Proposta Pedagógica
Justificativa
O projeto TQT parte do pressuposto de que a APS, como principal porta de entrada do SUS, tem um papel primordial na prevenção e vigilância de doenças infecciosas transmissíveis. Infelizmente, como mostrou a pandemia de COVID 19, as unidades de saúde e os profissionais não estão preparados para assumir esta carga extra e não esperada de trabalho. Desta forma, considerando que a COVID19 será uma morbidade endêmica no contexto brasileiro e que existem várias doenças infecciosas para o controle das quais a atuação da APS é essencial, foi desenvolvido um conjunto de ações que têm como objetivo: 1) Impulsionar estratégias de prevenção de doenças infecciosas transmissíveis no SUS; 2) Desenvolver fluxos de atendimento padronizados para testagem, quarentena e telemonitoramento de doenças infecciosas na Atenção Primária à Saúde; 3) Desenvolver soluções digitais para facilitar a atuação da Atenção Primária à Saúde na vigilância epidemiológica do território; 4) Aumentar o acesso da população a meios diagnósticos. Este curso oferece treinamento no uso da plataforma digital que faz parte da intervenção, bem como noções básicas de ética em pesquisa e aplicação de questionários estruturados para aqueles profissionais da APS das unidades de saúde do município do Rio de Janeiro selecionados para participação na pesquisa.
Objetivo Geral
O principal objetivo é fornecer aos profissionais da APS conhecimento sobre a utilização do Sistema TQT, uma plataforma online de vigilância epidemiológica e monitoramento de casos de Covid19 desenvolvida para este projeto pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
- Utilização do sistema TQT para cadastro de usuários, aplicação de questionários, vigilância dos casos no território, busca ativa de contactantes e monitoramento da evolução clínica dos casos positivos.
- Aquisição de conhecimento sobre básicas de ética em pesquisa: discussão de códigos de conduta nacionais e boas práticas no desenvolvimento de projetos de pesquisa; o processo de obtenção de consentimento em adultos e menores de 18 anos; análise de casos da má conduta e de práticas questionáveis na pesquisa que ilustrem desvios de ética, abordando as consequências em potencial.
- Aquisição de conhecimento sobre boas práticas no preenchimento de questionários estruturados.
Metodologia
O curso será ofertado de forma semipresencial, com aulas assíncronas ofertadas por meio do Campus Virtual Fiocruz e aulas presenciais semanais, com duração de 2h, realizadas nas próprias unidades de saúde.
Avaliação
Avaliação presencial composta de três componentes, cada um avaliado separadamente:
1. Utilização do sistema TQT;
2. Ética em Pesquisa;
3. Aplicação de questionário estruturado.
Os participantes devem alcançar no mínimo 70% em todas as avaliações para obterem a certificação.
Será exigida a frequência mínima de 75%.
Pré-requisitos
Nível Médio concluído. Somente serão admitidos os profissionais das unidades de saúde selecionadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) para participação na primeira fase do projeto TQT.
Estrutura
O curso será composto de 4 módulos:
1) O projeto TQT;
2) O Sistema TQT;
3) Noções básicas de ética em pesquisa;
4) Coleta de dados e aplicação de questionário estruturado. Ao final de cada módulo os participantes serão avaliados e só poderão seguir para o próximo em caso de obtenção de aprovação na avaliação.
Gostou da proposta pedagógica deste curso? Então, essa é a hora de saber como se inscrever. Para isso, siga para o próximo tópico.