Programação

DATA ASSUNTO
20/06
Manhã: dinâmica das aulas, apresentação da literatura; identificação dos interesses
Tarde: Roberto Briceño-León. Siete tesis sobre la educación sanitaria para la participación comunitária. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 12(1):7-30, jan-mar, 1996
27/06
Manhã: Trajano, V.S. Ciencia, arte e Cultura na Saúde.  v. 14 n. 2 (2018): Revista Educação, Artes e Inclusão
Tarde: Construção de projeto
 
 
04/07
Manhã:  CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, V18(3), p. 765–794. Dezembro, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 12 dez. 2022.
Tarde: Construção de projeto
11/07
Manhã:GOHN, M. da G. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos.Investigar em Educação - II ª Série, Número 1, 2014. Disponível em:<https://epale.ec.europa.eu/sites/default/files/gohn_2014.pdf
Tarde: Construção de projeto
18/07
Manhã:LOPES, R. M.; ALVES, N. G.; PIERINI, M.F.; FILHO, M. V. S. Características Gerais da Aprendizagem Baseada em Problemas, p. 45 – 72. In: LOPES, R. M. et al. (ed.). Aprendizagem Baseada em Problemas: fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. 198 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432641.
Tarde: Construção de projeto
28/07
Manhã:MARANDINO, M. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 23, p. 811-816, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321862581_Faz_sentido_ainda_propor_a_separacao_entr e_os_termos_educacao_formal_nao_formal_e_informal. Acesso em: 12 dez. 2022.
Tarde: Construção de projeto
01/08
Manhã:MARANDINO, M.; NORBERTO ROCHA , J. N. ; CERATI, T. M. ; SACALFI, G. ; OLIVEIRA, D. ; LOURENÇO, M. F. . Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões. Journal of Science Communication Latin America, v. 1, p. 1-24, 2018. Disponível em: https://jcomal.sissa.it/pt-br/archive/01/01/JCOMAL_0101_2018_A03. Acesso em: 12 dez. 2022.
Tarde: Construção de projeto
08/08
Manhã:MARTINS, I.. Educação em Ciências e Educação em Saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 25, n. 2, p. 269-275, Apr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/RV6KN5nv65kFxRcdNM9SrxN/?lang=pt.
Tarde: Construção de projeto
15/08
Manhã:ROOT-BERNSTEIN R, S. T.; BROWN A.; SNELSON, K.. ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future? in LEONARDO 44: 192, 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2022.
Tarde: Construção de projeto
22/08
Manhã:SASSERON, L. H.. Alfabetização; Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 49-67, 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/epec/v17nspe/1983-2117-epec-17-0s00049.pdf>.
Tarde: Construção de projeto
29/08
Manhã:COSTA, M.A.; COSTA; M.F.B. ANDRADE, V.A. Caminhos (e descaminhos) dos objetivos em dissertações e teses: um olhar voltado para a coerência metodológica. Revista Praxis v. 6, n. 11 (2014).
Tarde: Construção de projeto
05/09
 
Manhã:  COSTA, C.A.; LOUREIRO, C.F. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações políticopedagógicas para a educação ambiental crítica. R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 111-121 jan./abr.2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/1414-
49802017.00100013 .
Tarde: Encerramento