAP-EPIDSS. Além disso, para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso o aluno deverá apresentar frequência mínima de 75% do total da carga horária do Curso.