Apresentação

Este curso é fruto do projeto de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde El Sur (GEASur), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e está em sua quarta edição. Desta vez será realizado em parceria com o grupo de pesquisa Saúde EAC/ LAPSA/IOC/Fiocruz e com o curso de pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde/IOC. O curso tem a proposta de refletir sobre as práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos contextos formal e não-formal, emergentes das lutas populares, movimentos sociais, populações tradicionais, povos indígenas e grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental no cenário latino-americano em diálogo com a academia. Neste sentido, o curso se inspira em Paulo Freire, seus ideais e princípios, procurando construir pesquisas que investigam as pedagogias emergentes das lutas ambientais e das práticas de re-existências dos grupos envolvidos em conflitos ambientais no contexto latino-americano. O curso apresenta os pressupostos teóricos dos grupos de pesquisa envolvidos, sendo eles: GEASur assume politicamente a tendência crítica da Educação Ambiental alinhado com as perspectivas da interculturalidade e decolonialidade  e o Saúde EAC, apresenta a educação ambiental crítica como promotora da saúde única e planetária. Os dois militam nas seguintes áreas temáticas: GEASur - Educação Ambiental Crítica; Educação Popular; Justiça Ambiental; Racismo Ambiental; Ecologia Política; Geopolítica e Meio Ambiente na América Latina, e as teorias do Giro Decolonial e o grupo Saúde EAC, além da educação ambiental crítica e da educação popular freireana, tem também por base a teoria da Convivência pedagógica cunhada por Mauro Guimarães, o desenvolvimento da cidadania planetária e a visão da saúde no sentido amplo dos conceitos de saúde única , saúde planetária, saúde global e práticas do Bem viver.