Organização

Ambiente de aprendizagem, recursos e infraestrutura

O curso será totalmente remoto, ministrado via plataforma EAD e plataforma de videoconferência. Os recursos mínimos necessários, por parte dos participantes, são: Computador, fone de ouvido, acesso à internet, e aplicativo WhatsApp.
 
Princípios orientadores da  capacitação

A capacitação apresenta caráter aplicado e contará com as orientações e suporte sobre os passos de elaboração de políticas públicas baseadas em evidências, a serem consolidadas por meio de planos de ações locais para a Assistência Farmacêutica (AF). Será construído, com os participantes, um plano modelo durante as aulas.

Com base nos conteúdos do curso, bem como nas orientações correspondentes à elaboração do plano-modelo, os participantes desenvolverão planos próprios ao longo da capacitação (planos municipais). Esse desenvolvimento será acompanhado pela equipe pedagógica e pelos tutores.
Pretende-se que os planos sejam delineados segundo as realidades de cada território. Ao final do curso pretende-se que cada município participante da capacitação apresente um plano de ações próprio.

De modo a aumentar tanto a eficácia quanto a abrangência dos planos municipais, será estimulada a interação “extra-classe” dos participantes com suas equipes locais e com outros atores relevantes para formulação de planos de ação locais.
Nesse sentido, considera-se importante a articulação dos participantes com representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da Atenção Primária e equipes das Secretarias Municipais de Saúde responsáveis pelas ações de planejamento e gestão. Essa configuração favorece o processo de elaboração planos municipais.
 
Metodologia de avaliação, critérios de aprovação e certificação

O curso, por ser de caráter aplicado e prático, prevê a participação obrigatória durante as duas aulas síncronas (oficinas), de modo a não comprometer o desenvolvimento dos planos de ação (modelo e planos municipais).
 
Para avaliação dos alunos serão consideradas a realização de atividades práticas, a participação nas oficinas ea apresentação do trabalho final (plano de ações), conforme descrito a seguir:
  •  Atividades práticas e participação nas aulas representarão 40% da nota.
  • Trabalho Final: entrega do Plano de Ações Municipal equivalerá a 60% da nota. 
Para fins de aprovação e obtenção de certificado, serão avaliadas as notas e a assiduidade.
O critério para aprovação consiste na obtenção de nota igual ou superior 70% do total de pontos.