Proposta Pedagógica
Justificativa
A Psicologia Hospitalar não se limita a uma expansão da Psicologia Clínica, mas que constitui um campo do conhecimento definido, atuando na assistência, na transmissão do saber, através do ensino, e da pesquisa, em interface com os diferentes saberes atuantes na instituição hospitalar, fazendo parte das equipes multidisciplinares e considerando os diversos aspectos que envolvem o adoecimento. Tais ações se justificam por sua própria formação, mas também pela definição de saúde dada pela OMS, onde esta não se limita a ausência de doença, mas a um completo estado de bem estar físico, social e mental, inserindo a saúde em um modelo biopsicossocial, com problemas muito mais amplos do que a simples ausência de doença.
Objetivo Geral
Oferecer o aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar na área de infectologia, proporcionando reflexões sobre a complexidade que envolve o processo de saúde e doença, sobre os impactos na subjetividade humana, nos diversos grupos sociais e nas Políticas de Saúde.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
- Abordar conceitos da psicanálise visando a práxis no contexto hospitalar;
- Discutir as peculiaridades da instituição hospitalar;
- Refletir sobre o trabalho multiprofissional no contexto hospitalar;
- Apresentar noções básicas sobre a clínica das doenças infecciosas atendidas no INI;
- Refletir sobre as políticas públicas na área da saúde e, em especial, a Política Nacional de Humanização;
- Instrumentalizar o aluno com conceitos básicos para pesquisa na área de psicologia hospitalar;
- Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) técnicas e pessoais (sócio emocionais e humanísticas) para o trabalho inter e multiprofissional na Atenção à saúde em doenças infecciosas; e
- Discutir temas contemporâneos que ampliem a visão crítica e reflexiva dos profissionais na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho na Atenção à Saúde.
O curso será ofertado na modalidade remota com aulas teóricas.
Avaliação
Ocorrerá na participação das discussões das aulas, na apresentação em seminários, e na entrega de trabalhos.
Para a obtenção do Certificado de Conclusão do Curso o aluno deverá:
I. Cursar e ser aprovado em todos os módulos do curso (segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos ao final de cada módulo oferecido);
II. Apresentar frequência mínima de 75% do total da carga horária em cada módulo do Curso;
III. O aproveitamento acadêmico de cada módulo será expresso por meio de conceitos: A – Excelente (equivalente a notas entre 10 e 9); B – Bom (equivalente a notas entre 8,9 e 7,5); C – Regular (equivalente a notas entre 7,4 e 6); D – Insuficiente (equivalente a notas menores que 6,0).
IV. Será considerado aprovado no módulo o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 pontos (conceito mínimo C).
Estão preparados?