Proposta Pedagógica
Justificativa
Os Estudos de Prospecção se configuram em ferramenta básica para a fundamentação nos processos de tomada de decisão para pesquisa, sendo essenciais ás analises de viabilidade de proteção por PI, assim como para fundamentar a busca de parceiras, a decisão pela tecnologia, hierarquização e orçamentação em processos de gestão e coordenação de pesquisas e inovação.
Objetivo Geral
Introduzir aos alunos a importância dos documentos de patente como fonte de informação para realização de estudos métricos úteis para a ciência e tecnologia na área da Saúde.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Metodologia
O Curso será ofertado na modalidade remota síncrona (8 Encontros remotos), com abordagem dialógica participativa, em 4 semanas em um total de 8 Aulas (2 Aulas por semana), com carga horária total de 08h00 semanais, divididas em vivência teórico e prática em atividade síncrona (exposição oral, com disposição
de material em plataforma de Aprendizagem). Os exercícios trabalhados em sala de aula deverão ser aprofundados em atividades de dispersão, com apoio de material didático fornecido.
Avaliação
A avaliação do aprendizado será realizada conforme abaixo especificado:
a) Frequência, interesse e participação em classe (40%);
b) Elaboração e apresentação em aula de trabalho final (60%), correspondente a uma prospecção tecnológica, como base para um artigo, construída durante a disciplina, com possibilidade de apresentação em seminário/congresso nacional ou internacional, específicos para a área de escolha do estudo.
O trabalho final será realizado por grupos de, no máximo, 3 alunos, versando sobre temas de interesse à saúde, na área de atuação do aluno. O grupo deverá apresentar a proposta do trabalho até a quarta aula, em formato de texto com no máximo 500 palavras.
- um estudo prospectivo ou métrico utilizando documentos de patente para um determinado tema de interesse para a área da Saúde; ou
- o estabelecimento de nova metodologia de análise com estudo de caso de interesse para a área da Saúde; ou
- uma análise crítica ou comparativa de parâmetros, estratégias, ferramentas ou metodologia com estudo de caso de interesse para a área da Saúde.
As atividades em aula, incluindo os exercícios dirigidos, são voltados à elaboração do trabalho final que deve ter aplicação direta ao serviço, processo ou pesquisa desenvolvidos pelo aluno.
Para certificação serão exigidas a frequência mínima de 75% e a entrega das atividades previstas no Curso.
Estrutura
O Curso esta subdividido em 8 Aulas teórico - práticas síncronas, com exercícios dirigidos que deverão ser aprofundados em momentos de dispersão.
Os Estudos de Prospecção se configuram em ferramenta básica para a fundamentação nos processos de tomada de decisão para pesquisa, sendo essenciais ás analises de viabilidade de proteção por PI, assim como para fundamentar a busca de parceiras, a decisão pela tecnologia, hierarquização e orçamentação em processos de gestão e coordenação de pesquisas e inovação.
Objetivo Geral
Introduzir aos alunos a importância dos documentos de patente como fonte de informação para realização de estudos métricos úteis para a ciência e tecnologia na área da Saúde.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
- Apresentar as bases de dados e métodos para busca e análise de documentos de patente.
- Realizar estudos de prospecção tecnológica utilizando documentos de patente.
Metodologia
O Curso será ofertado na modalidade remota síncrona (8 Encontros remotos), com abordagem dialógica participativa, em 4 semanas em um total de 8 Aulas (2 Aulas por semana), com carga horária total de 08h00 semanais, divididas em vivência teórico e prática em atividade síncrona (exposição oral, com disposição
de material em plataforma de Aprendizagem). Os exercícios trabalhados em sala de aula deverão ser aprofundados em atividades de dispersão, com apoio de material didático fornecido.
Avaliação
A avaliação do aprendizado será realizada conforme abaixo especificado:
a) Frequência, interesse e participação em classe (40%);
b) Elaboração e apresentação em aula de trabalho final (60%), correspondente a uma prospecção tecnológica, como base para um artigo, construída durante a disciplina, com possibilidade de apresentação em seminário/congresso nacional ou internacional, específicos para a área de escolha do estudo.
O trabalho final será realizado por grupos de, no máximo, 3 alunos, versando sobre temas de interesse à saúde, na área de atuação do aluno. O grupo deverá apresentar a proposta do trabalho até a quarta aula, em formato de texto com no máximo 500 palavras.
- um estudo prospectivo ou métrico utilizando documentos de patente para um determinado tema de interesse para a área da Saúde; ou
- o estabelecimento de nova metodologia de análise com estudo de caso de interesse para a área da Saúde; ou
- uma análise crítica ou comparativa de parâmetros, estratégias, ferramentas ou metodologia com estudo de caso de interesse para a área da Saúde.
As atividades em aula, incluindo os exercícios dirigidos, são voltados à elaboração do trabalho final que deve ter aplicação direta ao serviço, processo ou pesquisa desenvolvidos pelo aluno.
Para certificação serão exigidas a frequência mínima de 75% e a entrega das atividades previstas no Curso.
Estrutura
O Curso esta subdividido em 8 Aulas teórico - práticas síncronas, com exercícios dirigidos que deverão ser aprofundados em momentos de dispersão.