Sessão Científica

Apresentar estudos e relatos de experiências sobre a interface Covid-19 e comunicação é o objetivo central da sessão científica, que está com inscrições abertas até 30 de setembro. Os trabalhos selecionados serão apresentados na modalidade oral, dentro da programação do Seminário, de modo a proporcionar o intercâmbio de conhecimentos científicos e práticas entre instituições, movimentos sociais e público em geral.

Orientações para submissão de trabalhos 

Com o tema “Covid-19, o que a comunicação tem a ver com isso?”, o VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional As relações da saúde pública com a imprensa abre espaço para submissão de pesquisas e relatos de experiências a serem apresentados na modalidade de comunicação oral. 

Os objetivos desta Sessão Científica são: apresentar o que tem sido estudado e relatos de experiências sobre a interface Covid-19 e comunicação; e proporcionar o intercâmbio entre o conhecimento científico e as práticas de instituições, movimentos sociais e sociedade civil. 

O período de submissão dos trabalhos científicos é durante o mês de setembro de 2022.  

Formato de envio
1. O texto dos originais deve ser organizado em formato de Resumo Expandido, em português, contendo os seguintes campos: título; palavras-chave; introdução; objetivos; metodologia (ou descrição da experiência); resultados e discussão; conclusões; e referências.
2. O Resumo Expandido deverá ocupar de duas a cinco laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras e referências.
3. O texto deverá ser formatado para o tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
4. Os textos deverão seguir as normas do estilo Vancouver de citação e elaboração de referências.
5. Os Resumos devem ser encaminhados para o e-mail rspi@fiocruz.br até o dia 30 de setembro de 2022, tendo por assunto: RESUMO PARA SEMINÁRIO RSPI Covid-19.
6. O nome dos autores, sua vinculação institucional e e-mail para contato não devem constar no arquivo enviado, e sim no corpo do e-mail.  

A comissão científica do evento é formada por membros da Fiocruz Brasília e parceiros institucionais. Cada submissão será avaliada por dois pesquisadores de maneira independente, a partir dos seguintes critérios: 1. coerência entre objetivos e resultados; 2. metodologia adequada; 3. potencial de multiplicação dos resultados em realidades similares; 4. relevância para o SUS. 

Cada critério terá pontuação de 1 a 3, sendo 1 = regular, 2 = bom e 3 = ótimo. A soma dos critérios de cada dupla de avaliadores constará como pontuação total do Resumo. Os trabalhos com maior pontuação serão inseridos para apresentação oral na programação do Seminário.  

Um autor de cada trabalho selecionado terá até 15 minutos para sua apresentação em formato livre, seguida de debate, nos dias 9 ou 10 de novembro, no período vespertino. O local conta com equipamento de datashow. O trabalho mais bem avaliado (resumo e apresentação oral) será reapresentado no dia 11 de novembro, na Sessão de encerramento do Seminário, na Fiocruz Brasília. Dúvidas sobre a submissão podem ser encaminhadas para o e-mail rspi@fiocruz.br 

Os trabalhos selecionados irão compor uma publicação em formato de e-book, a ser editada após o evento.

No ato da submissão, os autores devem informar sua opção por apresentação on-line ou presencial. A Fiocruz Brasília não assumirá os custos de deslocamento (passagens, diárias etc.) para os autores dos trabalhos selecionados. 

Cronograma
Divulgação da chamada de resumos: 17  de agosto de 2022 
Submissão de resumos: até 30  de setembro de 2022 
Divulgação dos resultados: 17 de outubro de 2022