Proposta Pedagógica

Justificativa
O curso "Acolher para cuidar: estratégias para organização do processo de trabalho" surge como uma iniciativa visando aprimorar as práticas de atendimento na área da saúde, capacitando os profissionais com as habilidades necessárias para desenvolver uma escuta ativa, aprimorar a comunicação interpessoal, organizar o processo de trabalho e promover uma abordagem centrada no usuário. Além disso, a construção de fluxogramas de acolhimento personalizados permitirá uma gestão mais eficiente e inclusiva na Rede de Atenção à Saúde.

Objetivo Geral
Qualificar a assistência na Rede de Atenção à Saúde, a partir do acolhimento com base nas premissas da Política Nacional de Humanização.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
  • Módulo I:
-Desenvolver habilidades de escuta qualificada, permitindo que as necessidades e expectativas dos usuários sejam compreendidos de forma mais completa;
-Promover o conhecimento acerca da Política Nacional de Humanização destacando a importância da escuta atenta, respeito à singularidade do usuário, empatia, ética no acolhimento e cuidado à saúde;
-Promover a prática colaborativa e a co-gestão entre os atores que compõem o método da tríplice Inclusão (Gestão, Trabalhadores e Usuários);
  • Módulo II:
-Reconhecer o usuário como protagonista do seu próprio processo de saúde-doença;
-Integrar aspectos sociais, culturais e emocionais, abordando a importância destes durante o processo de acolhimento;
-Refletir sobre a prática e busca da melhoria contínua adotando práticas baseadas em evidências e promovendo a qualidade do cuidado e do cuidador;
-Construir fluxo a fim de haver comunicação efetiva nos diferentes níveis da Rede de Atenção à Saúde.

Metodologia
  • Conferência dialogada;
  • Aplicação questionário eletrônico;
  • Juri Simulado;
  • Dinâmica de grupo;
  • Discussão em pequenos grupos;
  • Grupo Tutorial;
  • Tarefa de Dispersão;
  • Plenária;
  • Mapeamento do Cuidado;
  • Fórum;
  • Vivência ceno-poética.
Avaliação
- Participação e frequência nos momentos presenciais (mínimo 75% - 8 turnos)
- Apresentações dos trabalhos em grupo;
- Participação e estudo do Grupo Tutorial;
- Participação no Fórum.