Proposta Pedagógica

Justificativa
O conceito de Saúde Única, que envolve a tríade saúde humana, animal e ambiente está na agenda da Saúde Global e constitui uma abordagem multissetorial e multiprofissional voltada para o enfrentamento de problemas complexos em saúde.
Entretanto, este conceito ainda é pouco conhecido no Brasil e sua aplicação prática é incipiente.
Em trabalho recente sobre a governança em Saúde Única no Brasil foram observadas barreiras para a implementação desta abordagem, principalmente a limitada integração entre os Ministérios da Saúde, Agricultura e Pecuária e Meio Ambiente, bem como a falta de um sistema de informação integrado e de fluxos para o controle de zoonoses. Devem ser incentivados os mecanismos de colaboração entre setores e disciplinas com a inclusão de populações vulneráveis, para uma abordagem multissetorial e com equidade no país.
Merece destaque a necessidade de ampliação do conhecimento sobre Saúde Única, tanto nos processos formativos em nível da graduação como da pós graduação.
Portanto, este curso visa ampliar a disseminação do conceito de Saúde Única e trazer a experiência internacional sobre a governança utilizando esta abordagem, assim como a discussão atual sobre Saúde Única, com ênfase em discussões atuais como: mudanças climáticas, resistência antimicrobiana, insegurança alimentar, preparo e resposta a doenças infecciosa emergentes e reemergentes e degradação hídrica e do habitat.
A participação de professores de outros países busca proporcionar ao curso a discussão atual da agenda em saúde global e troca de experiências sobre a governança e a aplicação do conceito de Saúde Única.

Objetivo Geral
Oportunizar aos alunos a compreensão e a atualização sobre a Saúde Única em uma perspectiva global.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se que ao final do curso ocorra o aprofundamento e ampliação do conhecimento sobre os tópicos abordados, e que o aluno seja capaz de identificar e caracterizar a Saúde Única e o uso deste conceito na preparação e resposta a doenças infecciosas zoonóticas, bem como o uso da abordagem para a governança no Brasil e em outros países.

Metodologia
Aulas expositivas por via remota (síncronas ou gravadas) pelas plataformas Zoom e Moodle. Algumas aulas serão ministradas na língua inglesa.
Será solicitada a elaboração de trabalho final e entrega até o último dia do curso.

Avaliação
Presença mínima de 75%, e avaliação de trabalho escrito final.

Estrutura
Acesse aqui a programação do curso!