Proposta Pedagógica

Justificativa
A saúde indígena está fragilizada por perda de financiamento e a vulnerabilidade da população que já era importante se agravou durante a pandemia de COVID19. A ATENÇÃO PRIMÁRIA DIFERENCIADA em contextos INTERCULTURAIS,com garantia da AUTONOMIA de cuidado, fortalecimento das MEDICINAS TRADICIONAIS não consegue se concretizar, a carência de profissionais é constante. Devido a excessiva medicalização e dificuldade de fixar equipes no território o agente indígena de saúde perdeu protagonismo e não tem recebido capacitação adequada. O processo de capacitação dos agentes de saúde deverá ser feito em conjunto com discussão e reflexão que resgate sua ação de vigilância e promoção em saúde com ênfase na maior comunicação entre as aldeias e com o pólo Leonardo.

Objetivo Geral
Oferecer capacitação para equipe de agentes indígenas de saúde em temas abrangendo situações problema frequentes no seu trabalho, aliada a proporcionar um momento de troca e reflexão sobre os problemas da saúde no território, da comunicação dentro da equipe de saúde e também da informação enviada para a SESAI / SUS, o que gera de carga de trabalho e qual a devolutiva recebida.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
  • Abordagem sobre como funciona a estrutura de saúde no SUS.
  • Discutir a comunicação dentro da equipe multidisciplinar e como pode ser melhorada.
  • Treinamento de aferição de sinais vitais de detecção de sinais de alarme durante a atividade do AIS.
  • Apresentar noções básicas e abordagem inicial sobre a saúde da mulher, saúde da criança, doenças respiratórias, emergências (trauma, acidente ofídico, afogamento) e doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes, síndrome metabólica).
  • Instrumentalizar o aluno para organizar suas atividades com o auxílio de dispositivo eletrônico - "tablet"
  • Discutir temas da informação, seus instrumentos de coleta e o que pode ser feito para melhorar a comunicação.

Metodologia
O curso será ofertado com aulas presenciais, rodas de conversa e estações práticas, visita a aldeia com o Agente Indígena de Saúde.

Avaliação
Avaliação do aluno ocorrerá pela presença em todas as atividades e na participação das discussões nas aulas.

Pré-requisitos
  • Nível Fundamental;
  • Estar atuando como Agente Indígena da Saúde contratado ou voluntário na área de abrangência do Polo Leonardo na Terra Indígena do Xingu.