Proposta Pedagógica

Justificativa
A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica que visa à Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo a prevenção de doenças e o cuidado integral e contínuo da saúde de indivíduos e famílias. É uma área importante da medicina, uma vez que a maioria dos problemas de saúde pode ser prevenida ou tratada com atenção primária adequada. A formação de especialistas na área com competências que reafirmem o potencial da APS é um processo necessário para a qualificação da assistência e prestação de cuidados. Assim é necessário expandir os processos que tenham por objetivo o aumento do números de especialistas em MFC e que possam seguir o contínuo de formação da área por meio de titulação ou residência médica. Ademais o contexto interdisciplinar e intersetorial implicado à APS, emana a necessidade que o entendimento dessa especialidade e seu papel seja algo também essencial para outros profissionais e a população como um todo.

Objetivo Geral
Capacitar profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) do Município de Tauá/CE acerca da temática central da Medicina de Família e Comunidade (MFC) e suas interseções como potencializadora do sistema de saúde.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
- Compreender a importância da APS e da medicina de família e comunidade.
- Compreender os principais aspectos da MFC, por meio de formação centrada na discussão de casos que dialoguem com situações do cotidiano do sistema de saúde municipal de Tauá/CE.
- Conhecer os principais problemas de saúde que podem ser prevenidos ou tratados com atenção primária adequada.
- Desenvolver habilidades para avaliação clínica e gestão de doenças crônicas e outras condições implicadas no contexto da APS.
Apontar soluções a partir de diálogo com contextos locais nos quais os estudantes estão implicados - município de atuação.

Metodologia
O curso será ofertado com aulas teóricas remotas e mais atividades de dispersão orientadas.

Serão realizados encontros virtuais por meio da plataforma Zoom que serão gravados para fins de avaliação interna, com a assinatura de Termo pelos participantes para eventual uso dos vídeos dentro do contexto educacional.

Os encontros ocorrerão às quartas-feiras das 15h às 17h a cada 15 dias (2 horas / quinzenais) associados à atividade de dispersão orientada (30 minutos por dia - 3 horas semanais)

Total: 4h/semanais => 16h/mês por 6 meses - Total de 96h. Junho a Dezembro de 2023

Avaliação
A avaliação do aluno se baseará na participação das discussões nas aulas, e na entrega de atividades que servirão de balizadoras para o processo de avaliação.
Para a obtenção do Certificado de Conclusão do Curso o aluno deverá:
Apresentar frequência mínima de 70% do total da carga horária do Curso;
Entregar 70% do total das atividades de avaliação com obtenção de nota que cumpra o aproveitamento acadêmico;
O aproveitamento acadêmico de cada módulo será expresso por meio de conceitos: A – Excelente (equivalente a notas entre 10 e 8); B – Bom (equivalente a notas entre 7,9 e 6,5); C – Regular (equivalente a notas entre 6,4 e 5); D – Insuficiente (equivalente a notas menores que 5,0). (conceito mínimo C).

Pré-requisito
  • Graduação concluída em curso da saúde.
  • Atuação comprovada em APS por 4 anos ou mais
  • Os participantes médicos do curso deverão estar associados à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade conforme parceria institucional estabelecida.

Estrutura matriz curricular do curso
Às quartas-feiras das 15h às 17h a cada 15 dias (2 horas / quinzenais)
Atividade de dispersão orientada (30 minutos por dia - 3 horas semanais)

Total: 4h/semanais durante 6 meses - Total de 96h.