Orientações para Resumo

Para a inscrição, o aluno deverá enviar um resumo simples, que servirá de base para as sessões de trabalho no Seminário. Sugere-se que:
 
  • o resumo contenha de 250 a 350 palavras e seja construído num arquivo à parte e depois colado no formulário de inscrição;
  • a discussão esteja vinculada à pesquisa de mestrado (toda ela ou uma parte específica);
  • o(a) discente, preferencialmente em diálogo com seu orientador(a), avalie e selecione para apresentar aquilo em que a contribuição de pares e professores seja mais proveitosa;
  • se considere que o resumo será publicado nos Anais do evento;
  • que escolha 3 a 5 palavras-chaves, dando preferência para aquelas que constam nos Descritores de Ciências da Saúde da BVS (https://decs.bvsalud.org). 
Sugestão de Forma
 
Título: Escolha um título claro e conciso que resuma o conteúdo do trabalho apresentado no seminário.
 
Introdução: Inicie o resumo com uma breve introdução que forneça o contexto e a relevância do tema abordado. Apresente a problemática ou a questão central que será discutida no GT.
 
Objetivos: Descreva de forma sucinta os objetivos do trabalho apresentado no seminário. Indique o que se pretende alcançar com a pesquisa, quais são os problemas a serem respondidos ou as metas a serem atingidas.
 
Metodologia: Explique de forma resumida a metodologia utilizada ou possível para a realização do trabalho. Descreva os procedimentos, técnicas ou abordagens adotadas para produção e análise dos dados, se for o caso; as estratégias metodológicas que se pode lançar mão.
 
Resultados: Apresente de maneira concisa os principais resultados obtidos ou esperados com a pesquisa. Destaque as contribuições e as descobertas relevantes que serão discutidas no seminário.
 
Considerações finais, implicações e recomendações: Caso aplicável, mencione as implicações práticas, teóricas ou sociais do trabalho apresentado. Indique possíveis recomendações ou direcionamentos futuros relacionados ao tema.