Proposta Pedagógica

Justificativa
Poucos trabalhos na literatura analisaram e estudaram o caráter psicossocial nas doenças infecciosas niglegenciadas. Não apenas isso, entre os artigos predominam estudos com métodos socioantropológicos, muitos pautados em entrevistas que privilegiam aspectos socioeconômicos e outros não mensuráveis, simbólicos e culturais, de baixo rigor psicométrico. Vista a escassez na literatura de estudos relacionados ao bem-estar entre pacientes com doenças infecciosas negligenciadas que utilizam instrumentos de boa validade psicológica, mostrou-se importante realizar um curso com o intuito de agregar mais qualificação aos alunos e profissionaisno que atuam no contexto psicossocial de pacientes de doenças infecciosas negligenciadas.

Objetivo Geral
  • Descrever aspectos históricos e epidemiológicos que contribuem para a construção da pesquisa clínica em doenças infecciosas.
  • Apresentar o processo de avaliação psicológica no contexto da Pesquisa Clínica.
  • Discutir a utilização de conceitos de psicometria na formulação de projetos de pesquisa clínica em doenças infecciosas negligenciadas.
  • Conduzir o manejo clínico de doenças infecciosas negligenciadas a partir de uma abordagem biopsicossocial.
  • Identificar lacunas do conhecimento e formular propostas de novos projetos para a área.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
  • Aprender a utilizar rerramentas metodológicas da Pesquisa Clínica.
  • Incorporar conceitos básicos de Psicometria e Avaliação Psicológica.
  • Atualizar o conhecimento em doenças infecciosas negligenciadas.

Metodologia
  • Aula Expositiva.
  • Seminários.

Avaliação
  • Questão Discursiva.
  • Questão de Falso-Verdadeiro.
  • Questão de Múltipla Escolha.