Proposta Pedagógica

Justificativa
Infecções fúngicas invasivas (IFIs) são um grande problema de saúde pública. Os óbitos causados pelas micoses invasivas, tais como paracoccidioidomicose, criptococose, histoplasmose, candidíase, aspergilose, coccidioidomicose e zigomicose, chegaram a 3.583 entre 1996-2006 no Brasil. Quando analisada individualmente, a paracoccidioidomicose representou a principal causa de óbitos dentre as micoses sistêmicas (51%). Quando a aids é incluída como doença de base, a criptococose é responsável por mais de 50% dos óbitos, seguida pela candidíase (30%), histoplasmose (10%), dentre outras (Prado e col., 2009). Nos últimos anos, a incidência das infecções fúngicas invasivas tem aumentado, principalmente em pacientes hospitalizados. A falta de conhecimento e prática laboratorial, adicionado ao longo período de tempo necessário para o diagnóstico de micoses, não são propícios ao diagnóstico e tratamento precoces. Apesar da baixa sensibilidade (50-60%), hemocultura e cultura de amostras respiratórias permanecem como padrão ouro no diagnóstico de candidemias e IFIs causadas por fungos filamentosos e, a sensibilidade pode ser ainda menor em pacientes sem doenças hematológicas ou em tratamento antifúngicos. O diagnóstico precoce é de suma importância para a diminuição da letalidade dessas doenças, porém os profissionais treinados para a realização do diagnóstico de micoses são escassos, não só no Brasil, mas no mundo. Por isso, há 10 anos, realizamos o curso internacional em metodologias moleculares para o diagnóstico e epidemiologia das infecções fúngicas invasivas, com aulas práticas e teóricas, com participação de alunos de pós-graduação e profissionais da micologia médica de diversos estados do Brasil e, eventualmente, de outros países da américa Latina. O “XI International Course on Molecular Methodologies for Epidemiology and Diagnosis of Invasive Fungal Infections” tem os seguintes objetivos: 1) Atualizar e capacitar profissionais para desenvolver um processo reflexivo sobre diagnóstico e pesquisa; 2) Consolidar conhecimentos com vistas à incorporação de inovações tecnológicas; 3) Despertar o senso crítico para avaliar o que foi encontrado e igualmente estar preparado para analisar e interpretar o desconhecido e o novo. O curso apresentará uma revisão histórica sobre o desenvolvimento dos conhecimentos em diagnóstico laboratorial das micoses sistêmicas e de seus agentes. Abordará: 1) as metodologias convencionais de morfologia e fisiologia em confronto com as novas abordagens para identificação rápida das micoses invasivas e seus agentes; 2) as técnicas convencionais e moleculares para identificação e classificação (taxonomia) dos agentes destas micoses; 3) os principais fatores de virulência dos agentes de micose sistêmica; e 4) os métodos moleculares desenvolvidos para diagnóstico e epidemiologia das micoses e genotipagem dos seus agentes.
O tema se insere em todos os objetivos do Programa CAPES/PrInt-Fiocruz, pois trata de importante tema para a saúde pública, atrai um dos maiores líderes mundial da micologia médica, o Prof. Wieland Meyer, professor da Universidade de Sydney e agora, também Diretor do Instituto de Biodiversidade Fúngica Westerdijk (WI-KNAW), na Holanda, o que irá contribuir para a consolidação da parceria que existe há mais de 10 anos, com intercâmbio de estudantes, colaboração em projetos de pesquisa, além da consolidação da Rede Latino Americana de Micologia Médica, a qual o Prof. Wieland Meyer tem importante função de liderança.

Objetivo Geral
  • Atualizar os profissionais para permitir que eles desenvolvam um processo reflexivo em diagnóstico e pesquisa para analisar e interpretar o desconhecido e o novo; consolidar os conhecimentos tendo em vista a incorporação de inovações tecnológicas; despertar o pensamento crítico para avaliar o que foi encontrado e estar preparado.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
  • Atualizar os alunos na área de diagnóstico e epidemiologia de micoses invasivas;
  • Apresentar Metodologias para a identificação molecular de fungos patogênicos;
  • Demonstrar métodos de diagnóstico e epidemiologia molecular de infecções fúngicas invasivas;
  • Realizar demonstração prática de análises de sequências para identificação e análises filogenéticas.
Metodologia
O curso será realizado utilizando as seguintes técnicas: conferências expositivas, com projeção e discussão de vídeos e seminários, que serão realizadas presencialmente, podendo também ser realizadas no formato EAD para a possibilitar a inclusão de maior número de alunos, de outros estados e países da América Latina. As aulas práticas serão realizadas somente presencialmente para número limitado de alunos com estudos dirigidos e problematização.

Avaliação
A avaliação dos participantes levará em consideração:
  1.  Participação nas atividades,
  2.  Freqüência,
  3.  Desempenho nos seminários;
  4.  Desempenho nos estudos dirigidos.