Proposta Pedagógica

Vamos dar uma olhada na proposta pedagógica desse curso?

Objetivo Geral
Capacitar profissionais enfermeiros (as) que estão atuando na Estratégia Saúde da Família para desenvolverem um processo de trabalho e cuidado em Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente, tendo como referência os princípios do SUS e da ESF e o compromisso ético-político com a vida.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
  • Problematizar o sentido do trabalho em saúde no SUS e na ESF, considerando a vivência e a experiências dos participantes em seus aspectos éticos, competências, princípios e atributos da ESF no cenário municipal e territorial;
  • Compreender o cuidado em saúde integral, integrado, humanizado e ampliado nas práticas de enfermagem na ESF;
  • Contextualizar historicamente a atuação da enfermagem em saúde pública e o seu papel na APS no SUS no Brasil atual nas dimensões da: atenção, promoção, vigilância, gestão e educação;
  • Abordar a saúde do trabalhador enfermeiro na ESF considerando as mudanças no processo de trabalho advindo com a pandemia da Covid-19;
  • Fortalecer conhecimentos, habilidades e atitudes que mobilizem a atuação dos enfermeiros na busca da garantia do direito à saúde, da melhoria da qualidade de vida e da diminuição das desigualdades sociais em saúde na ESF.
  • Realizar o cuidado em saúde integral á Mulher e a Criança e o Adolescente enfocando a promoção, prevenção, proteção e ,manutenção da saúde, buscando aprimorara e alcançar atenção e assistência de qualidade .

Metodologia do Curso e do Ensino-Aprendizagem
  • Concepção Teórico-Metodológica do Curso
A concepção do curso iniciou-se no ano de 2021, num processo de reflexividade da prática profissional das equipes da ESF do município. Nos diálogos envolvendo a coordenação da Fiocruz-CE, com a prefeita de Tauá, o secretário de saúde, a coordenação de atenção básica e os enfermeiros da ESF considerou-se a necessidade de fortalecer a prática de enfermagem.
A metodologia proposta para o curso esta embasada no aprendizado ativo onde a troca de saberes e soluções criativas para solução dos problemas levara a inclusão, exclusão ou transformação dos seus processos de trabalho dos participantes, buscando ofertar atenção de qualidade as mulheres e crianças na APS.

Será desenvolvido na pedagogia problematizadora que, segundo Freire (1987), rompe com os esquemas verticais da educação tradicional onde o professor que tudo sabe e o aluno que tudo precisa aprender para uma relação dialógica na qual educadores e educandos mediados pela realidade, ambos aprendem, instituindo uma nova relação na qual há um educador-educando e um educando-educador. Assim, ambos se tornam sujeitos do processo de aprendizagem e, portanto, crescem juntos.

O curso será de 184 h, distribuídas entre 03 módulos: Interfase entre a Saúde do trabalhador o trabalho do Enfermeiro e o cuidado integral na ESF; Atenção á Saúde da Mulher, Atenção á Saúde da Criança.

Os Módulos serão organizados de forma a iniciar sempre com uma reflexão da prática (como eu desenvolvo esta ação hoje) e concluir com a organização de um novo fazer (o que será abolido e ou introduzido a esta ação). Será desenvolvido em períodos de concentração teórico-conceitual e períodos de vivências práticas no território e nos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde do município, onde o participante possa qualificar sua atuação profissional, na atenção a saúde da mulher e da criança desenvolvendo estratégias de melhoria em sua prática e impactando positivamente nos indicadores de saúde.

O curso encontra-se estruturado em 03 módulos, que abordarão conteúdo específicos ou vários subtemas e serão realizados com atividades presenciais e descentralizadas que são as atividades realizadas nos serviços de saúde, comunidade e território. Todos os módulos As atividades teóricas-práticas descentralizadas adotarão o seguinte formato: Atividades nos cenários de práticas e 4 horas de atividade síncrona, online de apresentação oral e das sínteses escritas com dois docentes que acompanharão toda a trajetória de desenvolvimento das atividades práticas e contribuirá com o docente-coordenador do módulo com a avaliação da aprendizagem

Avaliação
A avaliação da aprendizagem do módulo será mediante a apresentação oral das sínteses escritas e a avaliação da atividade descrita, que comporão a nota final do módulo.

As atividades presenciais acontecerão semanalmente, nas sextas feiras (8h), em turno diurno, matutino e vespertino.

As atividades teórico-práticas descentralizadas acontecerão no intervalo entre os módulos,cada Enfermeiro participante deve receber 32 h de tutoria no período de dispersão de cada modulo. Na semana anterior ao módulo seguinte deve acontecer o encontro síncrono online para apresentação das atividades de dispersão.
 
Agora chegou a hora de entendermos a estrutura do curso, onde será realizado, quantitativo de vagas, entre outras informações... siga para a próxima ABA.