Organização

O curso foi totalmente repensado para os tempos atuais, de pandemia da Covid-19. Por esse motivo, precisaremos adotar alguns cuidados específicos, como distanciamento social, evitar viagens desnecessárias e aglomeração, bem como adoção de meios de comunicação virtuais como suporte para processos formativos, conforme as orientações sanitárias vigentes.
Assim sendo, o curso está organizado com a seguinte estrutura:
a) Três ciclos com aulas virtuais e um último ciclo presencial, se a situação pandêmica estiver controlada e permitir o encontro das participantes com segurança.
Ciclo 1: Saúde e direitos humanos para as mulheres;
Ciclo 2: Autogestão, geração de renda e economia para as mulheres;
Ciclo 3: Promoção e vigilância da saúde da mulher;
Ciclo 4: Apresentação dos projetos de ação local realizados pelas educandas e encerramento do curso
.
b) Espaços de diálogo, formação e estudos entre tutoras e educadoras, a princípio virtuais, com a possibilidade de alguns encontros presenciais, desde que garantidas as devidas condições sanitárias.
c) Encontros das educandas com mulheres dos territórios/comunidades para estudos (com os temas dos ciclos); debates e realização de oficinas de cuidados, com o corpo, mente e com o outro; alimentação saudável, manejo de hortas caseiras, plantas medicinais; entre outros temas, conforme a demanda local.
d) Acompanhamento das tutoras.
O processo de tutoria contará com o planejamento, relatoria, acompanhamento das educandas, orientação dos processos formativos, articulações e mobilizações sociais.